Viroc Liner PT

VIROC Liner by Investwood

Viroc® Liner

O Viroc Liner é um painel compósito, constituído por uma mistura de partículas de madeira e cimento designado de Cement Bonded Particle Board (CBPB). Combina a flexibilidade da madeira com a resistência e durabilidade do cimento, permitindo uma vasta gama de aplicações tanto no interior como no exterior.

A produção do painel Viroc Liner cumpre com as especificações das normas EN 634 e EN 13986, dispondo de um Certificado de Marcação CE.

O painel Viroc Liner é fornecido em bruto, sem acabamento. A superfície do painel Viroc Liner não tem critério de escolha pelo que ambas poderão apresentar irregularidades, incrustações, sujidades, manchas, riscos, sais de eflorescências, aparas de madeira e buracos.

O Viroc Liner é um painel fornecido em bruto, com o objetivo de servir de suporte e uma vez que se destina a ser revestido com um acabamento, será fornecido maioritariamente na cor cinza, podendo uma mesma encomenda e/ou palete ser fornecida em mais de uma cor, segundo stock disponível.

Gama

O painel Viroc Liner é um produto maioritariamente cinzento mas pode ser fornecido noutras cores. Está disponível, sob consulta de stock, em 5 dimensões e em 4 espessuras diferentes. 

Para mais informações, por favor, consulte a ficha técnica.

Espessuras e Dimensões

Espessuras (mm): 8, 10, 12 e 16
Dimensões (mm): 2600×1250, 3000×1250*, 2600×1200*, 3000×1200*, 2440×1100*
*Dimensões sob consulta de stock existente.

CoresVer ProdutoEspessuras (MM)Dimensões (MM)Pedir Amostra
Cinza
CZ
8 | 10 | 12 | 162600x1250 | 3000x1250* | 2440x1100* | 2600x1200* | 3000x1200*

*Dimensões sob consulta de stock existente.

PropriedadeUnidadesValorNorma
Densidadekg/m31350 ± 100EN 323
Resistência à flexãoN/mm29EN 310
Módulo de Elasticidade em flexão
Classe 1
Class 2
N/mm2≥ 4500
4000 a 4500
EN 310
Resistência à traçãoN/mm20.5EN 319
Inchamento 24h%1.5EN 317
Resistência à tração após ensaio cíclicoN/mm20.3EN 319 + EN 321
Inchamento após ensaio cíclico%1.5EN 317 + EN
Teor de humidade à saída da fábrica%6 - 12EN 322
Alcalinidade superficialPH11 - 13-
Condutibilidade térmica (*)W/m.K0.22EN 12664
Poder calorifico superior, PCS (*)MJ/kg4 ± 0.5EN ISO 1716
Reação ao fogoB-s1,d0EN 13501

Formaldeído: Classe de formaldeído E1 (EN 13986-Anexo B); sem adição de formaldeído.
Pentaclorofenol: Não contém.
Amianto/Asbestos: Não contém.
Sílica: Contém resquícios de sílica provenientes do cimento.

Aplicações

O Painel Viroc® Sanded só pode ser utilizado em interiores. Paredes divisórias, revestimento de paredes interiores, tetos falsos, decoração, mobiliário, entre outros.

NÃO TÓXICO

ISOLANTE ACÚSTICO

RESISTENTE A CARGAS

FÁCIL INSTALAÇÃO

RESISTENTE A FUNGOS

RESISTENTE AO IMPACTO

RESISTENTE AO FOGO

RESISTENTE A TÉRMITAS

ISOLANTE TÉRMICO

HIDRÓFUGO

RESISTENTE
AO GELO

DURABILIDADE

características

NÃO TÓXICO

ISOLANTE ACÚSTICO

RESISTENTE A CARGAS

FÁCIL INSTALAÇÃO

RESISTENTE A FUNGOS

RESISTENTE AO IMPACTO

RESISTENTE AO FOGO

RESISTENTE A TÉRMITAS

ISOLANTE TÉRMICO

HIDRÓFUGO

RESISTENTE AO GELO

DURABILIDADE

Acabamentos

O painel Valchromat deve ser aplicado com um acabamento, por forma a proteger a superfície, mantendo o seu aspeto natural. O acabamento pode ser realizado com vernizes, ceras ou óleos.

Uma vez que existem diferenças de tonalidade entre painéis, é conveniente que a totalidade dos painéis seja proveniente da mesma produção de forma a evitar grandes diferenças.
Antes de se iniciar um trabalho, os painéis devem ser dispostos lado a lado, organizando-os para tentar minimizar essas diferenças entre painéis contíguos.

Tipos de acabamento

Verniz

Dos três tipos de acabamento descritos, os vernizes são os mais complexos e por vezes de difícil escolha, pela grande variedade de oferta que existe. Qualquer verniz que seja adequado para madeira pode ser aplicado sobre Valchromat. Os vernizes acrílicos de dois componentes são bastante utilizados, uma vez que não amarelecem ao longo do tempo.

Quando o acabamento é realizado com verniz, a primeira demão a ser aplicada é de um primário, também chamado de “fundo” ou “tapa-poros”. Após secagem do primário, as superfícies são lixadas com lixa fina de grão 320, de forma a remover o repelo e granulometria que possa surgir.

De seguida, é aplicado um verniz de acabamento em uma ou duas demãos, conforme prescrição do fabricante. Entre demãos as superfícies são lixadas com lixa fina de grão 320.

Existem vernizes de acabamento com diferentes tipos de brilho, desde mate a brilhante. É recomendado que o primário e o verniz aplicado sejam do mesmo fabricante para que não haja incompatibilidades entre si.

Cera ou Óleo

As ceras ou os óleos são normalmente aplicados numa única demão sobre as superfícies previamente preparadas. Estes tipos de acabamento não devem ser aplicados em painéis que venham a ser instalados em ambientes húmidos, como cozinhas e casas de banho.

Preparação da superfície

Uma vez que existem diferenças de tonalidade entre painéis, é conveniente que a totalidade dos painéis seja proveniente da mesma produção de forma a evitar grandes diferenças.

Antes de se iniciar um trabalho, os painéis devem ser dispostos lado a lado, organizando-os para tentar minimizar essas diferenças entre painéis contíguos.

Em geral, qualquer acabamento, seja ele verniz, cera ou óleo, necessita de uma preparação prévia da superfície. Essa preparação consiste em lixar as superfícies e topos com lixa fina antes da aplicação do acabamento.

O processo deverá ser gradual, incrementando-se o grão da lixa em 50% a cada nova etapa. Recomenda-se que sejam, pelo menos, utilizadas 2 etapas com 2 grãos de lixa distintos.
Os painéis Valchromat vêm lixados de fábrica com grão 150 ou 180 dependendo da espessura, pelo que a recomendação de preparação da superfície seja iniciar com lixa grão 220-240 e finalizar com lixa de grão 320-360. Os topos deverão ser igualmente tratados.

Antes de aplicar o acabamento, os painéis deverão ser limpos com pano seco, sopro de ar ou, preferencialmente, aspiração de forma a ficarem isentos de qualquer tipo de poeira, que irá prejudicar o acabamento.

Parceiros

VERNIZES
BRILHO, MEIO-BRILHO, MATE
CERAS
BRILHO, MEIO-BRILHO, MATE
ÓLEOS
MATE

BARPIMO

CIN/ VALENTINE

CIRANOVA

SAYERLACK

SIKA

SIRCA

CIRANOVA

DIVERSEY

CIRANOVA

GENERAL IRON FITTINGS

RUBIO MONOCOAT

PRODUTOS REPARADORES
Impressão Digital

SINTO

L2 SPIRIT

Residência “AVANT-GARDE”

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário, Painéis Decorativos e Portas

Arquitetura: “A FORM interior design studio”, designer Aurelija Slapikaite Jurkone

Fotografia: Benas Sileika

Local: Lituânia

Projeto de design de interiores para a residência “AVANT-GARDE”, localizada na Lituânia. Utilização de Valchromat preto em painéis decorativos, portas e mobiliário. Valoriza a textura e aparência do painel, que em contraste com os tons da madeira e cores claras, criam ambientes modernos e convidativos.

Quake – Centro do Terramoto de Lisboa

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Tetos, Paredes Divisórias, Mobiliário, Decoração de Interiores e Painéis Acústicos

Arquitetura: Arq. Marcus Cerdeira

Fotografia: Francisco Nogueira

Local: Portugal

O “Quake Museum” tem na sua origem o reconhecimento e estudo aprofundado de um importante acontecimento na história de Portugal – O terramoto de 1755 -, mais concretamente na cidade de Lisboa, mas que também mudou de modo inequívoco e decisivo, a história da Europa e do Mundo a partir do sec. XVIII.

O principal desafio temático deste museu foi a comunicação deste acontecimento específico e de todo o contexto histórico e científico com ele relacionado, de uma forma inovadora, com recurso a soluções técnicas contemporâneas (tecnologia 4D imersiva) que atraíssem todos os tipos de visitantes.

Por outro lado, o grande desafio arquitetónico deste edifício foi o de conseguir as melhores condições para o desenvolvimento do programa expositivo, tendo sempre presente as necessidades do fluxo e interação do publico nas diferentes áreas do museu, e a articulação com a complexidade técnica inerente ao programa. Complementarmente pretendeu-se que o edifício fosse mais uma referência arquitetónica nesta zona da cidade, sem querer, no entanto, que ganhasse um protagonismo excessivo, de modo a não se sobrepor ao próprio conteúdo da própria exposição.

Mesas HAY Two-Colour

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário

Arquitetura: HAY

Local: Dinamarca

Nascida na Dinamarca, a marca HAY conta com Valchromat para as suas mesas divertidas mas de linhas simples. Com um estilo intemporal, oferece soluções de mobiliário de design moderno num estilo intemporal.

A HAY democratiza o design, modernizando as linhas escandinavas de móveis e decoração dos anos 50 a preços acessíveis.

Valchromat foi a escolha por ser um painel colorido na sua total espessura e por ser resistente, fornecendo estabilidade, irreverência e originalidade.

Inspirados na arte, moda e arquitetura, a cor foi um ponto de referência importante, contando com as 11 cores da paleta de Valchromat.

A HAY concentra-se no desenvolvimento de produtos de longa duração que minimizem o impacto ambiental. Otimizando a utilização de materiais sustentáveis, tais como materiais reciclados, madeira certificada e lacas à base de água, com um número crescente de produtos eco certificados. Perseguem requisitos regulamentares rigorosos, e a maioria dos produtos são testados para cumprir as normas internacionais de resistência, durabilidade e segurança.

O painel Valchromat, por não ser tóxico e ser produzido de forma cada vez mais sustentável faz parte dos projetos de sucesso destes produtos.

Cabana Y

Especificações Técnicas


Aplicação: Paredes

Arquitetura: Oslotre As

Cliente: Particular

Fotografia: Kyrre Sundal & Nadia Norskott

Distribuidor: Oslo Finerfabrikk

Local: Noruega

A cabana Y está localizada na cordilheira de Vikerfjell em Ringerike, Noruega.

Estendendo-se ligeiramente sobre uma pequena escarpa, espreita entre os pinheiros e olha sobre uma paisagem florestal do norte. O volume do edifício ramifica-se em três direções a partir de um ponto pivot central, onde se encontram seis ripas de madeira laminada em cruz com ângulos diferentes. Isto cria uma geometria complexa do telhado que permite um espaço aberto e flexível, eliminando a necessidade de vigas e colunas.

