Viroc

VIROC

Naturalidade que perdura.

Viroc® Cement Bonded Particle Board

V-urban® Cement Bonded Particle Board

O Viroc é um painel compósito constituído por uma mistura de partículas de madeira e cimento designado de Cement Bonded Particle Board (CBPB).

Combina a flexibilidade da madeira com a resistência e durabilidade do cimento, permitindo uma vasta gama de aplicações tanto no interior como no exterior.

A produção do painel Viroc cumpre com as especificações das normas EN 634 e EN 13986, dispondo de um Certificado de Marcação CE.

O painel Viroc apresenta um aspeto heterogéneo com diferentes tonalidades dispersas aleatoriamente, que resultam das cores naturais das matérias-primas utilizadas e das reações químicas. Poderão ser observadas diferenças de tonalidade na mesma face, entre as faces do mesmo painel ou entre diferentes produções.

V-urban® Cement Bonded Particle Board

O V-Urban é um painel de Viroc com acabamento de verniz destinado a ser aplicado em fachadas ventiladas. Tem certificação QB (Qualité pour le Bâtiment/Quality in Building) e dispõe de um Documento de Homologação Avis Technique emitidos pelo CSTB.

Gama

O painel Viroc é produzido em diferentes cores, espessuras e dimensões. Para mais informações, por favor, consulte a Ficha Técnica Viroc.

Preto | Cinza

Espessuras e Dimensões

Espessuras Viroc (mm): 8 | 10 | 12 | 16 | 19 | 22 
Dimensões (mm): 2600 x 1250 | 3000 x 1250 

Branco | Ocre | Amarelo | Vermelho

Espessuras e Dimensões

Espessuras Viroc (mm): 12 
Dimensões (mm): 2600 x 1250 | 3000 x 1250  

CoresVer ProdutoEspessuras (MM)Dimensões (MM)Pedir Amostra
Preto
NG
8 | 10 | 12 | 16 | 19 | 222600x1250 | 3000x1250
Cinza
CZ
8 | 10 | 12 | 16 | 19 | 222600x1250 | 3000x1250
Branco
BR
122600x1250 | 3000x1250
Ocre
AC
122600x1250 | 3000x1250
Amarelo
AB
122600x1250 | 3000x1250
Vermelho
VM
122600x1250 | 3000x1250

As espessuras de 25, 28 e 32 mm do Viroc Preto e Cinzento estão disponíveis sob consulta. Outras dimensões sob consulta. FSC® / PEFC™ disponível sob consulta.

Lixado/Calibrado

Quando requerido, os painéis podem ser fornecidos lixados/calibrados.

A calibração dos painéis consiste num desbaste das superfícies com uma lixa grossa de forma a minimizar a variação de espessura.
Em particular quando este é utilizado como pavimento de suporte e o revestimento é uma camada fina como uma tela de linóleo ou vinil.

Uma vez lixado, as superfícies ficam com partículas de madeira à vista. O painel lixado não tem características decorativas, para ficar à vista.

Armazenamento

Os painéis, ao sair da fábrica para transporte, estão protegidos por uma tela plástica impermeável. Os bordos laterais são protegidos com cartão em forma de L, incluindo os que estão em contacto com as cintas do sistema de embalagem. A proteção destas arestas deverá ser mantida até que os painéis sejam instalados.

Os painéis Viroc devem ser armazenados em zona coberta, protegidos da luz solar e da chuva, com base plana e horizontal. As paletes devem ser pousadas sobre apoios com altura suficiente (≥8 cm) para possibilitar o fácil acesso com empilhador. O afastamento máximo entre suportes não deverá ser superior a 800 mm e a distância máxima entre o primeiro suporte e o topo da palete não deverá exceder os 210 mm.
Se as paletes forem empilhadas umas sobre as outras, todas as bases de suporte devem estar alinhadas, de forma a evitar deformações.

É permitido o empilhamento até 6 paletes, com um máximo de 4 metros de altura.

Manuseamento

Sempre que possível, o manuseamento dos painéis deverá ser executado utilizando os equipamentos adequados, como empilhadores ou elevadores de placas.

Quando os painéis tiverem que ser movimentados manualmente, deverá fazê-lo um a um, na posição vertical, de forma a permanecerem planos e sem deformar.

Os painéis são pesados, pelo que a sua movimentação manual não deverá ser realizada sem que o número de pessoas suficientes esteja presente.
Deverão ser seguidas as boas práticas de movimentação manual de cargas, utilizando os adequados equipamentos de proteção individual e seguindo as regras da legislação europeias de Segurança e Saúde, Osha.Europa.eu (Factsheet 73).

Aclimatação

À saída da fábrica, os painéis têm uma humidade de 6 a 12% e permanecem em equilíbrio a uma temperatura de 15 a 25ºC, com uma humidade relativa do ar de 60 a 80%.

Para assegurar as condições de instalação adequadas, o painel deverá adaptar-se às condições de temperatura e humidade do local de instalação. Para tal, deverão ser cortadas as cintas e removido o plástico de proteção das paletes. Antes da aplicação, os painéis deverão permanecer em repouso durante, pelo menos, 72 horas, para se aclimatizarem ao local de instalação.
Durante a aclimatização, os painéis que se encontram no topo das paletes, cujas cintas já foram removidas, poderão empenar, formando uma concavidade virada para cima. Este fenómeno é natural e acontece devido à perda diferencial de humidade entre as duas superfícies. Este processo é reversível. O painel volta a ficar plano se for virado ao contrário com a face de baixo virada para cima. O mesmo efeito será atingido se molhar a face côncava (superfície virada para cima) com água.

Corte, perfuração e maquinação

Os painéis podem ser cortados, perfurados e maquinados com ferramentas elétricas ou de ar comprimido normalmente utilizadas em carpintarias ou serralharias mecânicas.

O corte, furação e maquinação dos painéis Viroc e V-Urban liberta poeiras que poderão conter traços de sílica, material constituinte do cimento, pelo que deverão ser utilizados os adequados equipamento de proteção individual como máscaras, luvas, óculos, etc.

Corte

O corte dos painéis Viroc devem ser realizados com serras circulares com cortantes de metal duro de alta resistência ao desgaste (tungsténio) ou diamante. Para realizar múltiplos cortes ou cortar painéis com espessura de 19 mm ou superior, deverá ser utilizada uma mesa de corte horizontal. A mesa de corte irá rentabilizar o trabalho.

Perfuração

A perfuração deve ser realizada com berbequins em modo “sem impacto” utilizando brocas HSS (High Speed Steel) adequadas para perfurar metal.

Maquinação das arestas

A maquinação simples das arestas poderá ser realizada em obra recorrendo a uma topia portátil. Utilizando a fresas correta, poderão ser realizadas arestas com: Bisel, boleamento, entalhe, etc.
As arestas dos painéis poderão ser fornecidas com entalhes realizados em fábrica, macho-fêmea (só em painéis calibrados em ambas as faces) ou meia madeira.

Fachadas

Viroc_Aplicações_Fachadas 8

Pavimentos

Viroc_Aplicações_Pavimentos 1

Paredes

Viroc_Aplicações_Paredes 2

Tetos

Viroc_Aplicações_Tetos 1

Mobiliário

Viroc_Aplicações_Mobiliário 1

Design

Viroc_Aplicações_Design

Cofragem Perdida

Viroc_Aplicações_Cofragem Perdida

Cozinhas

Viroc_Aplicações_Cozinhas 5

Casas de banho

Viroc_Aplicações_Casa de Banho 1

NÃO TÓXICO

ISOLANTE ACÚSTICO

RESISTENTE A CARGAS

FÁCIL INSTALAÇÃO

RESISTENTE A FUNGOS

RESISTENTE AO IMPACTO

RESISTENTE AO FOGO

RESISTENTE A TÉRMITAS

ISOLANTE TÉRMICO

HIDRÓFUGO

RESISTENTE
AO GELO

DURABILIDADE

características

NÃO TÓXICO

ISOLANTE ACÚSTICO

RESISTENTE A CARGAS

FÁCIL INSTALAÇÃO

RESISTENTE A FUNGOS

RESISTENTE AO IMPACTO

RESISTENTE AO FOGO

RESISTENTE A TÉRMITAS

ISOLANTE TÉRMICO

HIDRÓFUGO

RESISTENTE AO GELO

DURABILIDADE

Acabamentos

O painel Viroc é fornecido bruto, sem acabamento. As superfícies apresentam algumas irregularidades e imperfeições, como pequenas incrustações, manchas, riscos e sais provenientes das reações químicas.
A Viroc recomenda que o painel Viroc seja acabado com um verniz, desta forma fica protegido e facilita a sua limpeza e manutenção.

TIPOS DE ACABAMENTOS

A aplicação de verniz sobre o painel Viroc tem por objetivo proteger contra as agressões do meio ambiente onde este se insere, como a exposição solar e intempérie, aumentando a durabilidade, facilitando a limpeza e mantendo o seu aspeto ao longo do tempo.

A aplicação de um verniz poderá alterar a tonalidade da cor natural do painel Viroc, conferindo-lhe aspeto de “molhado” com algum brilho. Antes de aplicar verniz sobre os painéis, as superfícies devem estar totalmente limpas e secas, sem gorduras, pó ou sais superficiais. A limpeza das superfícies deve ser realizada através de um polimento com disco de limpeza ou em alternativa lixar a superfície com lixa fina de grão 120 ou superior.

Não existem tintas e vernizes específicos para serem aplicados em Viroc. O painel tem uma alcalinidade superficial (PH) de 11 a 13, pelo que normalmente as tintas e vernizes adequados para superfícies de betão e madeira em simultâneo, são os que têm melhor comportamento quando aplicados sobre o painel Viroc.

Os vernizes de base aquosa de resinas acrílicas ou de resinas de poliuretano alifático, são os que menos alteram a cor natural do painel. No entanto os mesmos tipos de vernizes com base de solventes, são os que tem demonstrado os melhores desempenhos.

 

Para além das características anteriores as tintas e vernizes terão de ser adequados para o fim a que se destina. Por exemplo se se trata de uma fachada exterior a tinta/verniz terá de ser adequada para utilização em paredes exteriores, se se tratar de um pavimento interior a tinta/verniz terá de ter dureza e resistência adequada para ser utilizada em pavimentos.

A utilização de painéis Viroc em bancadas de cozinha e cabines de duche, devem ser protegidos com uma tinta/verniz que não se degrade em contacto permanente com a água.

Na sua generalidade os vernizes são de fácil aplicação, mas é muito importante ter em conta que a aplicação deve ser contínua e constante, para garantir a homogeneidade do acabamento sobre o painel e para que a superfície não fique manchada e com diferentes tonalidades. Os painéis devem ser sempre pintados/envernizados em ambas as faces e topos, os procedimentos de aplicação, fornecidos pelos respetivos fabricantes, devem ser sempre respeitados nas demãos recomendadas.

Preparação da superfície

Sempre que o painel seja para ser aplicado à vista, mesmo que não esteja previsto a aplicação de um acabamento de verniz, deverá ser realizada uma limpeza/polimento da superfície que irá ficar visível, com disco de limpeza, de forma a remover pó, riscos, sujidades e sais.

A limpeza/polimento não altera o aspeto natural do painel, mantém as manchas e heterogeneidades que o caracterizam, bem como alguns sais e incrustações que estejam embebidos na superfície. A Viroc dispõe de discos de limpeza adequados, que serão fornecidos a pedido do cliente.
Antes de aplicar o acabamento, os painéis deverão ser limpos com sopro de ar ou, preferencialmente, aspiração de forma a ficarem isentos de qualquer tipo de poeira, que irá prejudicar o acabamento.
Exemplo de limpeza de um painel realizado em obra, com uma lixadora orbital

Acabamentos

Documentos

HEMPEL
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales_protective_de@hempel.com
+49 41017070
hempel.ar@hempel.com
+54 230 468 7200
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales_protective_de@hempel.com
+49 41017070
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
hempel.br@hempel.com
+55 41 98841 6632
hempel.us@hempel.com
+1 (833) 4 496195
china@hempel.com
+86 (21) 3588 6788
sales-gr@hempel.com
+30 (210) 4143400
info.sg@hempel.com
+65 6799 8383
umag@hempel.com
+385 (0) 52 741 777
ccn@hempel.com
+45 4593 3800
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
general.es@hempel.com
+34 937130000
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
ccn@hempel.com
+358 (0) 207-590800
sales-fr@hempel.com
+33 0344082890
sales-gr@hempel.com
+30 (210) 4143400
hu_sales@hempel.com
00 36 1 347 1238
protective.italy@hempel.com
+39 (010) 8356947
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales.mx@hempel.com
+528141617400
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
ccn@hempel.com
+47 559 580 0
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales.BNL@hempel.com
+31 010 4454000
general.pl@hempel.com
+48 (58) 5218900
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales.uk@hempel.com
+44 01633 874024
general.cz@hempel.com
+420 545 423 611
alpaxx@hempel.com
+40 723236657
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
ccn@hempel.com
+46 (31) 695250
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
sales-pt@hempel.com
+351 212352326
hempel.us@hempel.com
+1 (833) 4 496195

Outros Parceiros

Lixado/Calibrado

Quando requerido, os painéis podem ser fornecidos lixados/calibrados.

