A construção modular consiste em conceber um edifício fora do local da sua implantação, usando as mesmas regras e os melhores materiais para a sua conceção.
Exemplos desta aplicação são o projeto Portable Home APH80, do atelier Ábaton e o projeto VDM, dos arquitetos Rodrigo Alegre e Carlos Acosta.
As vantagens deste tipo de escolha construtiva são várias, estando logo à cabeça o tempo de construção mais curto. A qualidade dos materiais tem também uma importância fulcral para que a casa forneça as mesmas ou melhores condições que uma em alvenaria tradicional.
Assim, Viroc apresenta qualidades que podem ajudar neste conjunto de premissas que uma casa precisa para ser confortável e eficaz. Primeiro, é um material que pode ser usado no interior e exterior, com grande durabilidade e resistência. Viroc fornece um isolamento acústico e térmico ao espaço. Além disso está disponível em 6 cores, dando uma versatilidade original que pode ajudar cada casa a diferenciar-se.
As casas referidas acima são premiadas e reconhecidas, ambas revestidas a Viroc, como fachada ventilada com isolamento térmico. A estrutura foi pensada e calculada ao milímetro e o tempo de fabrico e colocação no local foi célere (4 a 6 semanas).
O processo construtivo sistematizado numa casa modular permite um rigor, ao mesmo tempo uma flexibilidade e reutilização dos materiais, uma vez que os edifícios modulares podem ser desmontados e os módulos renovados para nova utilização, reduzindo a procura de matérias-primas e minimizando a quantidade de energia gasta para criar um edifício novo.
Ainda de salientar, uma vez que a estrutura modular é feita num ambiente controlado de fábrica, utilizando materiais secos como Viroc, a eventualidade da humidade ficar retida na nova construção é quase nula.
Estas habitações são resultado de um estudo aprofundado e pensado para viver em casa com as melhores condições possíveis, com espaços diferenciados dentro dela, cujas vivências se diferenciam consoante o ambiente criado (cozinha, sala, quarto, etc).
As unidades modulares podem ser concebidas para se adaptarem a qualquer frente de rua e as unidades modulares, uma vez montadas, são completamente iguais às de alvenaria tradicional ou até mais peculiares, se quisermos.
Quem habita uma casa destas almeja uma vida simples, em sintonia com a natureza. São construções simples e robustas que querem acima de tudo proporcionar conforto. Viroc foi essencial nesta escolha, quer pela sua composição, quer pela sua aparência algo rude e inserida no natural que rodeia as habitações.