O plano está dividido em 3 áreas. Um dos quais contém os quartos, revestidos em Valchromat, enquanto as duas áreas restantes estão divididas entre a sala de jantar e a cozinha. A lareira, centrada onde o “Y” se divide, proporciona calor a ambos os espaços.

O interior é dominado por Valchromat. As molduras das janelas amarelas criam uma atmosfera quente no interior, e emolduram e realçam a vista da floresta e das montanhas. O chão de cinzas, colocado na diagonal, é montado sem rodapés e enfiado por baixo das paredes de madeira maciça. O edifício é caracterizado por um elevado nível de detalhe e precisão na execução. A utilização de madeira maciça em todo o edifício cria a experiência de um ambiente interior quente e fresco. A cabana é revestida com pinho de minério tanto na fachada como no telhado. Misturando a cabana na paisagem florestal circundante e dando-lhe o seu lugar natural no parapeito da montanha.

Destaques:

– Categoria de edifício: Casa de campo

– Dimensão do projeto: 70 m2

– Material utilizado: Construção primária CLT, isolamento de fibra de madeira, revestimento de pinho de minério

– Entrega de Oslotre/OsloPre: Arquitetura, desenho e montagem de madeira.

L’atelier Piccolo

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Design e Brinquedos

Arquitetura: L'ATELIER PICCOLO

Fotografia: L'ATELIER PICCOLO

Local: França

A vantagem dos brinquedos de madeira está no fato de ser uma opção mais duradoura, podendo passar de geração em geração e por ter uma maior resistência. Além disso, este tipo de brinquedos ainda pode ser uma opção mais segura, quando a escolha do material é direccionada para o universo das crianças.

Estes projectos levam-nos a um pequeno atelier francês, que, após muitas experiências que correram menos bem com variados materiais, encontrou em Valchromat a solução para as suas criações. Por ser feito de madeira e por permitir ser maquinado, os artistas podem “esculpir a madeira” da forma que entenderem.

Aproveitando o facto do painel ter 11 cores na paleta, os objectos criados são originais e coloridos. Não é preciso usar tintas pois o material já vive da cor, presente em toda a sua densidade e que não deixa perder a sua intensidade.

Por não ser tóxico, Valchromat permite trabalhos que as crianças podem manusear. O painel cumpre com as normas euopeias e francesas para a segurança nos brinquedos.

Este tipo de brinquedo tem como foco divertir os pequenos, mas além disso traz atividades que ajudam no desenvolvimento geral da criança, fazendo com que a brincadeira seja uma forma de aprendizagem.

Consegue-se ainda fazer pequenos detalhes nos objectos, mantendo um bom aspeto na superfície, pois não perde a sua cor e densidade no processo de maquinação em CNC. Sendo artistas de detalhe, isto acabou por pesar na escolha, facilita muito o trabalho do artista.

Hotel Hotel – Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Paredes

Arquitetura: Atelier Pedrita. Rita João e Pedro Ferreira. www.pedrita.net

Fotografia: Francisco Nogueira

Local: Portugal

No coração da cidade de Lisboa surge um Hotel que nos surpreende pela capacidade que tem de nos fazer sonhar de olhos abertos.

A natureza e a arte foram o foco e a inspiração para o projeto, fruto de uma junção de artistas (arquitetos, artistas plásticos, ceramistas, entre outros), onde cada um deu o melhor de si para um só objetivo, fazer um espaço único.

Neste hotel, as pessoas que o escolhem têm atividades diferentes à disposição, num espaço cheio de atitude e boas vibrações, que permite ainda o merecido descanso.

Valchromat faz parte deste Hotel em zonas como a entrada, sala de yoga e quartos, foi escolhido por ser um material facilmente maquinado, colorido em toda a espessura e por permitir uma obra limpa. Obtiveram-se paredes vivas, com padrões que ao mesmo tempo dão o direito ao descanso num quarto e nos acolhem noutros espaços, convidando-nos a atividades várias.

A utilização do Valchromat ajudou os arquitetos a definir um espaço contemporâneo onde o conforto e elegância se expressam com ajuda da sua textura e cor. Por ser um material que combina bem com outros tipos de material, como a pedra ou o metal e o seu aspeto natural e “quente” foi um aliado perfeito neste Hotel tão peculiar.

Um Hotel divertido, dotado de originalidade e um extremo bom gosto.

 

Reabilitação e Restauro do Mosteiro de São Miguel de Refojos

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Paredes, tetos e mobiliário

Arquitetura: Paulo Freitas e Maria João Marques Arquitetos

Fotografia: Inês d’Orey

Local: Portugal

A reabilitação do Mosteiro de São Miguel de Refojos, imóvel de interesse público, ocupado parcialmente pela autarquia de Cabeceiras de Basto teve como objetivo valorizar o património arquitetónico, dotando-o ainda de um serviço de atendimento único do município no piso térreo da ala poente. Nesta ala, a solução adotada refletiu a contemporaneidade e destacou-se do edifício existente, conseguindo transmitir o que é original do que foi pensado posteriormente. As soluções construtivas visaram a durabilidade dos materiais e permitem o funcionamento das instalações a custo reduzido. Valchromat negro foi escolhido para revestir paredes, tetos e para desenho de mobiliário, que, de uma forma imponente e sóbria, conduz o cidadão ao interior do espaço. O quente que a madeira presente no painel transmite dá a sensação de comodidade e de “receção e inserção no espaço”.

Os Arquitetos escolheram Valchromat pois ao ser hidrófugo e fácil de mecanizar permitiu ser usado nesta zona de transição e ainda conseguiu ser trabalhado no mobiliário existente, surgindo com uma textura nervurada.

O projeto de reabilitação e restauro do Mosteiro de São Miguel de Refojos garantiu a estabilidade do edificado no presente, assumindo também, a sua segurança no futuro. A autarquia acredita que a defesa do património é uma responsabilidade coletiva e assume esta responsabilidade, de zelar pela conservação, e contribuir para o interesse turístico da região afirmado por este imóvel de carácter excecional.

Obra finalista nos Golden Trezzini Awards e duas menções honrosas da última edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

Reabilitação de Prédio na Travessa do Ferraz 

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Fachadas

Arquitetura: Paulo Freitas e Maria João Marques Arquitectos

Fotografia: Inês d’Orey

Local: Portugal

Uma obra de reabilitação no Centro Histórico do Porto, Património mundial da Unesco. Nunca esquecendo esta pré-existência, recriou-se um programa de espaços e materiais com fortes referências à arquitetura oitocentista do Porto. 

Atualmente o edifício compreende dois espaços habitacionais e um espaço comercial. As habitações organizam-se em duas unidades autónomas que se sobrepõem, uma de tipologia T0 e uma outra de tipologia T3.  

Do último piso, a vista sobre o Centro Histórico a partir de uma generosa varanda é uma mais valia. 

Por se tratar de uma reabilitação, a intervenção preconizou uma aproximação aos materiais e técnicas construtivas originais. As paredes de alvenaria existentes foram reabilitadas e preparadas para receber a nova estrutura. Dotou-se o espaço de um melhor isolamento térmico e acústico. Vigas metálicas fixadas às paredes de alvenaria de pedra e ligadas aos elementos estruturais de madeira estabilizam o conjunto.  

O material é um ponto muito importante, Valchromat surge como uma opção no mobiliário, estando presente na sala, fazendo o desenho do corredor através de um módulo imponente e sóbrio. Aparece ainda em paredes, prevalencendo pelas suas melhores características. É hidrófugo, traz o quente da madeira, a cor, a densidade e a leveza. Por não necessitar de orlas, faz uma obra mais limpa e promove linhas mais depuradas. A estrutura de madeira à vista, o branco que une paredes e tetos, o cinzento dos móveis, e a cor quente da madeira que reveste o chão são os elementos contínuos que contribuem para a fluidez dos espaços. 

As opções subjacentes a esta intervenção tiveram em conta as exigências atuais de conforto e salubridade, nomeadamente no que diz respeito ao cuidado com a ventilação dos espaços e diminuição das perdas térmicas, bem como o acondicionamento ordenado e oculto das infraestruturas necessárias.  

Menção Honrosa na última edição dos Golden Trezzini Awards, e finalistas no Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira 2021. 

Apartamento Vavilova 

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário, portas, paredes, movéis de cozinha

Arquitetura: Le Atelier

Fotografia: Ilya Ivanov, Mikhail Loskutoff

Local: Rússia

Um apartamento em Moscovo para duas crianças barulhentas e um casal que passa muito tempo fora. O principal objetivo era dar-lhes a vista para o exterior e ainda proporcionar um espaço confortável e grande para que se pudessem reunir a cozinhar e ver filmes. 

Estes arquitetos reúnem elementos primários, com cor, a beleza do aleatório e o trabalho com materiais de preço acessível. Isso percebe-se na não subtileza da canalização que percorre o espaço, que foi marcada e bem delineada, sobressaindo do teto cinza de betão. Há um pouco de arquitetura industrial nesta habitação, mas a cor cinzenta presente é pontuada também pelo colorido painel Valchromat, que assume manchas lúdicas na cozinha, nos armários, nas paredes e nas estantes. O amarelo, o verde, o azul, são cores que marcam este espaço.  

Segundo os autores do projeto: “Utilizámos o Valchromat por várias razões. Em primeiro lugar, a sua textura parece muito natural e não tão plástica como a do MDF esmaltado, e em segundo lugar, era muito importante para nós que a textura fosse resistente ao desgaste (isto é muito importante, uma vez que há crianças em casa) e havia muito poucas opções, Valchromat e madeira natural. Mas a madeira natural não tem tal estabilidade de engenharia, razão pela qual escolhemos o Valchromat. Mesmo quando riscada e lascada, tem um ótimo aspeto e mantém a sua cor.” 

Resumindo, Valchromat foi escolhido por ser um material que resiste ao desgaste, assume cargas, permite ser fresado e vive das suas cores vibrantes. São muitas vantagens neste painel que também é hidrófugo por natureza, por isso está presente nos diferentes espaços deste apartamento. 

Candeeiros Serge Albo

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário

Arquitetura: Serge Albo

Local: França

Hoje em dia, as grandes tendências da decoração incluem candeeiros, revelando a importância da iluminação do espaço assim como a sua inserção no estilo decorativo escolhido.

Há muito tempo que este artista, Serge Albo, se dedica a utilizar Valchromat como matéria prima das suas bases de candeeiro, com muito sucesso.

A técnica que permite obter estes ótimos resultados com o painel, colorido em toda a sua espessura e disponível numa paleta que vai dos neutros aos tons mais vibrantes, consiste em ir colando os painéis em várias camadas e trabalhando-os para atingir a forma pretendida. 

A escolha de materiais de qualidade e resistentes, aliadas ao design e funcionalidade é de extrema importância para se obter resultados de elevada qualidade e originais.

Elegantes e personalizáveis, os candeeiros encontram-se disponíveis em diferentes estilos, pelo que conseguem facilmente adaptar-se aos mais diversos ambientes e espaços.

Além de iluminarem o espaço, são também uma forma de decoração que pode até definir o look de um espaço. Podem ser colocados com diferentes alturas e dispostos com diferentes distâncias, dando mais vida e movimento à sua casa. Estes candeeiros são objetos que podem fazer toda a diferença, tornando o espaço mais apelativo, único e original. 

