Viroc em mobiliário exterior: naturalidade, segurança e durabilidade

Móveis e equipamentos instalados em áreas exteriores públicas ou privadas, além de serem úteis, confortáveis e seguros, requerem a utilização de materiais adequados, uma vez que estão intensamente expostos à ação do tempo.

Funcionalidade, durabilidade, bom desempenho, conforto, racionalidade e beleza são características essenciais para o mobiliário de exterior.

Nas áreas públicas, o termo mobiliário urbano é um conceito muito amplo e ganhou grande relevância nos últimos anos com o movimento contínuo e crescente na reabilitação das cidades. Bancos, mesas, canteiros, abrigos, postes de iluminação, caixotes do lixo, guias, estruturas de sombreamento, bebedouros, sinalização, entre outros, estão todos no hall dos vários tipos do que pode ser considerado mobiliário urbano.

Com um papel fundamental no planeamento, embelezamento da cidade e qualidade de vida das pessoas, o mobiliário exterior está cada vez mais aliado ao design e à boa escolha dos materiais a utilizar.

É importante que tenham em consideração o conforto e a segurança, mas também que transmitam a identidade da cidade, quer através das cores, materiais ou formas utilizadas.  Uma cidade amigável é aquela que, no planeamento urbano, dá prioridade à qualidade de vida, oferece à população soluções urbanas e investe em projetos que tragam resultados a longo prazo.

Viroc_Projetos_Terraço Lisboa_Portugal 2
TERRAÇO LISBOA, PORTUGAL

 

Viroc_Projetos_Terraço Lisboa_Portugal 6
TERRAÇO LISBOA, PORTUGAL

Os espaços exteriores privados, residenciais ou não, são geralmente concebidos para proporcionar momentos de fuga, descontração e convívio, pelo que devem ser bem planeados e decorados, combinando a resistência necessária do material com conforto e calor. Materiais que se referem ao natural, tais como pedra, madeira e fibras, de design moderno ou rústico, e a utilização de tecidos adequados ao exterior transmitem a sensação de aconchego e proximidade.

A utilização de painéis Viroc está a tornar-se, cada vez mais, uma alternativa para mobiliário de exterior. Resistente e durável, o painel tem um aspeto heterogéneo, com diferentes tonalidades dispersas aleatoriamente, resultantes das cores das matérias-primas utilizadas e das reações químicas, o que lhe confere um aspeto natural.

Produzido em 6 cores diferentes (cinzento, preto, branco, amarelo, vermelho e ocre) a pigmentação dos painéis é realizada durante o fabrico, permitindo uma vasta gama de tonalidades e garantindo a beleza e singularidade de cada projeto.

O mobiliário exterior, de qualquer material ou acabamento, requer manutenção regular para garantir a durabilidade da peça e conservar as suas características. O equipamento e mobiliário de exterior que utiliza Viroc deve receber proteção adequada.

Os painéis Viroc devem ser pintados ou envernizados para melhorar a sua resistência à exposição às intempéries, particularmente quando aplicados no exterior, a fim de selar os poros e proteger dos efeitos da radiação solar, chuva e variações de temperatura. A selagem do painel em todas as faces e arestas aumenta a sua durabilidade e estabilidade dimensional.

Verifique aqui os vários projetos de mobiliário exterior com Viroc e inspire-se.

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on linkedin

Newsletter