A calibração dos painéis consiste num desbaste das superfícies com uma lixa grossa de forma a minimizar a variação de espessura.
Em particular quando este é utilizado como pavimento de suporte e o revestimento é uma camada fina como uma tela de linóleo ou vinil.

Uma vez lixado, as superfícies ficam com partículas de madeira à vista. O painel lixado não tem características decorativas, para ficar à vista.

Edifício Multimédica

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachada

Fotografia: Vanessa Seixas

Local: Cabo Verde

Localizado na ilha de Santiago, em Cabo Verde, o edifício Multimédica, no centro antigo da ilha, apresenta uma fachada com um embasamento revestido a Viroc Cinza e os pisos superiores totalmente revestidos a Viroc Vermelho.

The Barn

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachada, Construção Modular

Arquitetura: Boano Prišmontas

Design: Boano Prišmontas

Local: Reino Unido

Aninhado no meio de um campo tranquilo e sereno, ergue-se uma obra-prima arquitetónica deslumbrante – The Barn. A estrutura combina maravilhosamente o design tradicional do celeiro com a moderna tecnologia CNC para criar um espaço verdadeiramente único e cativante. O telhado em arco, as paredes de madeira e as pequenas janelas funcionam em perfeita harmonia, criando uma atmosfera calorosa e convidativa que é simultaneamente funcional e bonita.

O Celeiro é uma galeria de arte privada e um espaço contemplativo que foi meticulosamente concebido para evocar uma sensação de paz e tranquilidade. O design minimalista da sala encoraja a introspeção e a reflexão, com todos os pormenores cuidadosamente considerados para criar uma relação harmoniosa entre o edifício e o mundo natural que o rodeia.

As pequenas janelas do celeiro podem parecer despretensiosas à primeira vista, mas desempenham um papel vital na criação de uma ligação entre o espaço e a paisagem circundante. As janelas oferecem apenas um vislumbre suficiente da paisagem pitoresca do exterior, criando uma experiência imersiva que o faz sentir como se fosse parte do mundo natural que o rodeia.

Ao entrar no The Barn, fica-se imediatamente impressionado com o calor e a tranquilidade do espaço. O interior é aberto e expansivo, com uma sensação de fluxo que incentiva a exploração e a descoberta. As paredes estão adornadas com obras de arte deslumbrantes, cada peça cuidadosamente selecionada para complementar a beleza natural do espaço.

Diagonal Studio

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Pavimento

Arquitetura: Madeiguincho

Fotografia: Madeiguincho

Local: Portugal

Fomos desafiados a conceber e construir uma Receção/Estúdio para um fornecedor de madeira português chamado Diagonal Proporcional. Tendo isto em mente, optámos por trabalhar com uma diagonal proporcional como conceito inicial e criar o modelo como escultura e objeto, chegando, após muitos estudos, à forma geométrica final. O ângulo de 90º foi o ponto culminante do projeto. Por ser uma receção e também um estúdio criámos uma atmosfera minimalista, de modo a permitir que a decoração preenchesse o espaço versatilmente, adaptando-se às diferentes situações. Devido à intensa exposição solar principalmente no Verão em Portugal, optámos por materiais de revestimento muito resistentes, necessitando de um bom isolamento e sem aberturas para o lado sul. O pavimento Viroc escolhido com acabamento verniz mate criou um contraste interessante com as paredes verticais em contraplacado de choupo que mantém o aspeto de madeira mais “clean” em contraste com as paredes angulares em pinho com imensos nós.

Happy Day Hotel

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Fotografia: Vanessa Seixas

Local: Cabo Verde

Localizado na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, o Happy Day Hotel tem parte da fachada revestida a Viroc Amarelo e parte das varandas em estrutura metálica com vedações verticais e tetos falsos em Viroc Cinza.

Interface Modal de Viseu

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Tetos, Paredes divisórias, Fachadas, Mobiliário

Fotografia: José Pinheiro Soares

Local: Portugal

Construída utilizando-se placas de Viroc Cinza nas paredes e tetos flutuantes, a nova estrutura de Interface Modal de Viseu, inaugurada em 2020, está integrada ao projeto MUV – Mobilidade Urbana de Viseu e é composta de zona para venda de bilhetes e informações, paragem de táxis e autocarros, ciclovia e zona de espera para os utilizadores.

A escolha do Viroc Cinza como material de construção e acabamento, remete a utilização do betão, mantendo sua aparência em bruto mas contando com uma construção rápida, sem perder de vista a resistência e plasticidade oferecida pelo painel Viroc.

Miguel Mesquita Garden

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Tetos, Coberturas, Paredes divisórias, Fachadas

Arquitetura: Arq.ª Ana Maria Timóteo, Arq.ª Andreia Bernardino

Fotografia: Imagens 3D do Atelier ProjectoArte

Local: Portugal

Este é o projeto de um espaço exterior, o jardim de uma casa existente, onde já tinha sido aplicado VIROC no pavimento do alpendre.

Este cliente pretendia melhorar o seu espaço exterior com a construção de uma piscina e um anexo para lavandaria e alpendre para instalar uma churrasqueira.

Esta nova construção vai receber painéis VIROC em quase todas as paredes exteriores, pilares e cobertura.

O material Viroc reforça o carácter contemporâneo que pretendem imprimir à forma invulgar que foi escolhida para a pequena construção.

Sweet Box – In-Tenta

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes, Fachadas, Pavimento, Casa de banho

Arquitetura: In-Tenta design

Fotografia: CGI Photography

Local: Espanha

As suites modulares Sweet Box trazem a natureza para dentro: verde, design, madeira e alta tecnologia.

As suites modulares Sweet Box abrem um novo mundo de possibilidades para a indústria hoteleira sustentável, combinando materiais naturais com tecnologia avançada.

Atualmente, mais do que nunca, menos é mais… O estúdio in-tenta design, sediado em Barcelona, continua a desenvolver novas suites modulares de baixo impacto destinadas à indústria do turismo sustentável e responsável. Esta coleção versátil e personalizável é composta por suites pré-fabricadas transportadas em peças e montadas no local por encaixe e aparafusamento, que se integram em ambientes naturais de forma respeitosa.

As suites Sweet Box baseiam-se no sistema construtivo modular da Ubuild elementos pré-fabricados de madeira maciça fabricados com a mais recente tecnologia de processamento de madeira, garantindo a elevada precisão de todas as peças e o encaixe perfeito entre elas. Um sistema sustentável, versátil e eficiente, concebido para ser montado por encaixe e aparafusamento, que permite alcançar a essência da construção, eliminando o supérfluo.

Trata-se de uma proposta mais racional, sustentável e respeitosa dirigida ao sector hoteleiro que se preocupa com o ambiente e a saúde das pessoas. Interiores saudáveis, confortáveis e termicamente eficientes, concebidos de forma precisa, com temperatura, humidade e acústica ideais que criam atmosferas únicas e relaxantes. As suites são moduladas de forma a ordenar o espaço e a oferecer múltiplas configurações de forma, tamanho e equipamento… espaços flexíveis que podem ser montados, desmontados, modificados ou aumentados de acordo com as necessidades. Todas as suites foram cuidadosamente concebidas para proporcionar uma estadia de grande conforto, a partir da qual os hóspedes poderão desfrutar de novas experiências, respeitando o meio ambiente… com o mínimo, as suites oferecem o máximo, com toda a natureza à vista.

Para o revestimento das fachadas, pavimentos e revestimentos das casas de banho foram escolhidas placas de madeira de cimento Viroc, porque combinam perfeitamente com o sistema e o seu design.

House 826

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Exterior, Fachadas, Interior, Mobiliário, Paredes, Shopfitting

Arquitetura: Nuno Ferreira Capa

Design: Nuno Ferreira Capa

Local: Portugal

House 826 situa-se num rés-do-chão de um edifício dos anos 70, no centro de Braga em Portugal, reabilitado para receber o espaço do Cabeleireiro Pedro Remy.

Com 250m2 o espaço esteve encerrado durante vários anos e sofreu diversas intervenções com o passar do tempo e apresentava sucessivas camadas de texturas e materiais, assim como tinha aparente parte de sua estrutura em betão.

O projeto surge com a interrupção parcial da demolição e aproveitamento das estruturas existentes, que pudessem coexistir com o novo programa a implantar no espaço.

A aparência de inacabado foi um conceito estruturador do projeto e definiu as ações e o uso do painel Viroc cinza marca a nova intervenção, em perfeita harmonia com as estruturas de betão a mostra, parede e tetos em bruto.

Viroc foi a escolha para o revestimento das fachadas, paredes internas e mobiliário, perfeitamente integrado as estruturas originais remanescentes conservadas e outros novos materiais.

Height Extention

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Daniel Hollegha, Brigitte Hollegha

Fotografia: Pablo Casares, Hollegha Arquitetos

Local: Espanha

O projeto de expansão consistiu no desmantelamento do telhado de um edifício de três andares, com três apartamentos por andar, e na sua substituição por um novo volume que contém a ampliação de dois dos apartamentos no último andar, um total de 97 m2 mais 54 m2 de terraços.

A construção foi feita em madeira para facilitar o processo e minimizar o peso. De facto, apesar de acrescentar um piso, o peso total foi reduzido e, portanto, não acrescenta carga a um edifício algo delicado dos anos 40, com uma fachada que é protegida devido ao seu valor histórico. Foi possível concluir as obras em 8 meses e sem deslocar os habitantes do 3º andar.

O novo piso superior, cuja forma resulta dos ângulos de iluminação necessários para os pisos inferiores, contém várias salas com acesso aos terraços, o que acrescenta muita amplitude aos apartamentos. Todos os elementos da fachada vertical são cobertos com painéis Viroc. A partir da rua, a extensão é invisível.

 

MIGA

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes, Mobiliário

Arquitetura: SA estudio de arquitectura

Fotografia: Desarrolla, SA estudio

Local: Espanha

Adrián Felípez inicia, em fevereiro de 2016, o seu projeto pessoal Miga. Entre antigas paredes de pedra, dentro de um edifício histórico, é colocado o galego Bistró. Um novo estabelecimento onde os produtos frescos locais são cuidadosamente cozinhados dentro de um espaço arquitetónico pormenorizado.

O objetivo do projeto era ligar as refeições e o cliente. Como resultado, a cozinha é colocada no núcleo do estabelecimento. De acordo com a filosofia do estúdio, a arquitetura é a arte de criar espaços, experiências e emoções, tentando ativar o mais possível todos os sentidos dos seus utilizadores.  Neste caso, os arquitetos tentaram mostrar a experiência culinária. Como, com produtos frescos, o cozinheiro pode fazer refeições maravilhosas.

O principal desafio do projeto foi a necessidade de diferentes espaços ao longo do restaurante, criando espaços privados onde o cliente estará num ambiente privado especial. Como resultado, existem três espaços. Primeiro, à entrada, algumas mesas altas para tomar um vinho e comer alguma refeição. Em segundo lugar, a sala de jantar, um espaço estático onde se pode saborear a comida do Miga. Finalmente, uma sala privada alcança um elevado nível de intimidade e aconchego.

As luzes levitam acima das paredes de pedra antiga, um chão de betão polido e uma placa de Viroc e mobiliário de pinho. Todas as luminárias foram concebidas pelo estúdio e realizadas por fabricantes locais de iluminação personalizada. Foi executado um sistema de iluminação singular, concebido através de uma cablagem colocada em ziguezague, da qual penduram um total de 100 pontos de luz tipo led.

O resultado do projeto foi idêntico à visão original para o espaço. Graças a um cliente muito aberto e à sua capacidade de compreender conceitos de design complexos e à sua vontade de criar um restaurante realmente original de muito alta qualidade, foi mais fácil para o estúdio conceber e realizar a sua visão original até ao mais ínfimo pormenor.

Parceiros:

Severo Rodríguez Somoza

Internacional School of Palmela

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Estúdio AMATAM - Manuela Tamborino, João Amaral e Rui Cardoso

Fotografia: Garcês

Local: Portugal

Explorar o potencial de um pomar existente, de forma a tirar partido de um espaço que não era habitualmente utilizado e dinamizá-lo, foi o principal desafio deste projeto. Através da construção modular, foram desenvolvidos 2 módulos para a Internacional School of Palmela que exploraram as possibilidades da construção modular em madeira e a sua versatilidade espacial.