Valchromat é o material de alta qualidade, não tóxico e colorido em toda a espessura que este artista escolheu, pela sua resistência e por não precisar de ser pintado para ter tanta cor viva.

CrocToys

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Brinquedos

Arquitetura: CrocToys (Max Valembois)

Local: França

Os brinquedos fazem parte da infância de todas as crianças, e são ótimas formas de aprender, pois estimulam sua criatividade. Na sua origem, os brinquedos eram feitos de madeira, únicos e originais.

Croctoys é uma marca de brinquedos de madeira com um design inovador, feitos artesenalmente em França. Alguns brinquedos são bem simples, como carrinhos, e indicados para crianças mais novas. Já outros brinquedos, como quebra-cabeças, pistas, garagens dobráveis e jogos de tabuleiro, são indicados para crianças de mais idade.

Estes brinquedos originais são feitos com Valchromat, por ser um material de alta qualidade, não tóxico e colorido em toda a espessura. Qual é a criança que ao brincar não vai tentar explorar os objetos com todos os seus sentidos?

Assim, as cores tingidas na massa e o fato do material não ser tóxico garantem a segurança necessária para o seu manuseamento.

Os brinquedos cumprem as regras de segurança europeias atuais. Feitos para durar, Valchromat garante a máxima resistência e uma longa vida útil.

RIF, luminaires design et responsables

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário

Arquitetura: Alice HONORE RIFFELMACHER

Fotografia: RIF Luminaires

Local: França

A ideia de fazer luminárias com materiais sustentáveis levou esta marca a recorrer a Valchromat.

Como se recusam a cortar uma árvore para criar estes objetos, foi a escolha perfeita. Ainda tentam reduzir o custo de transporte, por isso vai o produto já montado do local de fabrico, numa embalagem reciclável e amiga do ambiente.

Inserindo-se em ambientes mais ou menos modernos ou até rústicos, estes candeeiros podem ser a solução perfeita nas várias divisões de uma casa. Fica perfeito e sublime inserido numa sala, num quarto ou numa cozinha. Modifica o ambiente onde se insere.

Foi feito com Valchromat e tirou partido da sua maquinabilidade para obter a sua forma original.

Estante árvore, Thierry Bataille

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário, design

Arquitetura: THIERRY BATAILLE

Local: Bélgica

Estante para livros feita em Valchromat. Objeto feito sem recorrer a ferragens, tirando o maior partido da cor na sua variada oferta e da resistência do material para fazer prateleiras resistentes e um objeto autoportante.

Por ser um objeto tão irreverente, pode ser perfeitamente integrado na decoração dependendo da cor escolhida.

É fácil de transportar, armazenar e desmontar pode fazer parte da decoração numa sala, num espaço de exposição, numa biblioteca. Peça desenhada apenas em Valchromat maquinado e, por ser colorido na massa não perdeu as suas qualidades.

Este produto é um produto eco-responsável pois é um objetivo do artista, o respeito pelo ambiente, tanto na conceção como no fabrico, mas também no final da vida útil do produto.

Porta garrafas, Thierry Bataille

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário, design

Arquitetura: THIERRY BATAILLE

Local: Bélgica

Porta garrafa ecológico: um produto único, feito à mão. Com o objetivo de valorizar uma obra de arte regional.

Vários fatores foram imprescindíveis, o preço de fabrico na Bélgica (Hainaut), o preço de venda (design acessível a todos), ser fácil de transportar, fácil de desmontar, fácil de armazenar, sem ferragens ou ferramentas necessárias para a montagem. Foram então conseguidas peças num só material, reciclável, Valchromat. Como pode ser facilmente maquinado e, sobretudo, por ser colorido na massa e hidrófugo, foi o material eleito.

Este produto é um produto eco-responsável pois é um objetivo do artista, o respeito pelo ambiente, tanto na conceção como no fabrico, mas também no final da vida útil do produto.

CREATION LOFT “D” 170M²

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Interiores – mobiliário, design

Arquitetura: HAINNE TERRY ARCHITECTE

Fotografia: LAURENT GHESQUIÈRE

Local: FRANCE, TOURCOING

A reabilitação deste espaço industrial num loft tinha como premissas principais criar espaços que sirvam de como ponte entre os dois espaços exteriores. A Norte surge o pátio, a entrada para a habitação, um elemento que enfrenta a cidade. A Sul, o verde do jardim, marcado pela baía na paisagem. A janela pode ser totalmente removida conseguindo assim que a casa se torne uma unidade só.

Ainda como objetivo do projetista, é a articulação do espaço habitacional em torno de uma caixa de Valchromat negro, escondendo os elementos técnicos e reforçando a dinâmica da habitação. Um elemento esculpido, integrando uma escadaria e um escritório com vários nichos que permitem ao cliente decorar o espaço como quer. Só um material como Valchromat permitia esta versatilidade, numa obra limpa, sem necessidade de colocar orlas.

Reforçando este elemento existe uma abertura zenital no centro da habitação, que o destacam.

Exposição “Même pas vieille”

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Stands

Arquitetura: Haute École d’Art et de Design (Genève), l’École de Condé (Paris), l’École de Communication Visuelle (Bordeaux, Paris), l’École Supérieure d’Art (Quimper)

Local: França

Valchromat foi o material escolhido na exposição comemorativa dos 90 anos da marca La Vache Qui Rit.

Num projeto que contou com a colaboração de estudantes de arte e design, conta-se um pouco a história da marca e apontou-se ao futuro da mesma. Assim, foram criadas estruturas expositivas que não têm qualquer parafuso ou ferragem, aliando a característica da cor em toda a sua densidade à capacidade de ser mecanizado sem fazer repelo nem agastar as ferramentas.

O resultado? Uma exposição cheia de cor, cantos e recantos, que aproveita a resistência do material no seu máximo expoente.

Apartamento particular, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Design de Interiores

Arquitetura: Alain Oesch

Local: França

O objetivo do carpinteiro Sifferlin foi, trabalhando em conjunto com o Arquiteto, conseguir um espaço interior sóbrio, elegante e eficaz. Valchromat é a resposta ideal pois consegue ser usado em cozinhas, por ser hidrófugo, e em zonas onde a acústica é importante, pelas suas boas capacidades técnicas.

Na cozinha os armários são em cinza claro, leve e seguro, para que o espaço tenha uma leitura limpa e uma vivência plena. Na sala e divisórias entre zona de dormir e casa de banho, o painel consegue fazer uma ligação moderna, pois o negro impõe-se de forma linear.

Valchromat é o painel durável, com características intemporais, boas respostas hidrófugas e resistências térmica, acústica e mecânica, sendo por isso a escolha ideal neste espaço.

Casa, estúdio e oficina

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário interior, paredes e divisórias

Arquitetura: José Castro Caldas

Fotografia: Mercês Tomaz Gomes

Local: Lisboa, Portugal

Um projeto, uma experiência do arquiteto José Castro Caldas.

O uso das cores da paleta de Valchromat foi a chave neste projeto, onde o núcleo construído tem uma função prática de arrumo polivalente e mobiliário. Muito presente e imponente no espaço, o painel Valchromat brinca com as suas cores e constrói um dinamismo cromático. Pelas suas características hidrófugas e pela paleta de cor, o material proporcionou uma obra limpa, que não carece de pinturas ou acabamentos extra.

“Um painel colorido divide a zona social/profissional da zona privada. Uma divisão que ao ter 60cms de profundidade, permite ser útil, no sentido que resolve arrumação para ambos os lados. De um lado, a partir da entrada o estúdio | Oficina, do outro, o quarto e a sala. O desenho é uma estipulação de proporções geométricas a partir de medidas antropométricas – nada de novo, estudam-se há séculos, dou-lhe simplesmente continuação. As cores, a partir da inspiração no Neo-plasticismo permitem explorar a gama cromática disponível no material Valchromat.”

Valchromat_Projetos_VDM_México 1

Projeto VDM (Vivenda Mínima de Descanso), México

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Paredes e Revestimento de Interiores

Arquitetura: Rodrigo Alegre e Carlos Acosta

Local: México

Um retiro ecológico na vida urbana. Nomeado para edifício do ano 2020 Archdaily.

Esta casa é um sistema de habitação pré-fabricada que é uma alternativa de luxo para minimizar o impacto ambiental das novas construções. Pronto em 99 dias e feita com materiais ambientalmente responsáveis, interfere o mínimo possível na paisagem urbana.

Como escreveu um dia o mestre Ludwig Mies Van de Rohe, “less is more”. É nesta premissa que assenta a ideia dos arquitectos Rodrigo Alegre e Carlos Acosta (fundadores do renomado estúdio da Cidade do México STUDIOROCA, a empresa de design responsável pelo elegante mobiliário de interior -VMD). A ideia é viver e apreciar a beleza natural do México com o mínimo de intervenção e pegada ecológica.

Viroc surge como como principal material para fachadas exteriores que combina o melhor da madeira pela sua flexibilidade e resistência do cimento; não é tóxico, é hidrófugo, retarda incêndios, e isolante térmico e acústico, entre os seus inúmeros benefícios, além disso, pela sua beleza natural acentua o caráter moderno da casa como se quer. Valchromat é utilizado como revestimento, o toque de classe necessário numa casa que é de luxo. Um material hidrófugo por defeito, ignífugo, natural com uma paleta repleta de cores.

Esta solução de construção de baixo custo e sem complicações promete uma ligação não invasiva com a natureza, onde um ambiente natural e luxo acessível se unem harmoniosamente. Viroc e Valchromat não podiam estar mais orgulhosos de pertencer a este projecto.

Centro Cultural Islâmico, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Canteiro, mobiliário negro, alguns revestimentos negros de vãos

Arquitetura: Estúdio Amatam

Fotografia: Garcês

Local: Odivelas, Portugal

Situado nos arredores de Lisboa, esta obra nomeada para prémios de prestígio como Archdaily Building of the Year 2020, contou com Valchromat como elemento fundamental.

A sobriedade necessária que este espaço de cultura e inspiração precisa, respeitando o silêncio necessário num templo, foi conseguida pela conjugação de materiais como pedra, a branco e Valchromat negro.

Por ser um material de origem natural, de cor sóbria e pura, conjugado com o branco imaculado da pedra, foi criando nichos, vãos, perspetivas e limites pensados para quem precisa de sentir a paz que a religião quer transmitir aqui.

O minimalismo do espaço foi pontuado pelo Valchromat negro, deu-lhe a riqueza necessária de uma forma modesta, como se pede.

A comunidade vive este espaço de contemplação sem qualquer interferência, pode dizer-se que Valchromat os liga de forma permanente entre o mundo terreno e o divino.

Valchromat_Projetos_Pião Cuco Toys_Portugal 5

Pião, Cuco Toys, Portugal

Especificações Técnicas


Local: Portugal

A Cuco Toys, da designer Mariana Costa e Silva, é uma empresa de brinquedos Portuguesa, de fabrico tradicional Português, onde todos os materiais que utilizam nas suas produções são ecológicos ou de carácter sustentável.

A sua mais recente criação é o renascer de um brinquedo clássico – o Pião – fabricado com um material inovador – Valchromat.

Para valorizar o carácter sustentável deste brinquedo, a Cuco Toys procurou reciclar o Valchromat. “De indústria em indústria recolhemos os desperdícios de Valchromat resultantes da indústria de mobiliário”, referiu Mariana Costa e Silva.

