Exposição Em Casa, Projetos para Habitação Contemporânea é a mais recente exposição a marcar presença na Garagem Sul do CCB, depois de um longo período encerrado, devido às restrições impostas pelo Covid-19. A exposição teve início no dia 16 de Abril e estará aberta até 5 de Setembro.
Como são desenhadas as nossas casas? Como foi a metamorfose da habitação ao longo do tempo? Como é que os arquitetos projetam as casas em que habitamos? A Exposição ‘Em Casa’ pretende explorar e dar resposta a estas interrogações através de uma viagem pelo passado e da sua comparação com o presente.
Concebida a partir do acervo do museu MAXXI em Roma, a exposição parte da pequena escala do abrigo à grande dimensão da habitação coletiva, dando ênfase a experiências complexas que testemunham a nova relação entre os indivíduos e destes com a comunidade.
A exposição tem como ponto de partida duetos reveladores de projetos, em que materiais originais do arquivo de arquitetos italianos contracenam com trabalhos de arquitetos contemporâneos. O diálogo constante entre o trabalho de arquitetos de uma geração anterior e os da nova geração originam projetos que são distantes no tempo e no espaço, mas que evocam noções equivalentes nos métodos utilizados, na relação com os contextos em que foram construídos ou na investigação formal que os inspirou.
A comparação entre as obras abre novas pistas para a sua compreensão e descoberta, mas, acima de tudo, destaca a variedade e complexidade dos espaços de habitação contemporâneos e o potencial da arquitetura para os reinventar constantemente.
Valchromat, marca do grupo Investwood, está presente nesta exposição através da apresentação dos seus painéis de madeira coloridos, que podem ser utilizados com diversas finalidades durante um projeto de arquitetura. Ao longo da exposição podem encontrá-los nas mesas que dão suporte à exposição e onde são apresentados estes duetos arquitetónicos.
Fotografias: Augusto Brazio e Tiago Casanova