A sua implantação foi cuidadosamente estudada de modo a integrar os módulos entre as árvores existentes distribuindo-os harmoniosamente pelo pomar e interligando-os por um caminho em deck de madeira que se ramifica para as diferentes salas.

Em termos de materialidade, o exterior dos módulos caracteriza-se pelo uso do ripado horizontal em madeira e Viroc negro com acabamento natural. O Viroc, face à sua versatilidade e qualidades estéticas, enquadrou-se perfeitamente no conceito que procurávamos, não só por apresentar um contraste muito interessante com a madeira, mas principalmente pelas nuances e variações que apresenta, características muito fortes de um material mais natural.

Raquel Hermo Beauty

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes, Mobiliário

Arquitetura: Studio Moai

Distribuidor: Maderas Acuña

Local: Espanha

Combinado ao tom natural da madeira e ao verde da vegetação, o painel Viroc complementa o ambiente com naturalidade, delicadeza e beleza. A sua durabilidade e resistência à humidade torna-o no material ideal para ambientes como lojas, clínicas e estúdios de beleza.

Moradia RCA, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachada

Arquitetura: ARQ Eduardo Miguel

Local: Cidade do Funchal, Ilha da Madeira - Portugal

Para a reabilitação desta moradia localizada no anfiteatro da cidade do Funchal, Ilha da Madeira, foi elaborado um plano de alterações pontuais dispersas um pouco por toda a casa, com vista a melhorar os parâmetros de desenho, de funcionalidade e de conforto interiores da habitação.

Uma garagem que foi transformada em sala, uma janela que passou a entrada principal, uma nova piscina e solário no jardim, uma nova garagem sob o jardim, etc. foram algumas das alterações que exigiram um trabalho de pormenorização e de atenção constantes ao detalhe.

Para a construção do elemento mais marcante deste projeto, o novo corpo da entrada principal da casa, optou-se por edificar uma caixa revestida em todos os lados com painel VIROC.

Para tal, foi constituída uma estrutura em alvenaria devidamente impermeabilizada. Sobre essa estrutura foram dispostos perfis em alumínio natural com 6 cm, aos quais foram colados painéis de VIROC natural de 12mm através do sistema Bostik PanelTack (primário + feltro + mástique) e ainda parafusos nos tectos. Para o acabamento dos painéis VIROC e respetivas alhetas optou-se pela aplicação de várias demãos de hidrofugante de silicones, mate e incolor, realçando assim o aspeto natural do VIROC em bruto. Os topos/rufos desta caixa foram rematados com chapa perfilada em inox.

Tratando-se de uma reabilitação, o revestimento em VIROC é uma mais-valia na medida em que é um material que permite ocultar as ligações entre a construção antiga e a nova, dissimulando eventuais falhas e rachas nas alvenarias. Por outro lado, esta moradia encontra-se numa cota elevada, ficando muitas vezes exposta a chuva e humidade permanentes, exigindo um material resistente, de fácil manutenção e substituição e de baixo custo.

Refúgio de Revoulat

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Teto, Paredes, Interior

Arquitetura: Dupond Braillon Architecte

Fotografia: Nicolas Braillon

Local: França

Este projeto reúne o passado e o futuro. A missão dos arquitetos foi basearem-se em conhecimentos antigos para imaginar um mundo do futuro. Sobre o mesmo conceito, este edifício foi concebido com base numa arquitetura indígena, protegido por um telhado contemporâneo, uma fonte única de fornecimento de energia (captação de água da chuva e energia solar).

Barbearia GUSTAVO

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes e Mobiliário (balcão)

Local: Portugal

Para a Barbearia Gustavo, Viroc cinza foi escolhido como material de revestimento de paredes e mobiliário tipo balcão. O aspeto natural do cimento garantido pelo painel Viroc confere ao ambiente uma modernidade sóbria, adequada ao ambiente masculino da barbearia.

Megasport centre, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Pavimentos, Paredes divisórias

Construção: CIMSA, Cut&Go

Distribuidor: MAUSA

Local: Palma de Maiorca, Espanha

Ginásio com revestimento de paredes em Viroc Cinza com detalhes em Viroc Negro e pavimento com detalhes em Viroc Cinza.

A aparência rústica dos painéis e a aplicação de placas de diferentes dimensões, confere ao espaço um ar moderno e despojado. Por ser resistente, hidrófugo e isolamento acústico, é possível encontrar Viroc em diversos ambientes.

https://megasportcentre.com/

CABINET DU PALAIS

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Paredes, Portas, Pavimento, Interior

Arquitetura: Jordan Hoareau Architecture

Local: França

Abrigo de Memórias – CASACOR SP 2017

Especificações Técnicas


Aplicação: Fachada

Arquitetura: Duda Porto

Local: São Paulo, Brasil

Em vez de apresentar uma ideia de decoração ou evidenciar uma peça de design, o arquiteto Duda Porto, com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, estreia na 31ª Casa Cor São Paulo chamando a atenção para a importância de valorizarmos cada instante com o que é essencial, aliando simplicidade e sofisticação.  “É hora de nos aproximar de quem amamos e trocar experiências reais. Vamos (re)conquistar a natureza, criar um refúgio e construir memórias para a vida toda”, explica o profissional. “Nossas lembranças e nossa consciência têm abrigo onde e quando a gente quiser”, completa.

Loja Calmani

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Shopfitting

Arquitetura: Nightingale

Fotografia: Alexandre Vanbattel

Distribuidor: Distribuidor 1

Local: Bélgica

Viroc foi o material escolhido para o revestimento das paredes desta loja de vestuário na Bélgica. Este espaço comercial foi valorizado pelo aspeto heterogéneo, a facilidade de instalação e a durabilidade do painel Viroc.

Cernusco sul Naviglio School

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Consalez Rossi Architetti Associati

Fotografia: Delfino Sisto Legnani

Local: Itália

Num local de vivências ao mesmo tempo urbanas e de campo, surge uma escola onde a cor impera.

O material escolhido para as suas fachadas, com um sistema de ventilação original, foi o painel Viroc nas suas variadas cores.

Uma espécie de campus, onde os edifícios têm os seus jardins no interior e são colocados num grande espaço verde aberto, foi a forma desenhada pelos arquitetos.

Em edifícios de um ou dois andares, agarrados à paisagem como se de um percurso de tratasse, a volumetria abre-se à cidade, sendo permeável pelas ruas que o atravessam e por deixar ver para dentro do espaço.

O coração do complexo é constituído pelo jardim-de-infância e pela escola primária, onde volumes com jardins e pomares caracterizam as escolas educativas. Os jardins interiores têm vista para a rua, enquanto as salas de aula estão dispostas simetricamente no fundo do jardim, viradas para um amplo corredor. Viroc colorido ajudou a dar vida ao edifício, assim como ainda deu proteção térmica e ventilação controlada.

O painel foi escolhido por ser resistente no exterior, assim como durável e hidrófugo. A cor deu o mote para este edifício “vivo” onde as crianças são felizes.

DAVID BROWNLOW THEATRE / JONATHAN TUCKEY DESIGN

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Jonathan Tuckey Design

Fotografia: Jim Stephenson

Edifício pertencente a uma escola em Inglaterra, com uma grande presença da natureza. A fachada, desenhada com Viroc vermelho, assenta numa estrutura de madeira que se deixa ver. Viroc vermelho foi escolhido por lembrar a tradição das casas vitorianas, tradicionais da zona.

O desenho da estrutura vai buscar influências históricas para ser respeitador e respeitado. O pórtico, a sua imponência, são marcos dessas vivências anteriores que funcionam ainda nos dias que correm.

A natureza e a sustentabilidade foram pontos chave no projeto, sendo que o fato do material ser natural, ainda ajuda a um melhor comportamento térmico e acústico. Na fachada, Viroc foi cortado, trabalhado a diferentes escalas e alturas e maquinado para desenhar efeitos tridimensionais que fazem o edifício ter mais vida.

Este teatro quer ser um ponto de encontro e acolhimento para as crianças, num momento de junção com a natureza, aprendizagem e diversão.

Vídeo: https://youtu.be/NhcdqpBhneo

Centro Internacional de Medalha Contemporânea  

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachada

Arquitetura: Município do Seixal

Local: Portugal

Fruto de uma recuperação de um edifício histórico, situado na Quinta da Fidalga, em Arrentela, este espaço pretende valorizar e promover a temática da medalhística.  

O centro quer reunir os atletas e a comunidade escolar, académica e o público em geral. 

O material exposto provém de doações, sendo uma grande parte doada pelo escultor João Duarte que se tem dedicado ao ensino e divulgação da arte medalhística, assim como à sua criação.  

O espaço tem sala de exposições, sala de reuniões/formação, salas e ateliers, um centro de documentação, uma sala de acervo e uma área exterior de lazer, e todo o conjunto vai permitir transmitir a mensagem desta arte.  

O edifício conjuga a arquitetura tradicional com uma entrada marcada com Viroc na fachada, que se impõem. Convida à sua entrada, para que se mergulhe no universo que este tema propõe. É um exemplo vivo de como Viroc consegue inserir-se numa arquitetura mais simples, sendo ainda um elemento facilitador do dia a dia (uma rampa que surge no elemento contemplando a ajuda a pessoas com mobilidade reduzida. 

 

Casa Modular Ábaton

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Ábaton

Local: Espanha

Casa modular premiada do atelier Ábaton, que faz com que a nossa imaginação nos leve a uma vida simples, em harmonia com a natureza numa estrutura sólida que nos protege. 

O módulo ÁPH80 respira naturalidade, equilíbrio e paz, sendo basicamente autossuficiente, transportável por estrada e economicamente competitivo.

O exterior é todo revestido a Viroc, por ser um material resistente, que ajuda a habitação a ter um melhor comportamento acústico e térmico. Mesmo os vãos são Viroc, recortados para permitir o arejamento do espaço e trazer o exterior para dentro. No interior, os painéis também são parte do espaço mobilado e divisórias.

Foi pensada como uma habitação ideal para 2 pessoas, para ser transportada por estrada e pronta para ser colocada em quase qualquer lugar. ÁPH80 encarna os princípios e objetivos da ÁBATON: bem-estar, equilíbrio ambiental e simplicidade.

ÁPH80 tem 3 espaços diferentes com 27 m2 (9×3): uma sala/cozinha, uma casa de banho completa e um quarto de dormir duplo. A maioria dos materiais utilizados pode ser reciclada e cumpre os critérios sustentáveis que a ÁBATON aplica a todos os seus projetos. Mistura-se com o ambiente graças às suas grandes aberturas que trazem o exterior para dentro. 

O ÁPH80 foi concebido e fabricado totalmente em Espanha. Tempo de fabrico: 4-6 semanas. Tempo de assentamento: 1 dia. Transporte por estrada.

Balance Club

Especificações Técnicas


Fotografia: Balance Club

Os painéis Viroc contribuíram de forma significativa para a construção de um ginásio em Lisboa. É um espaço generoso, com cerca de 1000 m2 divididos por várias salas. Conheça neste artigo o papel da Viroc neste projeto inovador.

Num espaço onde se quer que as pessoas se sintam em casa, com vontade de serem saudáveis, Viroc cinza foi o material que escolheram pelas mais variadas razões. Permitiu uma construção seca e rápida, e foi colocado em obra sem atrasos e sem mazelas na estrutura e no decorrer do projeto.

Logo quando entramos, o Viroc recebe-nos numa situação exposta ao exterior. Ao percorrer o espaço percebemos que existe um fio condutor, liderado pelo material limpo, confortável e que permite ser usado em zonas de grande humidade. A aparência de betão e a textura de madeira dão um conforto adicional, o espaço fica mais quente e agradável.

As paredes permitem uma limpeza fácil, como se quer num espaço deste tipo, permitem ainda a colocação de letring, avisos, indicações, sem danificar alvenarias e pinturas de uma construção tradicional.

As combinações de Viroc com outros materiais como madeira, betão e até materiais compostos de fibra de côco deram ao espaço conforto térmico e acústico. Assim, esteja no ginásio como em sua casa, é o lema deste espaço.

Viroc está presente em paredes, pavimentos e particularmente numa zona de grande “agressividade” no que às humidades diz respeito. A zona da piscina é toda composta de paredes Viroc, tendo todos os dias um teste à sua resistência e capacidade hidrófuga. Consegue não deixar criar microrganismos e bolores que afetariam a vida humana.

Com o slogan ‘Change your Life, Be Balance’ pretende fazer a diferença e proporcionar aos seus utilizadores uma mudança que no seu comportamento e rotina diária. Viroc é a escolha acertada e repetida noutros exemplos do mesmo grupo.