Na criação do Pião da Cuco Toys foi utilizado Valchromat Preto, Cinza, Azul, Violeta, Vermelho, Amarelo, Laranja e Verde.

Mariana Costa e Silva, designer da Cuco Toys, referiu ainda que a “ escolha do Valchromat deveu-se à possibilidade de trabalhar a cor de uma forma única, que seria inviável com a pintura”.

Mais informações:

www.cucotoys.com

www.facebook.com/pages/Cuco-Toys/492433734120900

Valchromat_Projetos_Colecção BullE_França 6

Colecção “BullE”, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto, Violeta e Laranja

Aplicação: Mobiliário

Local: França

A carpintaria francesa Atelier du Pourquois Pas, apresenta a colecção “BullE”, a sua mais recente linha de mobiliário feita com Valchromat.

As mesas e cadeiras altas, feitas em Valchromat Preto, Violeta e Laranja, podem ser utilizadas como mobiliário de bar ou cozinha, mobiliário de trabalho, em escritório, ou mesmo em mobiliário de jardim, desde que de forma temporária e com a aplicação de um acabamento adequado.

Outras das peças desta colecção são a poltrona, feita a partir da combinação de Valchromat Preto e Violeta ou Preto e Laranja, e o descanso para os pés, produzido nas mesmas cores.

A Poltrona “BullE”, com um design ergonómico e bastante confortável pode ser utilizada como mobiliário interior ou exterior, desde que temporário ou protegido, pois foi aplicado um acabamento adequado ao uso exterior.

Para mais informações:

www.ebenisterie-du-pourquoi-pas.com

Valchromat_Projetos_Brighton Implant Clinic_Reino Unido10

Brighton Implant Clinic, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Revestimentos de paredes, pavimento, tectos e armários.

Arquitetura: Pedra Silva Arquitectos

Local: Reino Unido

O atelier de arquitectura português, Pedra Silva Arquitectos, desenvolveu o projecto para a clínica médica dentária, Brighton Implant Clinic, em Brighton no Reino Unido.

Segundo os arquitectos responsáveis pelo projecto “numa perspectiva arquitectónica, o espaço foi desenvolvido tendo em conta a filosofia da odontologia moderna. Criámos um espaço que consegue transmitir confiança distanciando-se simultaneamente das referências associadas a ambientes clínicos”.

Neste projecto foi aplicado Valchromat Preto nas mais diversas formas, como revestimentos de paredes, pavimento, tectos e armários.

O Valchromat Preto, neste projecto, contrasta com o branco clínico dos consultórios criando um ambiente mais acolhedor e, ao mesmo tempo, sofisticado. Nas zonas de acesso o Valchromat é conjugado com as paredes originais do edifício de fundo de tijolo.

Este projecto foi premiado com o “Best New Dental Practice in the UK”, prémio para a melhor clínica dentária do Reino Unido.

Para mais informações:

www.pedrasilva.com

www.brightonimplantclinic.co.uk

Valchromat_Projetos_Colecções Get Out e CAT_França 1

Colecções “Get Out” e “CAT”, França

Especificações Técnicas


Design: ENO Studios

Local: França

Clotilde e Julien conceberam as coleções “Get Out” e “CAT” para o ENO Studio, um atelier de design francês.

Segundo Mathieu Galard, responsável pelo ENO Studio, “as ideias por detrás destes candeeiros em forma de animais são a explicação da forma do animal da maneira mais simples. Queremos encontrar uma forma entre a decoração e o design”.

O Valchromat foi um elemento central na criação destas peças de design, uma vez que ajudou a “obter um bom encaixe e acabamentos sem ter de voltar a trabalhar a peça após a produção, o que poupa tempo no processo de produção”,afirma Mathieu Galard.

“Graças à gama de cores do Valchromat, o ENO Studio pode propor novos acabamentos ou dar resposta a pedidos específicos dos clientes”,realça o responsável pelo ENO Studio.

Créditos fotográficos:

ENO Studio

Mais informações:

www.enostudio.net

Valchromat_Projetos_Shelf life_Portugal 8

Shelf Life, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Vermelho, Cinza Claro e Preto

Aplicação: Mobiliário

Design: Rosa Couto

Local: Portugal

“Shelf Life” é uma linha de mobiliário criada pela jovem designer portuguesa Rosa Couto.

Rosa Couto idealizou uma linha de mobiliário prática e funcional a pensar na juventude. Segundo a designer, a “Shelf Life vem possibilitar a criação de várias peças de mobiliário, para diferentes usos, dando a hipótese ao utilizador de reinventar assim todo o espaço e toda a mobília da sua casa ou do seu trabalho”.

“Através das peças modulares podemos compor e reconstruir o mobiliário pretendido vezes sem conta, tal como um lego, conseguindo assim responder a várias necessidades identificadas, principalmente em espaços pequenos”, refere Rosa Couto.

Na primeira produção desta linha de mobiliário, realizada pela We Productise, foi utilizado Valchromat Vermelho, Cinza Claro e Preto. Segundo a designer Rosa Couto, o Valchromat demonstrou ser um produto “resistente e bastante mais leve” do que outro tipo de produtos.

A sessão fotográfica foi realizada nos espaços Hard Club Porto e Oliva Creative Factory.

Para mais informações:

www.shelflife.pt

www.facebook.com/pages/Shelf-Life/199805413431046

www.weproductise.com

www.facebook.com/HardClubPorto?fref=ts 

www.olivacreativefactory.com

Valchromat_Projetos_Cooking and Nature Emotional Hotel_Portugal 6

Cooking and Nature Emotional Hotel, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Mobília

Arquitetura: Iznogud

Local: Portugal

O Cooking and Nature Emotional Hotel, é um hotel estabelecido em Portugal, na localidade de Alvados, em Porto de Mós. Ana Heleno & Simao Gibellino, do atelier Iznogud, foram os responsáveis pela arquitectura de interiores do hotel.

Neste projecto foi utilizado Valchromat Preto na sala de estar e de refeições, e segundo o o proprietário do Cooking and Nature Emotional Hotel, Rui Anastácio, “o Valchromat foi para nós sinonimo de qualidade, versatilidade e valorização das opções da arquitectura de interiores”.

O seu nome peculiar suscita curiosidade e sugere algo inovador. O Cooking and Nature Emotional Hotel é um hotel “emotivo”, ligado ao “cozinhar” e à natureza, três conceitos interligados que resultam num dos projectos de hotelaria mais arrojados e inovadores em Portugal e no mundo.

A emotividade do conceito está intimamente ligada à temática diferente de cada quarto, em que todos foram pensados e decorados individualmente e incorporam os sentimentos correspondentes em cada detalhe.

No que toca à cozinha, no Cooking and Nature Emotional Hotel só se come o que se confecciona. Os clientes são convidados a por em prática os seus dotes culinários ou, se não os houver, a adquirir alguns em lições de cozinha.

O contacto com a natureza, seja através da confecção com produtos locais, seja através das várias actividades ao ar livre que os convidados podem disfrutar, encerra os três conceitos fundamentais em que assenta a ideia deste hotel único.

O Cooking and Nature Emotional Hotel foi considerado, recentemente, pelo portal Condé Nast Traveler como um dos melhores novos hotéis de 2013 em todo o mundo, tendo sido ainda galardoado com o prémio “Expresso Boa Cama, Boa Mesa” como Hotel Revelação do Ano 2013.

Para mais informações:

www.cookinghotel.com

www.facebook.com/cookinghotel

Valchromat_Projetos_Snitt_Reino Unido_Noruega 1

SNITT, Reino Unido e Noruega

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto e Cinza Claro

Aplicação: Mobiliário

Arquitetura: ctrl+n KONTUR Arkitektur + konstruksjon as

Design: Tuyo designstudio

Local: Reino Unido e Noruega

SNITT é um projecto pensado, criado e produzido por arquitectos e designers da Noruega e Reino Unido.

SNITT é uma estrutura que foi primeiramente utilizada na exposição “The House of Detention” na Clerkenwell Design Week, no Reino Unido, como uma instalação que pudesse ser acessível ao público, onde os visitantes pudessem, para além de passar, encontrar uma área recatada para sentar e descansar.

No entanto, este projecto foi desenvolvido com a intenção de criar um refúgio, num ambiente semi-privado, no interior de uma sala movimentada, ou numa zona exterior.

A instalação SNITT é um projecto multifacetado, que pode apresentar-se sob a forma de uma peça de mobiliário, de uma escultura tridimensional, de um sistema de fachada ou de um elemento promotor de movimento e criador de ambientes semi-privados em espaços públicos.

Nas duas instalações já efectuadas foi utilizado Valchromat Preto, na primeira, e Cinza Claro na segunda.

Arquitetos/designers:

ctrl+n KONTUR Arkitektur + konstruksjon as

Tuyo designstudio

Kirstie Little

Center Stage

Para mais informações:

www.ctrln.no

www.snitt.org

Valchromat_Projetos_Muzzle_Portugal 1

Muzzle, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Valchromat vermelho, verde, laranja, azul e violeta

Local: Portugal

A Muzzle é uma linha de mobiliário infantil, desenhada e desenvolvida pela Paratelier.

Segundo os responsáveis da Paratelier, Monica Ravazzolo e Leonardo Paiella, acharam a necessidade de criar um novo conceito de mobiliário infantil que fosse além do conceito canónico, característico do mobiliário infantil, bem como pudesse combinar design, qualidade e sustentabilidade.

O conceito inovador da Muzzle reside da própria montagem das peças, que se realiza somente através do encaixe simples, possibilitando uma experiência divertida entre as crianças e os pais, no acto da montagem, como se de um puzzle se tratasse.

A linha Muzzle, para além de outros materiais, está disponível em Valchromat nas cores vermelho, verde, laranja, azul e violeta.

Junte-se à Muzzle no Facebook.

Para mais informações:

www.muzzle-design.com

Valchromat_Projetos_MILF Skateboard Tailors_Portugal 19

MILF Skateboard Tailors, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Chocolate, Laranja, Violeta, Cinza Claro, Azul, Vermelho, Amarelo e Preto.

Design: Diogo Frias

Local: Portugal

Milf Skateboard Tailors é um projecto do designer português Diogo Frias e a realização do seu sonho em criar uma marca de skates.

O designer Diogo Frias foi inspirado pelo ambiente “old school” dos anos 60, na criação dos skates Milf, um skate de cruising – um longboard de lazer – que é único no mundo.

A produção é quase artesanal, sendo parte dela feita numa fábrica de mobiliário e outra parte à mão. Os decks do skate, em Valchromat, são cortados em CNC e acabados à mão para garantir os padrões de alta qualidade, “é daí que vem o nome de Skateboard Tailors. Somos quase alfaiates de skates“, refere Diogo Frias.

Segundo o designer, “a atenção ao detalhe é a nossa maior preocupação, cada skate é único e cada um tem o seu próprio número de série”.

A principal razão pela escolha do Valchromat para este projecto foi “a capacidade do produto combinar em si as características da madeira com o brilho das cores”, para além de ser um produto e uma marca “100% portuguesa”.

O primeiro modelo da Milf Skateboard Tailors, “Bullock”, nome inspirado na actriz Sandra Bullock, existe nas séries “Chocolate”, com Valchromat Chocolate, Laranja, Violeta e Cinza Claro, e “CMYK”, com Valchromat Azul, Vermelho, Amarelo e Preto.

