Os painéis Viroc contribuíram de forma significativa para a construção de uma loja de óculos de sol da marca Fora, no Porto. Conheça neste artigo o papel da Viroc neste projeto inovador.
A loja situa-se no Porto e a inspiração por aquilo que a rodeia foi o fator decisivo para a escolha dos materiais a considerar. Os arquitetos, inspirados pelo granito que desenha a cidade do Porto, consideraram a escolha de Viroc, um compósito de cimento e madeira, como o material de eleição.
A loja passou por um desenho pormenorizado de um expositor, um balcão, vitrine e um acesso vertical em escada para o armazém. A maioria destes elementos ganhou uma nova vida quando trabalhados em Viroc Cinza conjugados com madeira e ferro, ambos lacados e brancos.
Os expositores, conceptualmente, nascem de dois elementos em forma de foice que se erguem desencontradamente, num dos cantos da loja. A estrutura e as gavetas, ambas feitas em Viroc, servem para armazenar os óculos, a acompanhar temos prateleiras em madeira lacada branca que tornam todo o local muito harmonioso e tranquilo. As prateleiras têm um papel fundamental, unificam estes dois elementos e exacerbam com subtileza a perceção de movimento característica de uma dança.
O balcão de atendimento é caracterizado pela sua leveza, com um desenho esbelto e sem grande volume. O mesmo cumpre a suas funções auxiliando-se de um bloco de gavetas com rodinhas. A ligeireza deste balcão é assegurada pelo recurso ao Viroc confundível com a betonilha armada do pavimento.
A vitrine nasce de duas necessidades funcionais, dividido em dois módulos, este serve para armazenar óculos em gavetas na sua parte inferior e para comunicar informações relativas ao produto através de uma caixa de acrílico iluminada na sua parte superior.
A escada liga a loja ao armazém, materializa-se em ferro lacado na cor branco segundo uma forma circular que contribui para o tema que o expositor veio a lançar, de uma arquitetura em movimento.
A combinação de todos os materiais resulta numa obra muito coesa do ponto de vista arquitetónico, onde todos os elementos se conjugam na perfeição. O Viroc, juntamente com a betonilha armada aplicada no seu pavimento, forma uma harmonia de cores cinza que permitem destacar certos elementos arquitetónicos com o recurso à cor branco.
Créditos
Arquitectura – Lopo de Carvalho Arquitectos
Fotografia – Garcês
Cliente – Fora Sunglasses