MERCADO DE BRAGA

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Interior, bancas da zona de restauração

Arquitetura: Apto Arquitetura

Fotografia: Apto Arquitetura (e Eng Pinheiro Soares)

Local: Braga, Portugal

O mercado de Braga foi renovado, contando com uma zona de restauração onde Viroc impera. Segundo os responsáveis pelo projeto, a requalificação deste espaço permitiu criar uma nova centralidade ao município, não esquecendo os valores da população que o vai usar. A tradição do material português é de uma grande importância, por isso Viroc foi escolhido para integrar e revestir todas as bancas da zona da restauração. A linguagem assumidamente simples e reta ganha vida com Viroc. Contamos 10 quiosques que promovem o que há de mais local em Braga. Foi criada uma estrutura metálica onde se aplicou o painel, uma opção segura, sendo resistente à humidade e fácil de limpar. O espaço agradável, equilibrando inovação e tradição,  convida a população a vivê-lo da melhor forma.

Projecto Casa Firjan da Indústria Criativa (Brasil)

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Atelier77

Design: Monique Cabral, Fernando Bonini

Fotografia: Monique Cabral, Fernando Bonini

Local: Brasil

A CASA FIRJAN propõe um espaço de criação de soluções inovadoras para os desafios da economia. Integra-se num terreno de um palacete e comporta atividades empresariais, educativas e culturais.

A sua arquitetura promove a ligação entre as diferentes edificações do conjunto, preservando as árvores existentes e criando uma praça interna de encontro. As fachadas transparentes conjugadas com faixas de Viroc como painel móvel convidam à leveza, protegem o interior pelo seu sombreamento, enquanto o muro, em Viroc cinza, revela uma robustez que deixa transparecer uma abertura para a rua. O viroc foi mecanizado, seja por questões acústicas ou ventilação, e ajuda à ideia de edifício aberto ao público, quebrando a barreira de muralha.

Segundo lugar no Prémio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável na categoria ‘Projeto Institucional’.

Arquitetura: Atelier77

Fotografia: Monique CabralFernando Bonini

Postgreen Homes

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Manifest AD e Postgreen Homes

Fotografia: Postgreen Homes

Local: Estados Unidos da América

Com o objetivo de criar grandes espaços abertos e uma vida mais eficiente nos bairros de Philadelphia, o atelier Manifest AD, em conjunto com Postgreen Homes, criou uma habitação duplex que foi depois replicada. Tendo já trabalhado com painéis de fibrocimento, descobriram que Viroc era a solução para estes edifícios, por ser “bruto”, um material natural que apresenta variações de painel para painel. A madeira presente nos painéis ajuda a reduzir a pegada de carbono de um painel de cimento típico, e ainda adiciona melhorias na eficiência térmica e isolamento acústico.

O atelier usou apontamentos de aço Corten na fachada com Viroc, para que o contraste desses dois materiais naturais entre si crie uma fachada dramática, ganhando vida, ferrugem e marcas ao longo do tempo.

O interior funciona com uma cozinha aberta, sala de jantar e sala de estar com acesso a um pátio. Os restantes espaços abrem numa grande janela que traz mais luz e ar para os quartos do que o normal. O espaço flui do interior para o exterior.

Drop box N-240, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas, portas, janelas

Arquitetura: In-Tenta

Fotografia: Estudibasic

Local: Santa Maria de Palautordera, Catalunha, Espanha

Uma pequena mas grande ideia para hotel que nos faz viver a natureza de forma intensa e integrada, com uma alternativa cómoda e sustentável. A Suite n 240 faz parte da coleção DROP box hotel suites. São construídas e transportadas prontas, sendo que o módulo é colocado em 2horas. Localizada num resort perto de Barcelona, foi uma opção do dono do imóvel para aumentar o número de quartos. A fachada, a porta e as janelas são feitas com Viroc, pois, sendo um material hidrófugo, anti fungos e com baixa manutenção, foi a opção ideal. A cor escolhida adaptou-se perfeitamente à paisagem que ali prolifera.

Tem uma sala e casa de banho, além do quarto, com uma plataforma exterior suspensa para um “mergulho” na floresta, que foi instalado sobre uma estrutura metálica para não interferir no espaço natural

LOJA FORA SUNGLASSES MOUZINHO

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Expositor e Balcão

Arquitetura: Lopo de Carvalho Arquitectos

Fotografia: Garcês

Local: Porto, Portugal

Localizada junto à Fonte Monumental de Mouzinho da Silveira, na cidade do Porto, esta nova loja da Fora Sunglasses passou pelo desenho pormenorizado de um expositor, um balcão de atendimento, uma vitrine e um acesso vertical em escada para o armazém da loja localizado no primeiro piso.

Inspirada pelo granito que desenha a cidade do Porto, esta loja materializa-se recorrendo ao uso de um material compósito de cimento e madeira denominado de Viroc, que juntamente com a betonilha armada aplicada no seu pavimento, formam uma harmonia de cores cinza que permitem destacar certos elementos arquitectónicos com o recurso à cor branco.

O expositor nasce de dois elementos em forma de foice que se erguem desencontradamente, num dos cantos da loja, como se uma dança se tratasse: estes elementos em Viroc servem para armazenar óculos em gavetas e estruturar as suas prateleiras expositivas em madeira lacada na cor branco. As prateleiras unificam estes dois elementos e exacerbam com subtileza a percepção de movimento característica de uma dança.

O balcão de atendimento é caracterizado pela sua leveza, com um desenho esbelto e uma presença volumétrica diminuta, este cumpre a suas funções auxiliando-se de um bloco de gavetas com rodinhas. A ligeireza deste balcão é assegurada pelo recurso ao Viroc confundível com a betonilha armada do pavimento.

A vitrine nasce de duas necessidades funcionais, dividido em dois módulos, este serve para armazenar óculos em gavetas na sua parte inferior e para comunicar informações relativas ao produto através de uma caixa de acrílico iluminada na sua parte superior.

A escada liga a loja ao armazém, materializa-se em ferro lacado na cor branco segundo uma forma circular que contribui para o tema cujo expositor veio a lançar de uma arquitectura em movimento.

Projeto VDM (Vivenda Mínima de Descanso), México

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Pequenas fachadas

Arquitetura: Rodrigo Alegre e Carlos Acosta

Local: México

Um retiro ecológico na vida urbana. Nomeado para edifício do ano 2020 Archdaily.

Esta casa é um sistema de habitação pré-fabricada que é uma alternativa de luxo para minimizar o impacto ambiental das novas construções. Pronto em 99 dias e feita com materiais ambientalmente responsáveis, interfere o mínimo possível na paisagem urbana.

Como escreveu um dia o mestre Ludwig Mies Van der Rohe, “less is more”. É nesta premissa que assenta a ideia dos arquitectos Rodrigo Alegre e Carlos Acosta (fundadores do estúdio da Cidade do México STUDIOROCA, a empresa de design responsável pelo elegante mobiliário de interior -VMD). A ideia é viver e apreciar a beleza natural do México com o mínimo de intervenção e pegada ecológica.

Viroc surge como como principal material para fachadas exteriores que combina o melhor da madeira pela sua flexibilidade e resistência do cimento, não é tóxico, é hidrófugo, retarda incêndios, e isolante térmico e acústico, entre os seus inúmeros benefícios, além disso, pela sua beleza natural acentua o caráter moderno da casa como se quer. Valchromat é utilizado como revestimento, o toque de classe necessário numa casa que é de luxo. Um material hidrófugo por defeito, ignífugo, natural com uma paleta repleta de cores.

Esta solução de construção de baixo custo e sem complicações promete uma ligação não invasiva com a natureza, onde um ambiente natural e luxo acessível se unem harmoniosamente. Viroc e Valchromat não podiam estar mais orgulhosos de pertencer a este projecto.

Viroc_Projetos_Stand Odebrecht_Brasil 2

Stand Odebrecht, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Branco

Aplicação: Fachadas, Paredes, Pavimentos e Tectos

Arquitetura: Márcio Corrêa, Atelier Dupla Arquitetura Estratégica

Fotografia: Haruo Mikami

Local: Brasil

Luxuoso, tranquilo, elegante. Assim é o espaço assinado pelo arquitecto brasileiro Márcio Corrêa, da Dupla Arquitetura Estratégica.
Trata-se de um stand de vendas criado para o lançamento de um empreendimento em Brasília, Brisas do Lago, da Odebrecht Realizações Imobiliárias em parceria com a Antares Engenharia.

Para este espaço, com uma área total de 500 m2, Márcio Corrêa elegeu o Viroc Branco para a fachada principal, para o tecto, paredes e pavimento do hall de entrada e para as divisórias do salão dos mediadores.
De acordo com o arquitecto, “O Viroc foi escolhido por ser um produto diferenciado que pode ser utilizado tanto no interior como no exterior. Optámos por deixá-lo com a aparência natural, apenas com resina sobre o mesmo”.

Mais informação:
dupla.arq.br

Viroc_Projetos_Jardim Infância_Popular_Portugal 1

Jardim de Infância Popular, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Preto

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Nadir Bonaccorso (coordenação), Sónia Silva

Fotografia: FG + SG

Local: Portugal

O convite para o concurso de realojamento de um Jardim de Infância, no âmbito de um plano de requalificação urbana, foi a oportunidade de reflectir sobre as características relacionais de um edifício público com a envolvente áspera de uma zona suburbana e ao mesmo tempo trabalhar e ensaiar conceitos de bioclimática, integrados num projecto multidisciplinar de espaço público.
A assinatura de Nadir Bonaccorso neste projecto é inequívoca, pela concretização exemplar dos princípios de Arquitectura Sustentável.

O edifício é construído em betão branco à vista. O seu lado sul é revestido com painéis de Viroc Preto com volumes salientes que permitem o controlo solar e oferecem um espaço peculiar para as actividades escolares.
O interior desta estrutura é revestido, quase como uma segunda pele, a isolamento térmico. Uma terceira pele em tijolo e reboco protege o isolamento, garante uma inércia térmica no interior do Jardim de Infância. O aquecimento é baseado num sistema misto de painéis solares e caldeira a gás, que fornece água quente para uso normal e para pavimento radiante. A ventilação do edifício é feita por diferença de pressão da extracção forçada de ar, nos volumes de instalações sanitárias, entrando no edifício através de um sistema de grelhas presente nos caixilhos térmicos em alumínio.

Para Nadir Bonnacorso, “a matéria assemblada constrói o espaço. Gosto de utilizar materiais que demonstram a sua natureza e o painel Viroc tem esta característica. É um material que se integra na minha construção de espaço.”

Este edifício bioclimático é hoje uma referência internacional, tendo recebido uma menção especial no Prémio Internacional de Arquitectura Sustentável – Fassa Bortolo, 3ª edição. Em 2010 foi seleccionado para o 4º Compêndio de Edifícios Educacionais Exemplares pela OCDE.

Mais informação:
nbaa.pt

Viroc_Projetos_Casa Modular_Espanha 9

Casa modular, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Coberturas e fachadas

Arquitetura: Carmina Casajuana, Beatriz G.Casares e Marcos González, Atelier MYCC

Fotografia: FG + SG

Local: Espanha

Construída em três meses e montada em três dias, esta casa de férias situada perto da localidade galega de Cedeira é um bom exemplo das muitas possibilidades oferecidas pela construção modular, até agora associada com casas de catálogo.
O programa exigido pelo cliente e a localização única da casa, bem como as necessidades de modularidade e transporte de uma construção pré-fabricada, inspiraram a concepção desta casa construída pelo MYCC, um jovem estúdio de Madrid formado por Carmina Casajuana, Beatriz G. Casares e Marcos González.

A casa encontra-se numa encosta inclinada, num local remoto do canto noroeste da Península Ibérica, uma área dominada pela presença imponente do oceano e pela esguia floresta de eucaliptos em redor. O terreno está rodeado por campos de cultivo, quintas familiares e casas de telhado triangular. Essa imagem, protegida pelos regulamentos de construção daquela zona, determinou a geometria da casa. Simplificada ao ponto de evocar a casa básica, esta casa foi concebida como um elemento autónomo, que se senta a observar a paisagem e que fala, com novos termos, sobre a linguagem tradicional do local.

O volume foi envolvido em dois materiais com o propósito de criar um diálogo com a paisagem.
O telhado e as fachadas laterais foram cobertos com Viroc devido à “sua grande eficiência estrutural, apesar de ser leve, sendo portanto de fácil manutenção e movimentação”.
Segundo Beatriz, o Viroc foi escolhido também devido à sua aparência de cimento e ao seu “carácter natural, por ser feito de madeira e não de plástico”.
As duas fachadas principais foram revestidas com chapas perfuradas de aço corten segundo a imagem estilizada da silhueta de uma floresta, recriando a imagem da vegetação circundante.

Depois de uma montagem experimental na fábrica, e depois de assegurar o encaixe adequado de todas as peças, os vários módulos e suportes do edifício foram desmontados para serem embalados e transportados em camiões durante os 700 quilómetros que separam a fábrica do remoto local à beira mar onde o edifício seria instalado. Todas as peças voltaram a ser montadas em apenas três dias no local definido, tendo os acabamentos sido realizados nas duas semanas seguintes.
O resultado final é um produto de elevada qualidade, concebido com elevados padrões de eficiência energética e sustentabilidade.