Para mais informações:

www.facebook.com/milfskateboardtailors

www.milfskateboards.com

hello@milfskateboards.com

Valchromat_Projetos_Parque do Circo_Brasil 13

Parque do Circo, Brasil

Especificações Técnicas


Aplicação: Brinquedos

Local: Brasil

O Parque do Circo, idealizado por Gonzalo Caraballo e Lua Tatit, é um espaço itinerante que fomenta a prática de actividades inspiradas por técnicas circenses. Para tal, foram concebidos brinquedos customizados em parceria com a marcenaria Pedro Terra LAB.

O Parque do Circo foi inaugurado em Janeiro de 2013 e conta, na sua primeira temporada, com uma média de dois mil visitantes por dia.

Os brinquedos foram todos fabricados a partir do Valchromat numa CNC Router. Segundo Pedro Terra, responsável pela Pedro Terra LAB, “com a previsão de um uso tão intenso destes brinquedos, era fundamental o uso de um material durável”.

O Valchromat foi a primeira escolha para este projecto por 3 razões principais: pela densidade do Valchromat, pois “permite um melhor acabamento em peças com relevos”; pela coloração da placa em toda a sua espessura, “pois aumenta a durabilidade estética e diminui a necessidade de manutenção”, ainda segundo Pedro Terra, “com um uso tão elevado dos brinquedos pelas crianças, batidas e arranhões são inevitáveis, logo, se as peças tivessem sido pintadas através de um processo tradicional, elas já não apresentariam o mesmo aspecto”; e por último, os aspectos ecológicos do produto “que permitem o livre manuseamento por parte das crianças”.

Para mais informações:

www.parquedocirco.com

www.pedroterralab.com

www.facebook.com/PedroTerraLAB

Instagram: pedroterralab

 

Valchromat_Projetos_Renovação Habitacional_Bélgica 5

Renovação habitacional, Bélgica

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Arquitetura: Artipool

Local: Bélgica

A Artipool, um atelier de arquitectura Belga, sob a coordenação dos arquitectos Kaat Spelier e Paul Dewit, desenhou e executou a transformação de uma casa dos anos 60 numa casa de linhas modernas.

Na remodelação dos interiores desta casa foi aplicado Valchromat Preto em quase todas as divisões, desde o escritório à sala principal, passando pela cozinha.

A utilização do Valchromat ajudou os arquitectos a redefinirem um espaço antigo num espaço contemporâneo. Numa casa apoiada no conceito open space o Valchromat ofereceu-lhe o conforto e elegância da sua textura e cor. Uma das principais razões da escolha do Valchromat, segundo os arquitectos da Artipool, é o facto de ser “um material que combina bem com outros tipos de material, como a pedra ou o metal”. A sua aparência única, “macia e agradável”, foi outra das razões que levaram os responsáveis do projecto a optar pelo Valchromat.Mais informações:www.artipool.be

A utilização do Valchromat ajudou os arquitectos a redefinirem um espaço antigo num espaço contemporâneo. Numa casa apoiada no conceito open space o Valchromat ofereceu-lhe o conforto e elegância da sua textura e cor.

Uma das principais razões da escolha do Valchromat, segundo os arquitectos da Artipool, é o facto de ser “um material que combina bem com outros tipos de material, como a pedra ou o metal”. A sua aparência única, “macia e agradável”, foi outra das razões que levaram os responsáveis do projecto a optar pelo Valchromat.

Mais informações:

www.artipool.be

Valchromat_Projetos_Satnd Batimat 3

Stand Valchromat, Batimat

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto, Vermelho, Cinza e Cinza Claro e Viroc Cinza e Vermelho

Design: Studio 47

Fotografia: Joudat Photographie

A Batimat é a principal feira de construção do mundo. Reúne no mesmo espaço a mais completa gama de produtos, equipamentos e serviços, bem como o maior número de profissionais franceses e internacionais do sector da construção.

A Batimat funciona, também, como um importante catalisador para a propagação, apresentação e desenvolvimento de produtos inovadores de todo o sector.

A Valchromat apresentou um novo stand nesta edição da Batimat, desenhado por Nicolas Laden e produzido pela empresa francesa Atelier Unik Design. Pela primeira vez se apresenta em conjunto no mesmo stand dois produtos da Investwood.

Neste stand de linhas simples e contemporâneas, Nicolas Laden combinou painéis de Valchromat e Viroc criando um ambiente único. Com esta conjunção pretendeu-se, também, mostrar o potencial e versatilidade dos dois produtos.

Neste projecto foram utilizadas diferentes técnicas de mecanização dos painéis. Foi utilizado Valchromat Preto, Vermelho, Cinza e Cinza Claro e Viroc Cinza e Vermelho.

PARCEIROS

Fotografia

  • JOUDAT PHOTOGRAPHIE

www.joudat-photographie.fr

Design

  • STUDIO 47

www.studio-47.fr

Execução

  • UNIK DESIGN

www.atelier-unik-design.fr

Iluminação

  • KREON FRANCE

www.kreon.com

Mecanização

  • SIFFERLIN

www.sifferlin.com

  • DETE

www.madaboutsoul.lu

  • STIA

www.stia.fr

 

Valchromat_Projetos_Mediamadera_México 10

Mediamadera, México

Especificações Técnicas


Aplicação: Mobiliário

Design: Mediamadera - Angeles Carrillo e Iker Lanzagorta

Local: México

Mediamadera, um atelier Mexicano de design, dos designers industriais Angeles Carrillo e Iker Lanzagorta, apresentaram a sua mais recente colecção no evento Contenido, integrado na última edição da Design Week Mexico 2013, que decorreu na capital mexicana – Ciudad de Mexico.

Esta colecção composta por mesas de centro e bancos, foi fabricada com Valchromat, combinando a mão-de-obra artesanal com o uso de processos automatizados, como a CNC. Aproveitando, assim, o melhor de cada um dos tipos de trabalho.

A Mediamadera, foca-se na utilização de madeiras provenientes de florestas sustentáveis, bem como no uso de painéis à base de madeira com processos de fabrico ecologicamente sustentáveis, como o Valchromat, e também na utilização de acabamentos à base de água não nocivos quer para quem trabalha, quer para o consumidor final do mobiliário.

Os designers Angeles Carrillo e Iker Lanzagorta encontraram no Valchromat “um excelente material para traduzir as suas ideias, com coerência ecológica”.

Mais informações:

www.designweekmexico.com

Valchromat_Projetos_Escola José Estêvão_Portugal 3

Escola José Estêvão, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto, Verde, Vermelho, Amarelo e Castanho

Aplicação: Revestimento de Paredes e Painéis Acústicos

Arquitetura: José Bernardo Távora

Fotografia: Pedro Cavaco Leitão

Local: Portugal

O projecto de remodelação da Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro, é da autoria do Arquitecto português José Bernardo Távora. Este projecto inseriu-se no Parque Escolar, um plano nacional de remodelação infra-estrutural de estabelecimentos de ensino.

A intervenção na Escola Secundária José Estêvão tem por base a manutenção da estrutura essencial do edifício existente e a sua forte relação com a cidade, centrando a ampliação no pátio central, no fecho da ligação entre corpos e na criação de uma nova infra-estrutura desportiva exterior coberta, complementada por espaço interior para educação física e novos balneários.

Valchromat foi aplicado como painel acústico em Preto e Verde num dos pavilhões desportivos e em algumas salas de aula, e em Castanho na sala polivalente. O Valchromat Amarelo foi utilizado como revestimento de parede em corredores e salas de aula, enquanto o Vermelho foi aplicado como revestimento num dos corredores.

A intervenção neste edifício teve uma visível melhoria nas condições de vivência do pessoal escolar bem como pela estética renovada.

Valchromat_Projetos_WeWork Fulton Centre_EUA 1

WeWork Fulton Centre, EUA

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Revestimento de Paredes

Arquitetura: WeWork’s Internal Design and Architecture Team

Fotografia: WeWork

Local: Estados Unidos da América

A WeWork é uma empresa Americana que disponibiliza espaços de trabalho para empresas com pequenas estruturas ou start-ups para que possam desenvolver a sua actividade. As infra-estruturas disponibilizadas pela WeWork variam entre espaços de trabalho, salas de reuniões, espaços lúdicos e cozinhas.

A WeWork abriu um novo espaço de escritórios comunitários na baixa de Nova Iorque, em Manhattan, na Broadway. Este, que é um dos mais recentes projectos, ocupará 3 pisos do edifício, o que irá permitir albergar não só a sua sede, mas também cerca de 600 empreendedores e pequenos negócios.

Neste projecto foi aplicado Valchromat Preto como revestimento de parede na zona de recepção e lounge.Segundo um dos responsáveis pela concepção do espaço, Devin Vermeulen, “o conceito deste lounge é criar a sensação de estar no exterior, mas mantendo o conforto e calor do interior”.

“Pretendíamos um painel que evocasse a clássica parede de blocos de cimento mas sem ter o peso e o inconveniente dos blocos de cimento reais, por isso pensámos que usar uma máquina de CNC para trabalhar painéis Valchromat, com a sua leveza, excelente selecção de cores e o excelente acabamento sem necessitar de qualquer tinta ou revestimento, seria uma óptima solução para este painel, e depois usámo-lo em todos os outros trabalhos de fresagem nesse espaço, uma vez que cria uma união entre todos os elementos e é uma alternativa espectacular ao contraplacado para usar em carpintaria e marcenaria”, disse Devin Vermeulen.

Para mais informações:

www.wework.com

www.facebook.com/WeWork

www.instagram.com/wework

 

Valchromat_Projetos_Stand Euroshop_Dusseldorf 10

Stand Valchromat, EuroShop Düsseldorf

Especificações Técnicas


Produto: Vachromat

Aplicação: Stand

Arquitetura: Nicolas Laden

Fotografia: Constanze Tillman

Local: Alemanha

A EuroShop, a maior feira internacional de comércio de retalho, conta habitualmente com a presença de milhares de empresas expositoras da área do shopfitting, arquitectura e design store, equipamento e materiais. A EuroShop de Dusseldorf contou com cerca de 200.000 visitantes na última edição.

A Valchromat marcou mais uma vez presença nesta importante feira. O stand que já tinha sido apresentado na feira Batimat, em Paris, desenhado pelo arquitecto Nicolas Laden, sofreu algumas remodelações e melhoramentos na sua estrutura, o que o tornou ainda mais atractivo.

Este stand, de contornos simples e contemporâneos, conjuga dois dos principais produtos da Investwood, Valchromat e Viroc.

Nesta versão apresentada na EuroShop, foi acrescentado um módulo feito a partir das várias cores da gama Valchromat, onde se expõem várias técnicas que podem ser aplicadas neste material único, como a mecanização, a impressão digital e a aplicação de diferentes acabamentos. O resultado foi um módulo colorido, com texturas e desenhos atractivos que despertaram a curiosidade dos visitantes.

Outro pormenor deste stand foi o módulo com as formas abobadadas mecanizadas em Valchromat Cinza e Cinza Claro, que atraíram a atenção de todos os que passaram pelo stand da Valchromat.

