Sustentabilidade

Qualidade

A Valbopan – Fibras de Madeira, SA, a Viroc Portugal – Indústria de Madeira e Cimento, SA e a IFM, SA, consideram a qualidade como uma das prioridades na definição da sua estratégia, na convicção de que é um instrumento essencial, não só para o aumento da sua eficácia organizacional, mas também para a valorização dos produtos e serviços prestados.

Missão

O principal objetivo é contribuir para a satisfação dos clientes, acionistas e fornecedores, através do fornecimento de produtos e soluções com qualidade e de acordo com as tendências do mercado, construindo uma equipa orientada para o negócio assente numa cultura de compromisso, motivação e de melhoria contínua.

Visão

Ser reconhecido como um grupo organizacional de referência no sector dos painéis de derivados de madeira, procurando a excelência e a satisfação dos clientes através do investimento constante em melhores soluções e produtos.

Estratégia

Ser reconhecido como um parceiro de excelência, potenciando o crescimento do negócio em mercados de elevado potencial.

Criar valor acrescentado e promover a venda de produtos de valor acrescentado.

a

Ser autónomo financeiramente promovendo a melhoria da eficiência operacional, a diminuição de desperdícios e a redução de custos.

Potenciar o capital humano, promovendo o reforço de competências e motivação dos colaboradores e uma atuação ética e responsável.

VALBOPAN

Compromissos

A Valbopan assume e promover a satisfação do cliente melhorando continuamente as suas metodologias e processos.

Promover a utilização de madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e normativos aplicáveis e dos requisitos dos clientes.

Implementar e manter os requisitos da cadeia de responsabilidade, de acordo com os referenciais normativos FSC STD-40-004, FSC STD-40-005 e PEFC ST 2002:2013.

A Valbopan Portugal, comprometendo-se também a não adquirir madeira proveniente de:

a

– Áreas florestais onde os direitos civis ou tradicionais são violados

– Áreas florestais com altos valores de conservação, ameaçados pelas atividades de gestão florestal

– Árvores geneticamente modificadas (OGM)

– Áreas florestais exploradas de forma ilegal

– Áreas florestais resultantes da conversão de florestas naturais para plantações ou para usos não florestais

Responsabilidade Ambiental

FSC® e PEFC™

Valorizando as práticas de gestão florestal, a Valbopan utiliza madeira proveniente de origem sustentável, fazendo uso da floresta de uma forma responsável.

A Valbopan – Fibras de Madeira S.A. detém a Certificação da Cadeia de Responsabilidade (CdR), de acordo com os referenciais normativos aplicáveis, no âmbito do FSC® e do PEFC™. (FSC® FSC-C101993 e PEFC™ PEFC/13-31-027).

Importa referir que os produtos são uma importante fonte de retenção de carbono, contribuindo para a mitigação das alterações climáticas.

A madeira que utilizamos nos produtos capturam em cada ano toneladas de CO2, contribuindo para a diminuição do efeito de estufa.

O fornecimento e o uso de madeiras próximas da fábrica têm prioridade a fim de evitar longas rotas de entrega, beneficiando o ambiente.

O painel Valchromat com certificação FSC® ou PEFC™ está disponível sob pedido.

Baixas emissões de Formaldeído

Empenhada na melhoria continua do painel Valchromat, são testadas soluções que cada vez conduzam a menores emissões de formaldeído, substâncias nocivas para a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Atualmente todos os painéis Valchromat, são da Classe de Formaldeído E1 de acordo com a regulamentação Europeia, norma EN 13986:2004+A1:2015, onde as emissões de formaldeído estão limitadas a 8 mg/100g (EN 120) equivalente a 0.1 ppm.

Os painéis Valchromat CARB, cumprem com os limites que caraterizam a Certificação CARB 2, de acordo, com as disposições da EPA (United States Environmental Protection Agency) TSCA Title VI e que limita as emissões de formaldeído a 0.11 ppm (ASTM E1333-14).

Os painéis Valchromat E05, cumprem com as especificações da legislação alemã ChemVerbotsV que limita as emissões de formaldeído a 0.05 ppm, (EN 717-1).

Corantes Orgânicos

O Valchromat é produzido apenas com corantes orgânicos, que não são tóxicos nem poluentes.

Auto-suficiência de energia térmica

A valorização energética realizada permite produzir toda a energia necessária ao funcionamento da unidade fabril, sem que sejam utilizados combustíveis fósseis.

Fabrico sem Desperdício

Produção com vista à redução ou eliminação de passivo ambiental. O remanescente da estilha é aproveitado para alimentar a caldeira.

Valorização

A Valbopan contribui para a economia circular no setor da madeira, através da valorização energética de resíduos de madeira.

Viroc

Compromissos

Promover a satisfação do cliente melhorando continuamente as suas metodologias e processos. Promover a utilização de madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e normativos aplicáveis e dos requisitos de clientes.

A Viroc assume ainda o compromisso de não adquirir madeira proveniente de:

a

– Áreas florestais onde os direitos civis ou tradicionais são violados;
– Áreas florestais com altos valores de conservação, ameaçados pelas atividades de gestão florestal;
– Árvores geneticamente modificadas (OGM);
– Áreas florestais exploradas de forma ilegal;
– Áreas florestais resultantes da conversão de florestas naturais para plantações ou para usos não florestais.

Newsletter