Mais informação:
mycc.es
archdaily.com/70220/prefabricated-nature-mycc

Viroc_Projetos_Shelf House_Portugal 8

Shelf House, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Negro

Aplicação: Fachadas e Paredes

Arquitetura: Daniel Capela Duarte, Atelier Mutant – Architecture & Design

Fotografia: Daniel Capela Duarte

Local: Portugal

Shelf House é um projecto da responsabilidade do Arquitecto Daniel Capela Duarte, do atelier português Mutant – Architecture & Design.

O projecto consiste na “mutação” de uma habitação unifamiliar dos anos 60. Os proprietáriospropuseram uma intervenção de raiz, com o intuito de adaptar a pré-existência, a um novoprograma funcional e a uma nova imagem, caracteristicamente contemporâneos. A imagem deuma estante foi o ponto de partida para o desenvolvimento conceptual da solução. A fachadado edifício, é desenhada por um contorno branco que percorre a fachada, transmitindo a ideiade uma prateleira e servindo de base aos volumes que organizam o alçado e representam oslivros. Os volumes negros (Viroc Negro) caracterizam as zonas intimistas da casa,designadamente os quartos, em contraponto com os volumes revestidos a madeira, querepresentam as zonas sociais da habitação, designadamente a entrada principal e a sala.

Segundo o Arquitecto Daniel Capela Duarte os motivos que o levaram a escolher o Viroc para este projecto deveram-se “à versatilidade e estética do produto que possui a espessura ideal para compatibilizar com fachada em sistema de “capoto”, para além de que o Viroc responde à cor pretendida, evitando a necessidade de pinturas”.

Mais informação:
mutant.pt

Viroc_Projetos_Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche_Portugal 1

Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Adérito carvalho, Transversal - Atelier de Arquitectura e Design

Fotografia: João Rosado e Transversal – Atelier de Arquitectura e Design

Local: Portugal

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche é um projecto do arquitecto e surfista local, Adérito Carvalho, do atelier português Transversal – Atelier de Arquitectura e Design.

Este projecto tem como princípios, a utilização de soluções construtivas ecológicas e sustentáveis.

“Este novo equipamento foi concebido, tendo em conta o enquadramento paisagístico e as características da zona em que se insere, pelo que se optou por uma estrutura elevada assente em estacaria, e estrutura de madeira, com utilização de um revestimento singular em painel de cimento e madeira, concebido para criar uma efectiva protecção do edifício e uma imagem estética associada à ideia do mar e de uma escama de peixe”, refere a Câmara Municipal de Peniche.

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche está vocacionado para o treino e aperfeiçoamento técnico de seleções, equipas e atletas de elite e de alta competição de surf. Pode alojar cerca de 30 pessoas em simultâneo, entre técnicos e atletas, para além de possuir diversos gabinetes técnicos e administrativos, espaço de cafetaria e refeitório, um espaço comercial, uma sede social para uma associação local ligada ao surf e ainda um espaço de interpretação ambiental.

Para mais informações:

www.cm-peniche.pt

www.transversal.pt

Viroc_Projetos_Escola Julio Dantas_Portugal 12

Escola Júlio Dantas, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes interiores

Arquitetura: Carlos Almeida Marques - Arquitectura e Urbanismo, Lda

Fotografia: João Morgado

Local: Portugal

A remodelação da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, Portugal, é um projecto da responsabilidade do atelier Carlos Almeida Marques – Arquitectura e Urbanismo, Lda, sob a coordenação do arquitecto Carlos Marques.

Segundo o Arqº Carlos Marques, responsável pelo projecto de remodelação, “a utilização do Viroc, nas paredes interiores da Escola Secundária Júlio Dantas, surge em resultado da necessidade de criar um sistema de paredes divisórias que fosse capaz de dar resposta a quatro questões técnicas:

Permitir o fácil atravessamento das cablagens e tubagens de modo a garantir a sua fácil instalação e a agilidade das suas conexões com o programa funcional de cada espaço, criando condições físicas para um melhor enquadramento funcional e espacial destes elementos.

Utilização de um material resistente ao uso intensivo a que os edifícios públicos estão sujeitos, particularmente as infraestruturas escolares. O Viroc oferece essa durabilidade e resistência exigida neste tipo de projectos.

Capacidade de isolamento térmico e acústico a que o sistema de parede deveria dar resposta. Nesse sentido foram realizados vários estudos, ensaios e testes com o apoio técnico da Viroc, que permitiram chegar a uma solução eficiente a custos económicos.

Por último, importava garantir a flexibilidade dos espaços e as possíveis alterações orgânicas a que estão sujeitos os espaços escolares, ao qual a fácil mobilidade das paredes em Viroc permitia dar respostas com significativa agilidade e simplicidade de recursos.

Considerando os desafios construtivos que hoje se colocam à edificação, consideramos que o Viroc constitui um material que confere modernidade ao projeto e à arquitetura do século XXI.”

Viroc_Projetos_Terraço Lisboa_Portugal 2

Terraço Lisboa, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Pavimento e mobiliário de exterior

Arquitetura: Ana Guerra

Fotografia: FG + SG

Local: Portugal

Ana Guerra é a arquitecta responsável pela remodelação de um terraço adjacente a um apartamento moderno em condomínio fechado, na cidade de Lisboa, Portugal.

“Pretendeu-se criar um ambiente propício a festas, refeições e ao desfrute de tardes e noites de Verão. A proposta contém uma zona para a prática de Yoga, uma mesa para seis pessoas, um bar e sofás. O “aparador” em Viroc inclui o bar, esconde a mesa e proporciona espaço para a arrumação das almofadas dos sofás”, explica a arquitecta Ana Guerra.

A arquitecta responsável pela remodelação deste terraço elegeu o Viroc devido “às suas características de maleabilidade que permitiu criar todas as formas pretendidas (tais como portas, gavetas e mesa), pela elevada resistência à intempérie, que tornou possível a permanência constante das peças no exterior, e pelo aspecto contemporâneo do material ao natural, que sem necessidade de acabamento se ajusta à linguagem arquitectónica do edifício em que se insere. O Viroc, ao possuir todas estas características, conferiu ao projecto a uniformidade necessária ao resultado pretendido”.

Viroc_Projetos_Casa del Lector_Madrid 3

Casa del Lector, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc cinza

Aplicação: Pavimento, paredes e tectos

Arquitetura: Antón García-Abril | Ensamble Studio

Fotografia: Roland Halbe

Local: Espanha

A Ensamble Studio, atelier de arquitectura espanhol, teve a missão de transformar o antigo Matador de Madrid num Centro Cultural de Criação Contemporânea de referência na cidade de Madrid, a Casa del Lector.

O projecto, promovido pela Fundação Germán Sánchez Ruipérez e liderado pelo arquitecto espanhol Antón García-Abril, mantém e potencia o cariz original do conjunto fabril, combinando as estruturas metálicas interiores e as paredes em alvenaria exteriores originais com betão pré-fabricado e Viroc adicionados posteriormente ao edifício, marcando desta forma uma diferença clara em relação ao edifício original mas, ainda assim, conservando a memória do lugar e iniciando uma nova historia.

A Casa del Lector torna-se assim numa associação simbiótica entre o universo do livro e da arquitectura onde a arte da palavra parece fluir através das suas volumetrias e matérias contemporâneos.

Assim, na Casa del Lector poderão desenvolver-se actividades culturais de todo o tipo, como exposições, conferências, cursos formativos, workshops de criatividade, ciclos de música, cinema e artes cénicas, que junto a investigações aplicadas, contribuíram à criação de um leitor que compreende, valoriza, assimila, partilha e interpreta o mundo, a sociedade e o seu tempo.

O Viroc Cinza foi o material escolhido para aplicar em todo o pavimento e em algumas paredes e tectos.

Para mais informações:
www.casalector.fundaciongsr.com
www.ensamble.info

Viroc_Projetos_Armazém Comercial_Portugal 9

Armazém Comercial, eCube Arquitectos, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Fachada

Aplicação: Viroc Cinza

Arquitetura: Joana Gouveia e Gonçalo Chivite | eCube Arquitectos

Fotografia: Daniel Baptista

Local: Portugal

Joana Gouveia e Gonçalo Chivite, do atelier português eCube, foram os arquitectos responsáveis pela concepção do projecto deste armazém comercial na cidade de Setúbal, em Portugal.

A concepção deste projecto partiu do pressuposto de um espaço que deveria permitir múltiplos usos e utilizadores. Um espaço comercial que se pudesse adaptar facilmente a qualquer ocupação.

Segundo os arquitectos Joana Gouveia e Gonçalo Chivite este projecto pretendeu “fugir à tradicional ideia de armazém comercial, sem perder de vista os objectivos principais de flexibilidade/adaptabilidade, custo da construção e mais valia arquitectónica”.

“Criámos assim uma imagem marcante no conjunto edificado, utilizando um equilibrado jogo formal de maneira a criar um certo impacto no observador, e atribuindo especial relevo às texturas dos materiais de revestimento das fachadas, em particular no que se refere à utilização de painéis pré-fabricados de betão, e de painéis de aglomerado de madeira-cimento – Viroc”, referiram os arquitectos responsáveis pelo projecto.

A escolha do Viroc Cinza para aplicação na fachada deste edifício “deveu-se sobretudo à sua semelhança com os painéis pré-fabricados de betão, proporcionando a continuidade dos materiais existentes, formando um objecto uno, e também devido às suas características intrínsecas que lhe permitem uma flexibilidade de aplicação, interior e exterior, possibilitando ângulos e estereotomias específicas”.

Para mais informações:
www.ecube.pt
www.facebook.com/ecube.arquitectos

Viroc_Projetos_Apartamento Warborn_Portugal 1

Apartamento Warborn, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Preto e Cinza

Aplicação: Revestimento de Paredes e Tectos

Arquitetura: Caiano Morgado Arquitectos

Fotografia: Fernando Guerra e Sérgio Guerra

Local: Portugal

Este projecto, da responsabilidade do atelier de arquitectura português Caiano Morgado Arquitectos, incidiu sobre a remodelação de um apartamento duplex no topo de um edifício junto ao mar. Este projecto de remodelação tinha dois grandes objectivos, aumentar a funcionalidade do espaço e potenciar a relação com a paisagem envolvente.

Segundo os responsáveis pelo projecto do “Apartamento Warborn”, a estratégia estabelecida para o desenvolvimento do projecto “assentou num princípio de total personalização, explorando a funcionalidade inerente a cada espaço.

Os vãos e alpendres são redefinidos de modo a focar o efeito cénico da paisagem e enfatizar a transição/ligação entre interior e exterior.

A madeira, o branco e o Viroc definem as várias áreas da casa. O vidro negro delimita momentos e oferece, nos reflexos que gera, a paisagem reinterpretada.”

O mar e o horizonte tornam-se omnipresentes em toda a casa, sejam emoldurados por uma janela ou brevemente captados num reflexo.

Neste projecto foi aplicado Viroc Cinza e Negro como revestimento de paredes e tectos.

Para mais informações:
www.caiano-morgado.com

Viroc_Projetos_Apartamento Pamplona_Espanha 2

Apartamento Pamplona, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc cinza

Aplicação: Revestimento de Paredes

Arquitetura: Raul Montero Martínez

Fotografia: Cristina Núñez Baquedano

Local: Espanha

Este projecto da autoria do arquitecto espanhol Raul Montero Martinez teve como principal objectivo a reconstrução de um pequeno apartamento no centro histórico da cidade espanhola de Pamplona.

A estratégia de intervenção neste apartamento visou libertar o máximo de espaço, aproveitando melhor a iluminação natural, tornando o espaço mais funcional e dinâmico através de um móvel que se modifica mediante a actividade pretendida, como trabalhar ou dormir.

Para a execução deste apartamento recorreu-se a uma reduzida paleta de materiais. Os painéis de Viroc Cinza foram colocados verticalmente para formar o móvel dinâmico, as madeiras predominam no pavimento e nos tectos, onde alguma vigas originais foram recuperadas, e a parede de tijolo original foi deixada à vista para enfatizar os elementos característicos da construção de origem.

Segundo o arquitecto responsável, Raul Montero Martínez “o resultado é espectacular. O proprietário ficou muito satisfeito e gosta bastante da aplicação de Viroc no seu apartamento”.

Este pequeno apartamento tornou-se um espaço único e funcional que pode mudar em função das necessidades, actividades a desenvolver e estados de espírito

Viroc_Projetos_Apartamento Lego_Espanha 1

Apartamento Lego, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Revestimento de Paredes e Pavimentos

Arquitetura: Barbara Appolloni

Fotografia: Christian Schallert

Local: Espanha

Este singular apartamento no centro de Barcelona era antigamente o local dos depósitos de água do edifício contíguo.