PARCEIROS

Design

  • STUDIO 47

www.studio-47.fr

Execução

  • UNIK DESIGN

www.atelier-unik-design.fr

Iluminação

  • KREON FRANCE

www.kreon.com

Mecanização

  • SIFFERLIN

www.sifferlin.com

  • DETE

www.madaboutsoul.lu

  • STIA

www.stia.fr

 

Valchromat_Projetos_Imeuble_Noruega 1

Imeuble, Bjorn Jorund Blikstad, Noruega

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Prateleiras

Design: Bjorn Jorund Blikstad

Local: Noruega

Imeuble é um novo conceito de estante criado pelo jovem designer norueguês Bjorn Jorund Blikstad.

De cores vibrantes e arrebatadoras, Imeuble parece encontrar-se no limbo entre uma ilusão 2D e 3D, brincando com a nossa noção de perspectiva.

A criação deste designer tornou-se realidade através de uma colaboração com a empresa “By Corporation”. A primeira edição de Imeuble foi criada especificamente para galerias e coleccionadores de arte, razão pela qual recebeu o título de Imeuble “Collectors Edition”. Tratou-se de uma edição limitada, assinada e numerada pelo designer.

Graças à grande popularidade desta solução de arrumação, Blikstad e a “By Corporation” lançaram uma nova edição mais acessível de Immeuble, mas com a mesma qualidade e design. A Imeuble “#two Edition” é vendida em blocos prontos a montar, que permitem que cada pessoa crie facilmente a sua própria versão. Com imaginação e criatividade, poderá escolher uma, ou mais, das 11 cores Valchromat disponíveis e tirar partido das variadas combinações possíveis.

A Valchromat foi escolhida para contribuir para este produto de excelência graças à sua qualidade e versatilidade, que permitem a produção de Imeuble, assumida pela “By Corporation”.

Para mais informações:

www.imeuble.no

www.facebook.com/pages/By-Corporation/321328941233429

Mosteiro da Serra do Pilar, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Revestimento de Paredes, Pavimento e Suportes Expositivos

Arquitetura: Paulo Freitas e Maria João Marques

Fotografia: Luis Ferreira Alves

Local: Portugal

O Mosteiro da Serra do Pilar é um exemplar notável da arquitectura renascentista em Portugal. Edificado na primeira metade do século XVI, o Mosteiro foi implantado no cimo de uma escarpa na margem sul do rio Douro, também conhecido por Serra do Pilar, oferecendo um panorama excepcional sobre as cidades do Porto e Gaia. O conjunto edificado está actualmente classificado como Património Mundial da Humanidade.

A intervenção do atelier de arquitectura português, PFMJM Arquitectos, neste edifício vem permitir o usufruto público de um conjunto singular de espaços que até agora se encontravam inacessíveis aos visitantes, tais como a igreja, o zimbório e o claustro, devido à reabilitação e reordenamento dos espaços criando um novo circuito de visita.

Os arquitectos responsáveis, Paulo Freitas e Maria João Marques, utilizaram Valchromat Preto em todos os espaços reabilitados, das mais diversas formas:

– Na recepção/loja, através do revestimento de paredes e mobiliário;

– No átrio de distribuição, o espaço que faz a articulação entre todas as salas, através de sinalética e pavimento;

– Na sala património mundial, espaço destinado à projecção de um videowall, através da criação de bancos corridos;

– Na sala edifícios classificados, espaço que conta com uma exposição de um conjunto de edifícios classificados como monumentos nacionais, através da construção de suportes expositivos;

Para mais informações:

www.pfmjmarquitectos.com

www.facebook.com/PatrimonioaNorte

Valchromat_Projetos_Restaurante Deli Shop_Brasil 4

Restaurante Deli Shop, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto, Amarelo e Violeta

Aplicação: Revestimento de Paredes, Mobiliário e Elementos Decorativos

Arquitetura: Studio Dlux

Fotografia: LR Foto

Local: Brasil

Deli Shop, projecto da responsabilidade da Studio Dlux, é um restaurante de refeições rápidas e saudáveis, na cidade de São Paulo, no Brasil.

Instalado num edifício antigo, este restaurante permitiu recuperar a vida do edifício e da zona envolvente através da criação de um espaço urbano e jovem, dada a proximidade com algumas escolas nas redondezas.

Todo o mobiliário, à excepção das bancadas e elementos decorativos foram desenhados exclusivamente para o Deli Shop pelo Studio Dlux, utilizando Teca, para as mesas e tampos, e Valchromat Amarelo, Preto e Violeta nos restantes elementos, produzidos através de uma máquina CNC.

Para mais informações:

www.studiodlux.com.br

www.facebook.com/StudioDLux

Valchromat_Projetos_Ply&Co_Portugal 15

PLY&Co, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto e Vermelho

Aplicação: Mobiliário

Arquitetura: Paulo Costa

Local: Portugal

PLY&Co é um projecto da Peel Living Projects, do arquitecto português Paulo Costa.

PLY&Co é uma linha de mobiliário em madeira e seus derivados, de origem ecologicamente sustentável, montado sem recurso a colas, pregos ou parafusos, para facilitar a sua reutilização e o processo de reciclagem.

Com um design de contornos suaves, é facilmente utilizado por pessoas de várias faixas etárias, potenciando a empatia e entendimento da lógica construtiva pelas crianças.

A fácil montagem e desmontagem das peças e a sua dimensão permitem a minimização do volume em transporte e em armazenagem. O Valchromat é o material mais utilizado na PLY&Co.

Para mais informações:

www.peel.com.pt

https://www.facebook.com/pages/PLYco/181604141890206?fref=ts

Valchromat_Projetos_Meet My Project, Bold Design e Camille Baudelaire_França 6

Meet My Project, Bold Design e Camille Baudelaire, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Elementos de exposição

Arquitetura: Bold Design e Camille Baudelaire

Fotografia: Camille Baudelaire

Local: França

O atelier de design francês Bold Design em parceria com Camille Baudelaire, designer gráfica francesa, desenhou a cenografia desta exposição.

Esta exposição denominada “Meet My Project”, explora as possíveis relações entre o design e o grafismo. A concepção desta exposição pretende explorar as infinitas combinações entre o espaço, o volume e o padrão.

O conceito é simples: Um tubo por cada expositor com a sua respectiva informação.Mais tubos são colocados juntos, enquanto outro parece desenrolar o chão que protege e realça cada um dos objectos expostos.

O Valchromat Preto foi usado para o chão que parece desenrolar dos tubos bem como para os tampos dos tubos.

“Uma vez que o tema deste projecto é a relação entre o grafismo e o design pareceu-nos apropriado escolher um material como o Valchromat, que permite trabalhar facilmente através da utilização de uma máquina CNC, com uma grande precisão gráfica. (…) Desta forma foi possível a criação de relevos e padrões precisos, aproveitando também a cor e a textura do Valchromat em toda a espessura”, referiu uma das responsáveis pelo projecto, Camille Baudelaire.

Para mais informações:

www.bold-design.fr

www.camillebaudelaire.com

 

Valchromat_Projetos_Stand_Brasil 6

Stand Valchromat, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Stand

Arquitetura: Studio dLux

Fotografia: Alexandre Brandão Guedes

Local: Brasil

A ForMobile é a principal e maior feira técnica do setor da madeira e mobiliário da América Latina, reúne os principais expositores de máquinas, matérias-primas, ferragens e acessórios e serviços no setor. A ForMobile contou com mais de 60 mil visitantes de 30 países diferentes, como fabricantes de móveis, carpinteiros, revendedores, designers e arquitetos.

A Valchromat confiou o desenho e conceção do seu stand nesta importante feira ao jovem e criativo atelier brasileiro Studio dLux.

Em parceira com a Marcenaria Digital Made Forest, o stand pretendeu “fugir do design tradicional de stands promocionais criando um espaço lúdico, confortável e inovador”, refere Denis Fuzii, responsável pelo desenho do stand.

O conceito do stand baseia-se no modelo de construção “Wikihouse”, de fácil impressão em máquinas CNC e montagem e desmontagem através de sistemas de encaixe, sem necessidade de treino especializado, podendo ser montado por qualquer pessoa.

Denis Fuzii refere ainda que “o design vanguardista potencia a textura e cor do Valchromat, atraindo o público presente numa feira caracterizada por stands mais clássicos e tradicionais”.

Para saber mais:

Desenhado por Studio dLux | www.studiodlux.com.br

Executado por Made Forest | www.madeforest.com.br

Valchromat_Suite da Jornalista_Brasil 1

Suite da Jornalista, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Revestimento de Paredes, Pavimento e Teto

Arquitetura: Aclaene de Mello

Fotografia: Eduardo Liotti

Local: Brasil

Mais uma vez a Valchromat marca presença num dos mais importantes eventos de arquitetura, decoração e paisagismo da América, desta vez no estado brasileiro de Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre.

Sob o tema “Um olhar muda tudo”, a arquiteta Aclaene de Mello criou um espaço inspirada pelas mulheres modernas, trabalhadoras e bem sucedidas dedicando-lhes um ambiente que apela ao descanso, à desconexão e à interiorização.

Este espaço de carácter minimalista mas elegante, luxuoso e irreverente, é composto por vários materiais combinados entre o mobiliário, a lareira ou a banheira, mas são os revestimentos deValchromat que sobressaem e desafiam o olhar com efeitos de sombra, movimento e formatos inconstantes.

Segundo Aclaene de Mello “hoje em dia não falamos mais em paredes, mas sim em design de superfícies”, os revestimentos de paredes, pavimentos e superfícies são cada vez mais importantes diretrizes em qualquer projeto de arquitetura de interiores, que “além de personalizarem os ambientes com charme, singularidade e elegância, adaptam-se a todos os estilos”.

Mais informação:

www.aclaene.com.br

www.casacor.com.br/riograndedosul

www.madeleinet.com.br

Valchromat_Projetos_Cozinha_França 6

Cozinha “C=1m2”, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Cinza Claro

Aplicação: Cozinha Móvel

Arquitetura: Jean-Luz Sifferlin, Studio Design Sifferlin

Local: França

Em resposta às necessidades funcionais de pequenos espaços de particulares e profissionais, em interior e exterior, Jean-Luc Sifferlin, do estúdio francês Menuiserie Sifferlin, concebeu uma cozinha móvel e pronta a utilizar.

A cozinha “C=1m2” foi pensada e concebida como um armário, combinando os seguintes elementos no espaço de 1m2: balcão de trabalho, lavatório, fogão, forno e frigorífico.

Neste projeto, só Valchromat poderia responder às especificações estabelecidas por Jean-Luc Sifferlin: resistência à humidade, ignífugo, fácil de mecanizar, flexibilidade e textura.

Uma solução de economia de espaço eficaz, lançada em 2014, que já foi reconhecida com vários prémios em França:

– Prémio Presidente Gérard Dorey, Concurso Lépine 2014

– Prémio do Público do Grand Prix de L’Innovation 2014 da Feira de Paris

– Medalha de Ouro no Prix de L’Institut National de la Propriété Industrielle

Para mais informações:

www.sifferlin.com

Valchromat_Projetos_Auditório Bondy_França 5

Auditório de Bondy, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Painéis Acústicos

Arquitetura: Parc Architects

Local: França

Este auditório é um novo símbolo arquitetónico da área suburbana de Bondy, na periferia de Paris. É um projeto criado pelo ateliê parisiense PARC Architects.