Inspirados na funcionalidade extrema dos barcos e no minimalismo dos interiores japoneses, estes 22 m2 úteis contém todas as comodidades próprias de uma suite de hotel num ambiente compacto, com desenho simples baseado em dois materiais: madeira e Viroc Cinza.

O Viroc como material à prova de água, de grande valor estético e fácil de trabalhar foi aplicado, com a madeira, na totalidade dos revestimentos, tanto horizontais como verticais.

É desta forma que as paredes escondem todo o mobiliário necessário a um sistema meticuloso de peças caracterizadas por diferentes mecanismos de abertura, que, pensadas para que contenham todas as funcionalidades específicas de uma casa, criam um universo mutante em função das horas do dia.

Uma escada exterior faz a conexão entre o piso inferior e o terraço, que com as suas magníficas vistas da cidade, completa o conforto deste apartamento.

Viroc_Projetos_Cantilever House_França 4

Cantilever House, França

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachada e Revestimento de Paredes

Arquitetura: James Bansac

Fotografia: Agence James Bansac Architectes

Local: França

Cantilever House é um projecto de uma habitação individual e ecológica do arquitecto francês James Bansac.

Sobre uma encosta, à margem do Rio Saône, em Rochetaillée, França, esta casa é construída a partir de uma estrutura de madeira, constituída por dois blocos, um de betão e outro de madeira, empilhados e escalonados desafiando a lei da gravidade e a resistência dos materiais.

Neste projecto foi aplicado Viroc Cinza em  fachadas e revestimentos de paredes interiores.Segundo o arquitecto responsável, James Bansac, “a escolha do Viroc para esta obra recaiu sobretudo devido ao seu aspecto natural que lhe dá uma aparência de betão muito interessante, mas também devido à sua relação qualidade/preço

Viroc_Projetos_Apartamento Vigo_Espanha 9

Apartamento Vigo, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Revestimento de Paredes

Arquitetura: Jordi Castro Andrade e Maria González Ferro

Fotografia: Santos-Diez / BISimages

Local: Espanha

O objectivo deste projecto foi a reabilitação do interior de um apartamento dos anos 60, na cidade de Vigo, em Espanha.

Este apartamento originalmente composto por muitas divisões, típico das construções dos anos 60, foi transformado, e a partir de todas essas pequenas divisões gerou-se um grande espaço interior apenas dividido pelo mobiliário, por onde passam todos os acontecimentos diários.Todos os quartos e quartos de banho abrem-se a essa grande divisão comum, com ênfase para o quarto das crianças que se integra, durante o dia, nesta zona através da abertura de uma grande porta de correr.

Segundo os responsáveis do projecto, os arquitectos Jordi Castro Andrade e Maria González Ferro, “para enfatizar o grande espaço central como eixo do novo lar, para além da sua superfície, procurou-se dotá-lo de uma maior textura recorrendo ao Viroc Cinza para a criação de toda a faixa de arrumação e divisórias do apartamento. O Viroc é um material em que cada painel proporciona texturas subtilmente distintas e ajuda-nos na leitura do espaço central do apartamento.”.

Viroc_Projetos_Loft Verona_Itália 1

Loft Verona, Itália

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Preto e Cinza

Aplicação: Revestimento de parede, módulo de cozinha, prateleiras e mobiliário

Arquitetura: Andrea Zanero | Unduo

Fotografia: PEPE Fotografia

Local: Itália

O arquitecto italiano Andrea Zanero, com o atelier Unduo, foi responsável pela reestruturação destas águas furtadas, na cidade de Turim, em Itália.

A reestruturação deste espaço focou-se no aproveitamento máximo do espaço e da luz natural.A cozinha foi criada em torno de um grande balcão de Viroc Preto que contém espaço para os electrodomésticos principais, lavatório e arrumação.

Para melhorar o aproveitamento dos espaços, o arquitecto criou um sistema de prateleiras nas paredes, feitas a partir de Viroc, para suportar a TV, livros e outro tipo de arrumação. À semelhança das prateleiras foi ainda criado um banco corrido em Viroc.Também na casa de banho foi aplicado Viroc Cinza como revestimento de parede.

Segundo o arquitecto Andrea Zanero “o Viroc é um excelente material para este tipo de finalidade (módulos de cozinha, mobiliário, sistemas de arrumação e revestimento de parede) e uma excelente forma de lhe dar uma aparência de betão.”

Viroc_Projetos_Moto Clube de Faro, Portugal 12

Moto Clube de Faro, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Miguel Caetano

Fotografia: Paulo Santos e Miguel Caetano

Local: Portugal

A nova sede do Moto Clube de Faro, localizada numa das principais avenidas da cidade de Faro, em Portugal, foi inaugurada no ano em que o clube cumpriu 30 anos de vida, afirmando-se assim como um dos mais importantes clubes de motociclistas a nível nacional e internacional.

Este projecto é da responsabilidade do arquitecto, e motociclista, Miguel Caetano que “pretendeu afirmar através da monumentalização do objecto arquitectónico a importância desta associação de grande tradição, caracterizada pelo espírito empreendedor, irreverente, criativo e social.”

O conjunto edificado pode ser lido em dois volumes, sendo um “essencialmente branco, evocando a tradição da arquitectura algarvia, de formas cúbicas, de fácil leitura e despojada de elementos decorativos”, compreendendo, sobretudo, espaços dedicados ao funcionamento interno do clube. E o outro volume revestido com painéis Viroc Cinza, que lhe atribui um aspecto “vanguardista e contemporâneo que alberga o átrio da entrada e a sala principal”, mais vocacionado para as actividades sociais dos membros do clube.

Este edifício possui ainda, para além dos escritórios, bar, cozinha e sanitários, áreas como um quarto duplo e camaratas com capacidade de albergar 12 pessoas, cozinha particular, duches, biblioteca e uma ampla mezzanine sobre o bar.

Para mais informações:
www.motoclubefaro.pt
www.miguelcaetano.com

Viroc_Projetos_Jardim de Infância_Espanha 11

Jardim de Infância, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Santiago Carroquino e Hans Finner

Fotografia: Roland Halbe y Jesús Granada

Local: Espanha

Este projecto da autoria dos arquitectos Santiago Carroquino e Hans Finner, teve por objectivo a criação de um jardim-de-infância que se enquadrasse na sua envolvente urbana, rodeado de vários edifícios residenciais de oito andares e construído sobre um parque público.

As maiores preocupações dos responsáveis deste projecto era a criação de um edifício o mais ambientalmente sustentável possível e que ao mesmo tempo fosse versátil o suficiente para que fosse possível desenvolver as acções educativas exigidas.

Concluindo-se que o topo deste edifício seria a zona de maior visibilidade, os arquitectos optaram por colocar no seu tecto um tapete de relva que se mistura com o parque onde está edificado quando visto dos edifícios circundantes.

A estrutura da fachada ventilada em Viroc Cinza potencia a eficiência energética do conjunto edificado, ao mesmo tempo que lhe confere um aspecto contemporâneo e sofisticado, para além dos painéis solares instalados no tecto.

O interior deste edifício, que alberga crianças entre os 4 e os 36 meses de idade, é muito versátil podendo criar, a partir das pequenas salas, espaços únicos maiores, de forma a facilitar o desenvolvimento do programa educacional.

Mais informações:
www.carroquinoarquitectos.com

Viroc_Projetos_Cozinha de Bloomberg_EUA 6

Cozinha de Bloomberg, EUA

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Preto e Cinza

Aplicação: Revestimento de parede

Arquitetura: Janet Bloomberg, Kube Architects

Fotografia: Greg Powers

Local: Estados Unidos da América

A transformação desta cozinha dos anos 50 é da responsabilidade da arquiteta estado-unidense Janet Bloomberg, do atelier Kube Architecture.

Para Janet Bloomberg, “o importante são as cores e os materiais utilizados”. A arquiteta concebeu assim uma cozinha que combina os armários coloridos com as paredes revestidas com Viroc Preto e Cinza conferindo-lhe, desta forma, um aspeto contemporâneo e sofisticado.

Esta cozinha foi premiada com o “Remodeling Design Awards” na categoria de “Remodelação de Cozinhas abaixo dos 50.000$”, em 2014.

Mais informações
www.kube-arch.com

Viroc_Projetos_Petisqueira Matateu_Portugal 10

Petisqueira Matateu, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Vermelho

Aplicação: Revestimento de parede

Arquitetura: Alm&Rich

Fotografia: Jorge Castanho

Local: Portugal

A Petisqueira Matateu, um restaurante de petiscos típicos portugueses, é propriedade de um conhecido apresentador de televisão português, João Manzarra, e seus associados.

A Petisqueira Matateu situa-se no mítico Estádio do Restelo, casa de um dos maiores e mais tradicionais clubes de futebol português, o Clube de Futebol “Os Belenenses”. O nome do restaurante – Matateu – homenageia uma lenda do futebol português e jogador do Belenenses nos anos 50 e 60.

O local é privilegiado pela sua magnífica vista sobre o rio Tejo. No interior respira-se a emoção do futebol, através das alusões a Matateu. O ambiente torna-se confortável e sofisticado através da combinação dos vários materiais utilizados, com destaque para a parede de entrada revestida a Viroc Vermelho. A concepção dos interiores da Petisqueira Matateu é da autoria do atelier lisboeta, Alm&Rich.

Visite:
Petisqueira Matateu
Av. do Restelo – Estádio do Restelo
1449-015 Lisboa – Belém
Portugal

GPS Lat: 38.704124, Lon:-9.207120
Reservas: +351 213 011 188

Para mais informações:
Video | O Viroc chegou
Video | Reportagem Espaços&Casas
www.petisqueiramatateu.pt
www.alm-rich.pt

Viroc_Projetos_Centro de Interpretação da Via Sepulcral Romana_Espanha 1

Centro de Interpretação da Via Sepulcral Romana, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Preto

Aplicação: Revestimento de paredes e suportes expositivos

Arquitetura: Sergi Ventosa e Adelina Casanova

Fotografia: Julio Ungidos

Local: Espanha

A Via Sepulcral Romana de Barcelona foi encontrada fortuitamente durante as obras nos anos 50 do século XX numa área destruída pelos bombardeamentos da Guerra Civil Espanhola. Esta descoberta arqueológica compreende a necrópole e um traçado da antiga via sepulcral do século I e III que dava acesso a Barcino, nome dado a Barcelona.

Junto à zona arqueológica está o Centro de Interpretação que alberga os objetos descobertos nas escavações e onde se explica a organização do território de Barcino e se documenta os rituais fúnebres romanos.

No interior do Centro de Interpretação da Via Sepulcral Romana de Barcelona, da autoria dos arquitetos Sergi Ventosa e Adelina Casanova, do atelier de arquitetura Udeu, a sequência dos painéis de Viroc Negro bruto dispostos em triangulações confere dinamismo ao espaço, ao mesmo tempo que evoca a ideia dos cortes num terreno de escavação arqueológica. A estética industrial do Viroc, onde foram impressos digitalmente os conteúdos informativos, traz austeridade ao espaço.

Para mais informações:
www.museuhistoria.bcn.cat/ca/node/8
www.udeu.net
www.julioungidos.com

Viroc_Projetos_Escritórios da Jordan Street_Reino Unido 8

Escritórios da Jordan Street, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Revestimento de Paredes

Arquitetura: Pearson Architects

Local: Reino Unido

Este edifício localizado na 12 Jordan Street, na cidade de Liverpool, no Reino Unido, é um dos poucos edifícios Vitorianos em tijolo que restam neste bairro.

Após ter sofrido um grave incêndio, o edifício foi reabilitado pela Pearson Architects, mantendo a traça original, para ser utilizado como escritórios. A chave da reabilitação foi a flexibilidade. A criação de um espaço aberto apenas dividido por um corredor central, liberta os espaços laterias junto das paredes exteriores, que mantém visíveis os tijolos típicos das construções Vitorianas, e que podem assim ser modificados e adaptados pelos utilizadores.

O Viroc foi eleito para este projecto, fundamentalmente, pela sua estética industrial, durabilidade e resistência ao fogo. Segundo o arquitecto responsável pelo projecto, Miles Pearson, “a aplicação do Viroc foi rápida, sem necessidade de aplicação de rodapés ou acabamentos adicionais. O Viroc provou ser uma excelente alternativa ao gesso cartonado ou paredes pintadas que se vêem na grande parte dos edifícios.”

Edifício MaxHaus Brooklin, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza e Preto

Aplicação: Fachada

Arquitetura: Rocco Vidal P+W

Local: Brasil

A MaxHaus é uma empresa promotora de empreendimentos urbanísticos, resultante de uma parceria entre o atelier de arquitectura brasileiro Rocco Vidal P+W e a construtora Solidi, entre outras entidades.

MaxHaus distingue-se pela forma única e inovadora como apresenta os seus apartamentos.Denominada Arquitectura Aberta, a MaxHaus disponibiliza os apartamentos como espaços abertos, onde o utilizador pode optar por quantas divisões, que tipo de divisões pretende ter e como as pretende dispor no seu apartamento, personalizando livre e totalmente o espaço onde irá viver.

O empreendimento MaxHaus no bairro de Brooklin, na cidade de São Paulo, utilizou Viroc Cinza e Preto no revestimento das fachadas das duas torres, de 22 e 24 andares. Foi aplicado verniz incolor sem brilho, da marca Miaki Revestimentos. Os responsáveis do projecto optaram pelo uso de Viroc “pelas suas características e aparência natural e contemporânea”, inspirados igualmente por projectos europeus onde a tecnologia de fachada ventilada é muito utilizada.

Mais informações:
www.maxhaus.com.br
www.roccovidalpw.com

Casa Buck Mountain, EUA

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachadas e Revestimento de paredes

Arquitetura: Jeb Thornburg, Indigo Architecture & Interiors

Fotografia: Gary Matoso e Indigo Architecture & Interiors

Local: USA

A casa “Buck Mountain” concebida pelo atelier estadounidense Indigo – Architecture and Interiors, localiza-se em Orcas Island, uma ilha ao largo do estado de Washington, nos Estados Unidos da América.

A casa “Buck Mountain” surge por entre um imenso tapete verde, no meio da floresta de Orcas Island. A sala de estar foi pensada como um espaço amplo e convertível, as suas paredes de vidro abrem por completo a sala a uma vista espectacular que confunde o interior com o exterior.

O Viroc Cinza, utilizado na casa “Buck Mountain” como revestimento de paredes, pavimentos e fachadas exteriores, foi escolhido para complementar os outros materiais utilizados, as madeiras de abeto e cedro da floresta local e o ferro. O Viroc “cria um efeito tranquilizador e monolítico.(…) Enquanto outros painéis de cimento-madeira precisam de algum tipo de acabamento, o Viroc, no seu estado natural, tem uma subtil profundidade de cor e textura, tendo um aspecto muito próximo do betão.”, referiram os arquitectos da Indigo.

Os arquitectos do atelier Indigo – Architecture & Interiors referiram ainda que “o Viroc é incrivelmente duradouro (…) tem uma baixa necessidade de manutenção, fazendo com que seja de fácil cuidado e uso para os proprietários.”

Para mais informações:
www.beingindigo.com
www.clarkconstruct.com

Bar de Praia Werelds, Art2Go Interieurprojecten, Holanda

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Balcão

Arquitetura: Art2Go Interieurprojecten

Fotografia: Art2Go Interieurprojecten

Local: Holanda

Werelds aan het Strand é um clube de praia, situado nas margens do lago Grevelingen, na localidade Holandesa de Ouddorp.Werelds aan het Strand é um projecto do atelier holandês Art2Go Interieurprojecten.

O Werelds oferece um ambiente descontraído com música ambiente, serviço de bar e restaurante, com pratos e vinhos de qualidade, junto à praia.

Neste projecto foi uilizado Viroc Cinza na concepção do balcão do bar.

Mais informações:
www.art2gointerieurprojecten.nl
www.werelds.nl

Viroc & Art, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Local: Portugal

“Mais do que um suporte improvável de pintura, foi a revelação do Viroc como um elemento fulcral da composição.”- Rui Melo, artista plástico

Desde 2009, Rui Melo, um artista plástico dos Açores, utiliza o Viroc como suporte de pintura, assumindo muita da sua textura e subtileza cromática como parte das suas composições, tendo-se tornado um material marcante na sua actividade como criativo.

Rui Melo expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro.

Em 2015, o artista realizou no Museu de Angra do Heroísmo (Terceira – Açores) uma exposição individual apelidada de “Em Concreto”, onde expôs, o trabalho principalmente pintado em Viroc.

As obras de Rui Melo foram caracterizados por Carlos Bessa como:

“ (…) Rui Melo evidencia habilidade para contrabalançar o estático e o dinâmico, através de uma gramática pessoal que particulariza paisagens e pontos de vistas, envolvendo-os numa iluminação encenada que conduz o olhar de quem vê até às bordas do abismo ou daquilo que fica, qual trecho emotivo, a percutir dentro do espectador. (…) Atente-se no cuidado com que em qualquer das obras se ambiciona o precário equilíbrio da tensão. Tensão entre o que se expande e o que se contrai, entre o excesso e a contenção. Duplicidade e equilíbrio sustentam, pois, uma espécie de mapeamento da leveza.”

Em 2016, também foi seleccionado no âmbito da Exposição ART MAP – Moving Art Project e vai participar com dois trabalhos pintados em Viroc. Este evento envolveu 120 artistas de todo o mundo.

Vislumbre algumas destas obras inovadoras Viroc!

Timeless Amsterdam, Holanda

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachada, Revestimento de Paredes e Decoração Interior

Fotografia: Kristof Mignauw

Local: Amesterdão, Holanda

Timeless Amsterdam é um projecto que ocorre num espaço vintage, enquadrando objectos recuperados com aspecto propositadamente envelhecido no topo de um edifício da cidade de Amesterdão.

O recurso ao Viroc foi a base para dar corpo ao ambiente rústico pretendido, tendo sido utilizado tanto no revestimento das paredes interiores e outros detalhes de decoração interior como também na fachada do espaço.

Um local a visitar, pois a envolvente transporta-nos para uma viagem entre passado e presente com uma vista incrível sobre a cidade.

Viroc_Projetos_Cervejaria em Lisboa_Portugal 10

Cervejaria em Lisboa, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Mobiliário

Arquitetura: Rar Studios

Fotografia: Tiago Casanova

Local: Lisboa, Portugal

Apoio de Praia, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes, tetos

Arquitetura: Ferreira Arquitetos

Fotografia: Alexander Bogodoroskiy

Local: Vagos, Portugal

The Invisible Party

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Mobiliário cinza

Arquitetura: VAN ASSEM INTERIEURBOUW

Fotografia: Sal Marston Photography

Ótica Van Vely, Países Baixos

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes, Balcão, Mobiliário

Design: New Scene

Fotografia: Dave Zuuring

Local: Roosendall, Países Baixos

CAFÉ CARAMELLE, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Mobiliário Interior

Arquitetura: KALI ARQUITETURA Porto Alegre/RS

Local: Porto Alegre, Brasil

Filling Pieces, Tropical Sneaker Wall, França

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Mobiliário, paredes

Design: FZDP Design Studio

Local: Galerie Perrotin, Paris

The Cold Pressed Juicery

Especificações Técnicas


Produto: Viroc grey

Aplicação: Walls, Ceiling, Floor, Interior

Design: Standard Studio

Construção: JOB Interieurbouw

Fotografia: Wouter van der Sar

Local: Amsterdam

Na estrada e na disposição para um snack ou um batido saudável, foi por isso que The Cold Pressed Juicery foi criado. O terceiro espaço da cadeia abriu no meio de Amesterdão num edifício monumental ao lado do canal.

Dois mundos contrastantes unem-se no interior do The Cold Pressed Juicery. Passado e presente, calmo e agitado. Ao entrar, coloca-se um pé no chão de mármore que foi deixado intacto para um aspeto exclusivo e natural. Num patamar mais elevado encontra-se a ‘sala de estar’, o local para relaxar enquanto desfruta de um batido ou snack.

A sala de estar desliza para dentro do edifício monumental como uma caixa. A diferença de altura e a utilização contrastante de materiais dividem a sala em mundos diferentes. Os pavimentos e paredes são feitos de Viroc.

Viroc tem uma aparência pura que se enquadra no conceito de The Cold Pressed Juicery. As propriedades de absorção de som significam que se pode realmente relaxar na sala de estar e manter conversas sem ser perturbado.

Frescos do Bairro, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Sinalética / Decoração

Arquitetura: Imarte, atelier

Fotografia: Imarte, atelier

Local: Odivelas, Portugal

ION City Hotel

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes, tetos

Arquitetura: Minarc

Design: Minarc

Fotografia: Art Gray Photography

Local: Iceland, Mt. Hengill

Na terra das lendas, onde o fogo encontra o gelo, surge um hotel, Ion, o mais impressionante hotel de luxo da Islândia, projetado por Minarc.

Situado nas encostas do Monte. Hengill, o Ion fica empoleirado no topo de uma série de pilares, revestindo-se de Viroc. O seu exterior assemelha-se a lava emergindo da encosta da montanha.

O Ion, com o uso de luz natural, espaços ao ar livre e vistas panorâmicas dos arredores, cria uma sensação de unidade, onde os limites das paredes em Viroc parecem acenar para a natureza.

Inspirado pelo ambiente circundante, Ion joga com materiais inovadores, práticas sustentáveis ​​e as características naturais da Islândia no seu design. Cercado por fontes termais, estas fornecem água quente geotérmica e energia.

O sistema de construção pré-fabricado em painéis Viroc cumpre com os padrões de construção ambientalmente seguros. Madeira flutuante e outros materiais naturais são usados ​​extensivamente em móveis por todo o hotel. Camas e cadeiras são construídas com materiais reciclados.

Cada quarto é detalhado com efeitos de iluminação restritos e paletas de cores subtis, bem como uma abundância de luz natural. As grandes janelas panorâmicas em cada quarto oferecem vistas deslumbrantes do Lago Thingvallavatn e das montanhas circundantes, sobre as quais o próprio teatro da natureza se desenrola enquanto o show de luzes mais espetacular, as Luzes do Norte, ganha vida.

Photos: Art Gray Photography

Architects: Minarc

Rubuild Offices, Bulgária

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes

Arquitetura: Evgeni Raffailov / RUHouse Studio

Local: Sofia, Bulgária

Miga, Galician Bistró, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Mobiliário, Design de Interiores

Arquitetura: SA estudio de arquitectura

Fotografia: Desarrolla, SA estudio

Local: Coruña, Espanha

100º Aniversário Quac Insik Exhibition, Coreia do Sul

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes, Mobiliário e Design Interior

Arquitetura: Espacio Gauss | Sergio Alonso del Campo | Diego García Cuevas

Fotografia: National Museum of Modern and Contemporary Art,Korea | SBI Associates

Local: Gwacheon, Coreia do Sul

Obra Cash Carry, República Checa

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Local: Praga, República Checa

Fábrica da Criatividade, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Paredes

Arquitetura: MB Arquitetos | Mário Benjamim

Fotografia: João Morgado Photography

Hotel 498, Coreia do Sul

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Tetos, Paredes, Pavimentos

Local: Incheon, Coreia do Sul

House of 145 m² in Occitania, França

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Kirigami Construction

Local: Lauragais, França

Viroc_Projetos_Retrofit colégio pastor dohms_Brasil 4

Colégio Santo Inácio, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: ZWEI Arquitetura

Local: Rio de Janeiro, Brasil

Viroc_Projetos_Abrigo de Memórias 3

Habitação em Winnipeg, Canadá

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Negro

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Hugo Gonçalves | H5 architecture

Local: Manitoba, Winnipeg, Canadá

A H5 architecture utilizou as potencialidades do Viroc na fachada de uma habitação na província de Manitoba, Winnipeg, Canadá.

O resultado está à vista: o negro do Viroc em conjugação perfeita com a paisagem branca da natureza

Viroc_Projetos_Pop Up House_Espanha 4

PopUp House, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Wilbat House

Fotografia: Wilbat House

Local: L’Armentera, Espanha

Viroc_Projetos_wc ecotransportável estúdio sj2a_Brasil 8

WC Ecotransportável, Estúdio SJ2A, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Casas de Banho

Arquitetura: Estúdio SJ2A

Fotografia: Estúdio SJ2A

Local: Brasil

Estes WCs portáteis, denominados ecotransportáveis, foram desenvolvidos pelos arquitectos brasileiros Sérgio Viana e Jonathas Valle, do estúdio SJ2A, e foram projectados a partir de contentores navais com base na arquitectura sustentável, usando o máximo de materiais e técnicas ecológicas de construção.

Estes contentores foram modificados para maximizar o aproveitamento da luz natural. Por ser uma estrutura móvel, o revestimento interno foi feito em materiais flexíveis e resistentes a pequenos movimentos.

Segundo os arquitectos responsáveis pelo projecto, “a combinação entre a resistência e a flexibilidade da madeira com a durabilidade e rigidez do cimento tornam os painéis Viroc ideais para este tipo de aplicação. A instalação permitiu a passagem de toda a tubulação hidráulica e eléctrica necessárias ao funcionamento dos equipamentos.”