Bondy possui um tecido urbano de baixa densidade e disperso. A arquitetura do edifício joga com a estética de um hangar: um plano quadrangular muito simples e um revestimento em metal ondulado. Ao contrário de um hangar tradicional, abre-se para o exterior através de uma série de arcos, o que permite a entrada da luz e das vistas. No interior, cada espaço possui uma acústica específica à sua função e ao seu ambiente.

De acordo com os responsáveis do projeto o Valchromat “funciona da mesma forma que a madeira, pois possui qualidades de reverberação acústica. Usamo-lo para criar a sala do auditório. É fácil de trabalhar e de implementar em termos de carpintaria no local da obra. Valchromat é colorido em toda a sua espessura, o que proporciona sustentabilidade em termos do próprio material e da cor ao longo do tempo.”

Saiba mais em:

www.parc-architectes.eu

 

Valchromat_Projetos_Exposição La Décennie_França 16

Exposição “1984-1999 – La Décennie”, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Azul, Castanho, Cinza Claro, Preto, Verde Menta e Violeta

Aplicação: Revestimento de Paredes, Pavimento, Mobiliário e Painéis Acústicos

Arquitetura: Dominique Gonzalez-Foerster

Fotografia: Vincent François Valerio

Local: França

O Centre Pompidou-Metz , inaugurado em 2010 na cidade de Metz, em França, é uma extensão do internacionalmente reconhecido centro cultural Centre Georges Pompidou, em Paris.

A exposição “1984-1999 – La Décennie”, em exibição no Centre Pompidou-Metz, aborda uma geração de mudança e rica na criação artística de forma transversal. É um espaço biográfico destes anos singulares, composto por objetos, sons, vozes, imagens, reflexões e sensações. Imaginado pela artista, internacionalmente reconhecida, Dominique Gonzalez-Foerster, a exposição apresenta-se como um espaço intermediário entre cidade e natureza, interior e exterior, dia e noite.

A exposição “1984-1999 – La Décennie” não pretende recriar ou santificar uma era perdida, mas revelar os procedimentos e formas que anteciparam a criação artística dos dias de hoje.

A fórmula que deu origem ao Verde Menta da Valchromat foi especialmente criada para este projeto, onde foi aplicado como pavimento. Para além da nova cor, foi ainda utilizado Valchromat Preto e Azul em pavimento, Valchromat Violeta em revestimento de paredes e pavimento, Valchromat Cinza Claro em revestimento de parede e mobiliário e Valchromat Castanho em painéis acústicos.

Projeto executado por:

Studiolada, Arqº Christophe Aubertin

www.studiolada.fr

Mais informações:

www.centrepompidou-metz.fr/en/1984-1999-decade

www.dgf5.com

 

Valchromat_Projetos_Edifício Loios_Portugal 1

Edifício Loios, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Estrutura Modular

Arquitetura: OODA Studio

Fotografia: Pixel Factory

Local: Portugal

O atelier de arquitectura do Porto OODA Studio, dos arquitectos Diogo Brito, Rodrigo Villas-Boas e Francisco Lencastre, renovaram um edifício do século XIX no centro da cidade do Porto, em Portugal.

O Edifício Loios contém 16 apartamento-estúdios divididos por 5 andares acima do piso térreo, destinado a zona comercial.

Cada apartamento possui uma inovadora estrutura modular, criada pela OODA com o objectivo de maximizar a optimização do espaço, que comporta todos os equipamentos necessários ao bom funcionamento de uma casa, tal como cozinha, quarto, casa de banho, escritório e dispensa.

Os módulos são feitos a partir de uma estrutura de aço leve para o esqueleto, painéis de fibra de vidro e painéis cimento-madeira Viroc no seu interior, e totalmente revestidos com painéis Valchromat Preto.

Diogo Brito refere que graças à utilização do Valchromat foi possível aplicar facilmente a técnica de perfuração “que permite imprimir nos painéis imagens mas também dar alguma transparência aos módulos fazendo com que funcionem como grandes lustres durante a noite no resto do apartamento”.

Para mais informações:

www.ooda.eu

www.dezeen.com/2014/09/30/odda-loios-apartments-porto-multifunctional-modules

 

Valchromat_Projetos_Choupana Cafe_Portugal 3

Choupana Caffe, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Cinza

Aplicação: Shopfitting

Arquitetura: Rui Tomás

Fotografia: Vasco Teixeira da Silva

Local: Portugal

O Choupana Caffe é um estabelecimento, localizado em Lisboa, Portugal, com cinco conceitos distintos conjugados num único espaço: mercearia, cafetaria, pastelaria, padaria e iogurteria.

O designer português, Rui Tomás, foi o responsável pela concepção de todo o espaço, desenhado com formas e volumes geométricos simples e utilizando métodos construtivos modernos e materiais com aparência natural.

Foi utilizado Valchromat cinzento, como revestimento do balcão e painéis de parede da cafetaria e num elemento de ligação no expositor de padaria com a gravação de motivos tipográficos através de processo de fresagem em CNC conferindo um pormenor, um ritmo e uma textura tridimensional.

Segundo Rui Tomás “a escolha do Valchromat deveu-se sobretudo à sua versatilidade: é hidrófugo, facilmente de mecanizar através de equipamentos CNC, mantém a sua textura natural e cor em toda a espessura, o que permite usufruir das características naturais do material sem ter que recorrer a um acabamento de pintura.”

Para mais informações:

www.facebook.com/Choupanacaffe

www.ruitomas.pt

Valchromat_Projetos_Casa Sofia Passarinho_Portugal 5

Casa Sofia Passarinho, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat Preto

Aplicação: Mobiliário

Arquitetura: Sofia Passarinho

Fotografia: José Manuel Ferrão

Local: Portugal

Com apenas 65 metros quadrados, além de um pequeno pátio, este apartamento é o que se pode chamar de casa articulada, pensada ao detalhe.

O interior foi totalmente projectado e concebido pela arquitecta portuguesa Sofia Passarinho.A arquitecta desenhou o seu apartamento de forma a equilibrar a sua vida profissional e pessoal. Os móveis desenhados por Sofia Passarinho assumem diferentes utilizações conforme o que se pretende da casa.

O mobiliário é todo feito a partir de Valchromat preto por “ter uma maior durabilidade e manutenção mais simples” que a grande parte dos produtos, segundo Sofia Passarinho.

Valchromat_Projetos_OCA_Brasil 3

Oca Brasil | Coleção Brasiliana, Brasil

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Painéis Decorativos

Arquitetura: Oca Brasil e Renata Rubim Design & Cores

Fotografia: Oca Brasil

Local: Brasil

Oca Brasil é uma empresa brasileira especializada na criação e produção de revestimentos de parede em madeira, com uma elevada preocupação ambiental, utilizando apenas matérias-primas que sigam os critérios internacionais do FSC.

A Oca Brasil lançou a linha Concreta, coleção Brasiliana, produzida a partir de Valchromat, desenvolvida em parceria com Renata Rubim Design & Cores. As placas, confeccionadas em Valchromat no formato dos tradicionais ladrilhos portugueses de 20×20, são usinadas, revelando a sua base e dando contraste entre o fosco e o brilhante. Tecnologia e design em forma de revestimento.

A escolha do Valchromat para a concepção da linha Concreta deve-se ao material possuir “duas características muito importantes (…): a variedade e a beleza das cores oferecidas, aliadas ao facto dos painéis serem coloridos em toda a espessura, caso contrário esta linha de revestimentos tridimensionais não seria possível”, referiu o responsável pela Oca Brasil.

Valchromat_Projetos_Projeto Itinerante_Portugal 5

Projeto ‘Itinerante’, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Módulos Transportáveis

Arquitetura: Sofia Parente, André Delgado, Rui Torre, Tiago Delgado.

Design: Carolina Delgado

Fotografia: par-do

Local: Portugal

Módulos expositivos desmontáveis e transportáveis compostos por placas de fibras de madeira – Valchromat cor verde menta – recortadas em CNC, que encaixam entre si sem recurso a apertos mecânicos, criando a estrutura base da exposição. Para uma melhor adaptação aos diferentes espaços, os módulos podem ser organizados em grupo ou afastados.

A exposição itinerante sobre Saúde Oral, direcionada a crianças e jovens, serviu de mote para a criação dos módulos desmontáveis. Esta exposição iniciou o circuito pelo distrito de Viana do Castelo, em Escolas e outros espaços, no Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de Março de 2016.

Valchromat_Projetos_Musée d’ethnographie_Suiça 1

Musée d’ethnographie de Genève, Suiça

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Eventos & Stand

Cenografia: MCBD Architectes, Genève

Fotografia: © MEG, J. Watts

Local: Musée d'ethnographie de Genève (MEG), Exposition "Amazonie. Le chamane et la pensée de la forêt", Suíça

O MEG – Museu de Etnografia de Genebra mostra uma das coleções etnográficas amazónicas mais significativa na Europa, notável tanto pela qualidade, origem e diversidade cultural dos objectos, como pelo seu número (cerca de 6.000). Pela primeira vez em décadas, o MEG exibe uma ampla gama de objetos desta área.

Esta exposição foi colocada sob o patrocínio da Comissão Nacional Suíça para a UNESCO, que reconhece o valor patrimonial das coleções do MEG e utilidade para os povos amazónicos de hoje.

Desde elegantes penas brilhantemente coloridas, zarabatanas, arcos e flechas mergulhadas em curare, aos objetos diários, instrumentos musicais ou a parafernália usada por xamãs, rapé, substâncias alucinogénias, cerca de 500 objetos, fotografias e filmes, todos estes elementos são exibidos numa exposição 1000 m² de espaço.

O layout da exposição, projetado pelos arquitetos de Genebra, Bernard e Marcel Delacoste Croubalian (MCBD Architects), foi concebido em Valchromat Chocolate, 12 mm. Eles dividiram o espaço em áreas separadas: corredor sinuoso conjurando um afluente do Amazonas; uma copa alta perfurado por raios de sol que marca a mudança de hora a hora; uma área densamente florestada – têxteis trabalhadas; e acaba com uma estrutura que imita o roundhouse tradicional Yanomami, xabono. A cenografia altamente imersiva da exposição oferece uma experiência única, multissensorial no coração da floresta amazónica.

Valchromat_Projetos_Pavilhão SSJ100_Reino Unido 17

Pavilhão SSJ100, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Pavimento, paredes e mobiliário

Construção: Interfiere srl

Cliente: SuperJet International

Fotografia: Cristian Guizzo

Local: Reino Unido

AVIOstudio concebeu um pavilhão de 400 metros quadrados na Farnborough International Airshow (Reino Unido), usando Valchromat preto para pavimento, paredes e móveis personalizados. Valchromat foi utilizado sem qualquer acabamento (verniz, ceras ou óleos) para manter o seu acabamento natural e manter-se fiel ao conceito do projeto: o pavimento, em particular, tinha que lembrar o asfalto de um aeroporto.

A cada dois anos, desde 2008, o Sukhoi Superjet 100 (uma joint venture russo-italiana SuperJet International – jactos regionais modernos, com 8 a 108 assentos para passageiros) participa no Airshow internacional: nos anos pares em Farnborough (60 km ao sul-oeste de Londres), nos anos ímpares em Paris-Le Bourget.

No início de cada ano SuperJet International realiza um concurso e convida alguns empreiteiros de exposições e escritórios de arquitetura para a realização de um chalé (pavilhão). A moradia é um pavilhão temporário de negócios (apenas por convite), que dura uma semana, onde os eventos comerciais e de marketing têm lugar.