Mais informações:
www.sj2a.com

Viroc_Projetos_Reabilitação Teatro Cine Elma_Espanha 6

Reabilitação Teatro Cine Elma, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Revestimento de interiores

Arquitetura: Hildegard Glez-Cebrián F. de Caleya e Jan Liebe

Fotografia: Maderas Ramos Moreira

Local: A Proba do Caramiñal, Espanha

Cine Elma (1950) é um dos edifícios mais emblemáticos do município. A sua utilização enquanto sala de cinema foi desaparecendo sendo substituído pela emergente actividade teatral.

O principal objectivo deste projecto de reabilitação foi o de adaptar o edifício existente às necessidades do teatro. Uma nova cobertura une todo o teatro a uma só altura, permitindo incorporar uma grande janela panorâmica que delimita grande parte do edifício.

Exteriormente manteve-se, ao máximo, as características do edifício recuperando aberturas na fachada que foram tapadas ao longo dos anos. Isto permitiu recuperar a visibilidade a partir dos espaços públicos aumentando a luminosidade e fomentando a relação visual entre o exterior e a actividade interna do teatro.

As fachadas foram pintadas numa tonalidade clara permitindo salientar as molduras, estruturas e quadros existentes. As novas intervenções (casas de banho, auditório e salas técnicas) são percebidos como estruturas independentes ressalvando desta forma o novo em relação ao pré-existente.

Os assentos concentram-se nos pontos de maior visibilidade e as circulações são realizadas pelas laterais. Os acabamentos no auditório em tons mais escuros recriam um espaço íntimo e recolhido no qual os elementos tácteis (assentos, cortinas, entre outros).

Para esta reabilitação foram utilizados vários produtos.

Viroc_Projetos_Escritórios PopUp House_França 6

Escritórios PopUp House, França

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachada

Arquitetura: PopUp House

Fotografia: PopUp House

Local: Aix-en-Provence, França

Na construção do seu escritório de 410m² a equipa PopUp House, no sul de França, utilizou o Viroc como material principal.

Viroc_Projetos_Vivood Landscape hotels_Espanha 5

Vivood Landscape Hotels, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Negro

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: VIVOOD Paisagem Hotéis, Daniel Mayo, Agustín Marí, Pablo Vázquez

Fotografia: Jabalístudio, Amanda Glez

Local: Benimantell, Alicante

O objetivo de VIVOOD é usar arquitetura modular para criar uma rede de resorts sustentáveis que se misturam em ambientes rurais. Este é um lugar onde os viajantes em busca de novas sensações vão encontrar paz e tranquilidade num ambiente exclusivo, juntamente com consciência ecológica.

Os edifícios são revestidos externamente com Viroc Negro através da utilização de sistemas de construção sustentável e integrado com sucesso no meio ambiente, com ênfase na utilização e combinação de madeira e Viroc. Os tons de terra, dos materiais robustos e sustentáveis, ajuda a se misturar com a paisagem natural.

O resultado é 25 suites independentes, um restaurante e lounge bar, uma piscina panorâmica e vários terraços e banheiras de hidromassagem privadas ao ar livre, tudo situado no coração da natureza.

Um ambiente puro de silêncio e tranquilidade, onde pode ficar longe de tudo: um valor diferencial real.

Museu Casa Padre Toledo, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Bruto Cinza e Bruto Negro

Aplicação: Móveis expositores para o Museu Casa Padre Toledo

Arquitetura: Isabela Vecci

Fotografia: Jomar Bragança

Local: Tiradentes, MG - Brasil

O Museu Casa Padre Toledo é uma edificação setecentista inserida no Campus Cultural de Tiradentes

Aberto no limiar de 2013, o Museu Casa Padre Toledo é uma edificação setecentista inserida no Campus Cultural de Tiradentes, da Universidade Federal de Minas Gerais.

A expografia do Museu Casa Padre Toledo tem na valorização do vazio, um dos seus ingredientes essenciais, talvez o seu próprio diferencial. A fim de direcionar a atenção do visitante para as pinturas de superfícies e para a materialidade da casa, Isabela e sua equipa apostaram em grafismos simples – linhas coloridas que contornam as aberturas -, conjugado com um design irreverente de mobiliário, que serve de suporte para a contemplação dos tetos e paredes.

O interessante de notar é a mistura de Viroc com a Pedra Sabão, pedra típica do Barroco Mineiro , natural de Minas Gerais, utilizada nos móveis expositores, refere a Arquitecta Isabela Vecci, responsável pelo projeto.

Parque Plaça d’Europa, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachada

Arquitetura: Marià Castelló Martínez e Xico Ribas + Héctor Martínez

Fotografia: Estudi Es Pujol de s’Era

Local: Plaça d’Europa. Es Pujols. Formentera. Espanha

A intervenção visa proporcionar 136 lugares de estacionamento para a área costeira da cidade de Es Pujols, onde a parte mais importante do turismo na ilha de Formentera é concentrada.

A fim de liberar a pressão do tráfego rodoviário para os peões sobre toda a superfície da Plaza de Europa, desenvolveu-se num edifício de 3018 m2 completamente soterrado cuja capa forma um espaço público.

Assim, o utilizador, depois de estacionar o veículo, intuitivamente dirige-se a um corte central guiado por luz natural, e de lá, pode ir para o topo através de escadas ou de elevador. Também no núcleo elevador, existe um ATM localizado na secção central.

“Plaça d’Europa Estacionamento” é um projecto feito quase com um único material : cimento. Temos utilizado de diferentes formas: in situ, pré-fabricada, em azulejos e painéis leves. Viroc ofereceu-nos uma solução em construção a seco para manter a harmonia do material no espaço, mantendo a alma do projeto. “, afirmou Marià Castelló Martínez, arquiteto do projeto.

O espaço interior resultante é de grande sobriedade e sinceridade construtiva que beneficia de uma harmonia geral. A estrutura também está fechada parcial e da vista esquerda. As instalações foram estudadas para se relacionar com a grade estrutural e não deixaram pontos de vista, para apreciar a sua beleza.

A estratégia de ventilação natural é através do pátio longitudinal e optaram por um sistema de iluminação LED, onde se optimiza a eficiência energética de estacionamento e se reduz custos operacionais.

Casas do Almourão, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Ocre

Aplicação: Fachada Ventilada - Viroclin

Arquitetura: MB-Arquitectos

Fotografia: Foz Cobrão Tur

Local: Portugal

O projeto foi implementado em uma aldeia típica da Beira Baixa, caracterizado pela sua arquitectura tradicional. A sua localização, na periferia do núcleo urbano, em uma estreita faixa de terra, com ampla visibilidade para o rio Ocresa, permite, que juntamente com o seu conteúdo do programa, uma resposta arquitectónica diferenciada que respeita simultaneamente as características do lugar.

A solução de fachada ventilada Viroclin foi recomendada pelo arquitecto responsável Mário Benjamin.” Correspondeu esteticamente e funcionalmente à intenção da arquitectura. O nosso objectivo foi manter um consenso com o projecto inicial, seja pela linguagem dos materiais utilizados ou pela força construtiva e versatilidade da execução. “, refere Mário Benjamim.

Os resultados são caracterizados por dois volumes com quatro casas. As casas seguem a topografia do terreno, assumindo um estilo que se confunde com o ambiente.

Mais informações: www.mb-arquitectos.pt

Instituto Dona Ana Rosa, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Fachada e Revestimento de Paredes

Arquitetura: RoccoVidal Perkins+Will

Fotografia: Daniel Ducci

Local: São Paulo, Brasil

Instituto Dona Ana Rosa (IDAR) é uma organização civil sem fins lucrativos, que visa o atendimento gratuito a crianças e jovens de classes sociais desfavorecidas em três programas, de acordo com a Prefeitura de São Paulo.

IDAR tem como objetivo promover a integração entre as comunidades, pais, alunos e funcionários, a fim de reforçar os laços e desenvolver atividades que forneçam uma ligação entre o Instituto e a família, assegurando que os utilizadores usufruam dos direitos de cuidados primários.

O desafio passou por inserir um novo edifício numa área já edificada num grande terreno na zona oeste de São Paulo. Este novo edifício está inserido em antigos armazéns industriais.

Havia a possibilidade de reaproveitar a edificação existente, um armazém com poucas qualidades arquitectónicas e não projetado com as finalidades necessárias para a sua ocupação atual; ou criar um novo modelo que mostrasse essa transformação do instituto a toda a comunidade. Optando pelo segundo modelo, Viroc foi uma das escolhas para uma obra racional, económica, limpa, e de baixo impacto.

Loja de vinhos El Rincón del Chez, Espanha

Especificações Técnicas


Produto: Viroc Cinza

Aplicação: Revestimento de interiores e divisórias

Arquitetura: Araiz Floristán Arquitectos

Fotografia: Pedro Pegenaute

Local: Pamplona, Navarra, Espanha

El Rincón del Chez é um pequeno espaço, de cerca de 15 metros quadrados, anteriormente ocupado por uma geladaria que foi transformado numa loja para degustação de vinhos.

Está integrada na rua Estafeta – bem conhecida pela sua envolvência com as festas de San Fermin – utilizando texturas e formas dos pavimentos da rua. Procura, desta forma, materializar a rua num pequeno fragmento.

O Viroc cinza foi escolhido, em conjunto com madeira de carvalho, para realizar tanto as paredes como os tectos e o mobiliário. O objectivo era utilizar materiais presentes no processo vinícola.

BIM

Catálogo de objetos BIM Viroc. Para uso profissional, com todas as informações técnicas essenciais para o seu projeto. Os ficheiros para download encontram-se para software Revit da Autodesk, para as versões Revit 2018, 2019, 2020 e 2021.

    REVIT - PAINÉIS E PAREDESREVIT - DIVISÓRIASREVIT - FACHADASREVIT - PAVIMENTOSREVIT - REVESTIMENTOSREVIT - TETOS FALSOS

    FAQS

    Não, na Europa de acordo com a Diretiva 2003/18/CE, o amianto foi proibido em 2005.
    Em aplicações interiores as juntas podem ser seladas com um mástique de poliuretano.
    Não recomendamos que as juntas em painéis de fachada sejam seladas.
    A durabilidade expectável de uma fachada ventilada construída com painéis Viroc é a de uma parede construída de forma tradicional, normalmente consideram-se 50 anos.
    A grande maioria das patologias que ocorre são cantos e bordos partidos, devidas à má instalação dos painéis. A sua fixação tem de permitir o dilatar e encolher do painel devido as variações de temperatura e humidade.
    Sim, recomendamos que o painel seja aplicado sobre uma estrutura de madeira ou metal como se de uma folha de revestimento se tratasse.
    O cimento constituinte dos painéis contem sais de cálcio, pelo que durante as reações de hidratação do cimento são produzidos sais que surgem à superfície (eflorescências primárias). Após aplicação do painel no exterior devido ao contacto com a água das chuvas, se o painel não estiver envernizado podem surgir migração de sais à superfície (eflorescências secundárias). Em climas húmidos e frios é mais frequente.
    Apesar do painel ter alguma flexibilidade não recomendamos que seja aplicado com curvatura. Recomendamos que as superfícies curvas sejam revestidas por pequenos troços retos.
    A densidade do painel é de 1350 ± 100 Kg por m3, pelo que um painel de 10 mm de espessura pesa 13.5 Kg/m2.
    Não existem tintas e vernizes específicos para serem aplicados em Viroc. O painel tem uma alcalinidade superficial (PH) de 11 a 13, pelo que normalmente as tintas e vernizes adequados para superfícies de betão e madeira em simultâneo, são os que têm melhor comportamento quando aplicados sobre o painel Viroc. As tintas e vernizes de resinas acrílicas ou poliuretanos alifáticos de base solvente são os que têm demonstrados melhor desempenho. Os vernizes de resinas acrílicas e poliuretanos alifáticos de base aquosa são os que menos alteram a cor original do painel.
    Uma velatura é um verniz colorido que não confere opacidade. Se a velatura for adequada para a superfície do painel Viroc, referida na pergunta anterior, pode ser utilizado.
    Os discos recomendados são discos circulares com cortantes em metal duro de tungsténio. A utilização de disco com cortantes de diamante só é recomendado em serras de bancada.
    O Corte a jacto de água é possível e fica como se tivesse sido realizado com uma serra. O corte a laser é possível, mas as arestas cortadas ficam com aspeto de queimado, na cor negra.
    Não, as furações são feitas pelo aplicador.
    Sim existem aplicadores que tem vindo a desenvolver trabalhos em Viroc com muita qualidade.
    Podemos utilizar o painel Viroc como suporte de uma cobertura que irá ser revestida. Não recomendamos Viroc como material de revestimento de uma cobertura. Em superfícies planas ou quase planas, devido à maior exposição solar e ao empoçamento de águas, os ciclos de seco-molhado criam uma micro-fissuração que surge em alguns painéis.

    Painéis Viroc

    Viroc Preto

    Viroc Cinza

    Viroc Branco

    Viroc Ocre

    Viroc Amarelo

    Viroc Vermelho

    Newsletter