Alguns âmbitos da moradia são: um único produto Chalet, uma marca para atrair clientes e visitantes e uma forte atracção para os clientes e visitantes.

“Por todas as razões acima, nós pensamos que o Valchromat preto, sem acabamentos, foi o material mais adequado para recordar a ideia da pista de asfalto do aeroporto, onde se pode ver aviões coloridos pelos seus uniformes. O próximo passo que realizámos foi propor a utilização do mesmo material também para as paredes e para algumas mobílias. “- Aviostudio, Itália

Para mais informações sobre Farnborough International Airshow 2016 e Sukhoi Superjet 100:

http://www.farnborough.com/

http://www.superjetinternational.com/

 

http://www.aviostudio.it/portfolio/sukhoi-superjet-100-pavilion-16/

Valchromat_Projetos_Tawla Restaurante_EUA 6

Tawla Restaurante, EUA

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Painel Decorativo e Mobiliário

Fotografia: Chloe List

Local: USA

Tawla Restaurante, comida da zona do Mediterrâneo Oriental, está localizado no distrito da Missão de São Francisco, EUA.

O interior do restaurante de 2.400 metros quadrados está decorado com padrões Valchromat inspirados no Mediterrâneo, incluindo influências espanholas e árabes, e azulejos azul-turquesa. Encaixa-se em São Francisco com uma estética arejada, superfícies brancas, com um pop de cor, uma decoração de meados do século, e uma parede viva. Foi projectado por Cmnd + m com Hemminger Architects. Na parte de trás do espaço encontra-se um pátio com jardim, onde as mesas estão agrupadas em conjunto num espírito de comunidade e onde os clientes podem esperar pelas mesas.

Valchromat_Projetos_Coleção Pigmentos_Portugal 14

Colecção Pigmentos, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário

Fotografia: Botaca

Local: Portugal

“Pigmentos” é a mais recente linha de mobiliário da Botaca que combina materiais modernos e tradicionais. O recurso ao Valchromat permite explorar a tridimensionalidade das cores e texturas, unindo-se à madeira natural para originar uma colecção irreverante e elegante.

Esta e outras colecções podem ser visitadas no Showroom da Botaca, em Lisboa. Aproveite para ficar a conhecer o seu trabalho.

Morada: Avenida 24 de Julho, n.º 4, 1.º Esq.

Valchromat_Projetos_Painéis Acústicos_Suiça 4

Painéis acústicos em Valchromat, Suiça

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Painéis acústicos e paredes divisórias

Local: Suíça

Valchromat_Projetos_Renovação de Habitação_França 2

Renovação de habitação com Valchromat, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Design de interiores, paredes divisórias e mobiliário interior

Arquitetura: Steven Guigoz - Dank Architectes

Fotografia: Kevin Buy

Local: Lyon, França

Valchromat_Projetos_Escritórios Seedrs_Portugal 8

Escritório Seedrs, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Decoração de interiores

Arquitetura: Paralelo Zero

Local: Portugal

Valchromat_Projetos_PetProject_Reino Unido 11

PetProject, Lituânia

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Gabinete, expositor, porta

Arquitetura: EJ RYDER

Local: Lituânia

A marca PetProject nasceu em 2018 na Lituânia. A ideia de produzir casinhas modernas surgiu do amor aos animais, à madeira e às inovação. Valchromat foi a escolha perfeita porque é amigo do ambiente e é um material de alta qualidade.

PetProject combina várias cores de Valchromat. Para o acabamento utilizou-se cera de abelha natural.

As casas são cortadas por CNC e depois produzidas manualmente. Cada elemento é exclusivo e único, fazendo designs únicos que duram muito.

Modelo Moderno, linhas elegantes, simples, leve e de estilo moderno, produzida em 3 tamanhos diferentes, adequada para cães muito pequenos, pequenos e médios.

Modelo único, tem motivos típicos da arquitetura lituana à beira-mar. Este modelo combina autenticidade e modernidade ao mesmo tempo. Este modelo é feito em tamanho único, perfeito para cães muito pequenos e pequenos.

Exclusividade, sustentabilidade e modernidade são a essência do estilo destes projetos.

Valchromat_Projetos_Espaço Comercial_Reino Unido 1

Espaço comercial, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Gabinete, expositor, porta

Design: EJ RYDER

Local: Inglaterra

Valchromat_Projetos_Mutt Universal Works_Reino Unido 7

Mutt | Universal Works, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Armário, porta

Design: Estúdio Mutt

Local: Londres, Inglaterra

Valchromat_Projetos_Centro das Artes e Ofícios_LA SPIRALE_Bélgica 11

Centro das Artes e Ofícios “LA SPIRALE”, Bélgica

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário

Local: Natoye, Bélgica

Valchromat_Projetos_Espaço Residencial_Reino Unido 2

Espaço Residencial, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário

Design: Estúdio Paul Crofts

Local: Reino Unido

Valchromat_Projetos_Hexapod series custom interior design_Taiwan 4

Hexapod series custom interior design, Taiwan

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Paredes

Design: Echo Chen, sKY_Associative

Local: National Cheng Kung University, Taiwan

Valchromat_Projetos_Armário Biliblioteca_França 5

Armário para biblioteca, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Design de Interiores

Arquitetura: MJ Intérieurs – Magali Jeanneteau

Local: Saintes França

Numa casa velha perto de Saintes, este projecto foi personalizado a partir de uma grande estante de armário de TV com armazenamento de madeira.

A estante é em carvalho bruto oleado e as portas e frentes das gavetas da biblioteca são em Valchromat preto com acabamento oleado, criando uma peça de mobiliário bicolor muito elegante. É aqui que Valchromat se diferencia. Durabilidade, look clean e capacidade de se conjugar com o clássico num só.

Valchromat_Projetos_Remodelação de Apartamento_Portugal 15

Remodelação de apartamento, Portugal

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Mobiliário, Cozinha, Parede negra

Arquitetura: Magdalena C, Kema Studio

Local: Lisboa, Portugal

Valchromat_Projetos_Wood Art Shop_Reino Unido 10

Wood Art Shop, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Design de Interiores

Arquitetura: Jorge Miranda

Local: Hadleigh, Suffolk, Inglaterra

A Wood Art Shop é uma empresa do Reino Unido especializada na criação e produção de arte em madeira colorida em 3D usando Valchromat em exclusivo.

Inspirada no poder dos deuses gregos, a coleção Elysian é nossa primeira coleção lançada em 25 de novembro de 2019. Consiste em designs geométricos e abstratos que foram criados com amor e paixão pela arte 3D de parede.

O núcleo e a essência desta coleção nasceu com base na beleza de combinar os efeitos do design profundamente esculpidos em 4 camadas diferentes de Valchromat com a exclusividade de cada uma das camadas com cores diferentes, criando um produto final surpreendente e distinto.

Através da relação interligada de cores e designs únicos, cada arte de parede tem um significado visual e espiritual transmitindo harmonia, paz, amor, paixão, serenidade, energia, poder….

Todas as peças de arte de parede são acabadas e lixadas à mão, assim como uma camada de verniz extra brilhante é aplicada à mão dando vida às cores.

A Wood Art Shop tem orgulho do nosso trabalho de arte, pois tudo é único e não é visto em nenhum outro lugar.

Nike Store, Países Baixos

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Paredes maquinadas

Local: Utrecht, Países Baixos

Valchromat_Projetos_Renovação Apartamento_Bélgica 10

Renovação de um apartamento, Bélgica

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Cozinha

Arquitetura: Romina Dargenton

Fotografia: Sandrine Iratcabal

Local: Bruxelas, Bélgica

Valchromat_Projetos_Stiftung Mercator_Alemanha 2

Stiftung Mercator, Alemanha

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Paredes, Mobiliário preto, decorações parede (amarelo e vermelho)

Arquitetura: Madako Architekt

Local: Essen, Alemanha

Os edifícios da antiga sede do Gagfah em Huyssenallee em Essen agora abrigam a Fundação Mercator e a Associação de Doadores Empresariais Alemães após sua revitalização.

O conjunto de edifícios de quatro partes foi completamente renovado, as salas contam com a presença de Valchromat em várias cores, pois é um material que permite a sobriedade e a irreverência, aliadas a questões técnicas como painéis acústicos, pois Valchromat permite ser perfurado e trabalhado para este propósito.

Com a desmontagem de partes inteiras do edifício e a ampliação de outros elementos existentes, foi criada uma arquitetura de campus com uma área de cerca de 6.000 m2 representando um compromisso com a localização marcante na paisagem e um sinal da forma de trabalhar do futuro: aberta, em rede e voltada para o futuro. Valchromat foi a escolha perfeita num espaço clean e que dá gosto para trabalhar e reunir.

Valchromat_Projetos_Campus Saint Julien Frankreich_França 2

Campus Saint Julien Frankreich, França

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Painéis Acústicos

Arquitetura: Enia Architectes

Fotografia: Hervé Abbadia

Local: La Celle-sous-Gouzon, França

Valchromat_Projetos_Espaço Residencial Fraher_Reino Unido 6

Espaço Residencial, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Peça da porta, superfície da parede, armário

Arquitetura: Fraher & Findlay

Local: Reino Unido

Neste projecto, dos Arquitectos Fraher & Findlay, em Londres figuram as cores Amarelo e Cinza. São cores que simbolizam a mensagem da força e da esperança.

Nesta casa terraço, sob forma de uma planta estreita, os arquitectos tiraram partido da cor para tornar o espaço mais divertido e leve. Manteve-se a fachada do edifício existente, o nível inferior foi rebaixado de forma a criar um sótão.

Segundo eles, o projeto procurou desafiar o layout tradicional usando a escada original com tecnologia aplicada CNC para cortar o edifício. Isso removeu o corredor escuro e os espaços do patamar e, em vez disso, tornou o plano de uma escada dinâmica ligada ao patamar e salas. O amarelo brilhante e alegre que pontua este projeto ilumina o espaço que podia ser apenas sóbrio e escuro com o cinza mais frio.

A cozinha, elemento chave do espaço, é toda em Valchromat cinza com uma linha de amarelo, que nos leva o olhar para o exterior, numa fusão de ambientes.

Valchromat_Projetos_Cozinha Moderna em tons de cinza e laranja_Reino Unido 5

Cozinha Moderna em tons de cinza e laranja, Reino Unido

Especificações Técnicas


Produto: Valchromat

Aplicação: Design de Interiores

Arquitetura: Bath Bespoke

Fotografia: Billy Bolton

Local: Bath, Somerset, UK

O cliente queria incorporar materiais actuais e futuristas, os arquitectos optaram por uma mistura de estilos e texturas para criar um espaço extremamente funcional, mas peculiar. Introduziram o Valchromat cor de laranja no design – acrescentando-o às paredes traseiras e também ao longo da ilha da cozinha. Valchromat não é apenas extremamente durável e hidrófugo, tornando-o ideal para a cozinha, mas sua textura e estética exclusivas criam um visual arrojado e divertido.

Conjugou-se este material com aço inoxidável, que se destacou fortemente em todo o design. Foi utilizado para formar a bancada industrial de classe e também incorporado na escolha dos eletrodomésticos (frigorífico, forno e utensílios de cozinha).

Documentos

Informação
Técnica

Naturalidade que perdura.

Painéis VIROC Liner

Viroc Liner Cinza

Newsletter