A Valchromat contribuiu para o Centro Cultural Islâmico de Odivelas, que foi nomeado para um dos mais prestigiados prémios de Arquitetura na categoria religiosa – o Archdaily Building of the Year, edição de 2020. Conheça neste artigo o papel da Valchromat neste projeto de vanguarda.
A Valchromat participou neste projeto em conjunto com o estúdio de Arquitetura AMATAM. Nas suas palavras, o objetivo da criação deste espaço era “interpelar o subconsciente e o místico”. Este espaço tinha, portanto, que invocar sensações espirituais e simbólicas, além das físicas e materiais. Assim, as cores e materiais escolhidos foram o branco, com predominância, o Preto Valchromat e a madeira.
A cor Preto Valchromat conseguiu ter a sobriedade necessária que este espaço de cultura e inspiração precisava, respeitando o ambiente próprio de um templo. O branco é símbolo de pureza, do espiritual e do divino. A cor preta trouxe apontamentos de contraste, e de riqueza e sobriedade, com modéstia. A madeira, presente apenas em alguns locais, evoca a ligação à terra e à natureza mortal.
Um dos maiores exemplos deste equilíbrio de cores na arquitetura do Centro Islâmico é o meio arco, uma referência islâmica modernizada. Esta forma arquitetónica destaca-se pelo interior a preto, elegante e discreto.
O espaço de oração foi também pensado em termos simbólicos e não só funcionais: o branco no teto, que simboliza o céu e o divino, o chão a preto, que reflete a vida mundana, e a madeira, que liga os dois universos de forma harmoniosa.
A escolha do minimalismo tornou-se possível com apontamentos como estes, que permitem que a comunidade viva o espaço de contemplação sem interferência – com uma ligação permanente entre o mundo terreno e o divino.
Fazer parte de um projeto como o Centro Cultural Islâmico de Odivelas é um desafio – inovar dentro das inspirações islâmicas; destacar sem distrair do propósito da contemplação; invocar a espiritualidade sem interferir. A cor Preto Valchromat foi uma peça fundamental neste espaço bem-sucedido, nomeado para um dos maiores prémios de Arquitetura na categoria religiosa.
Informação técnica:
Nome do projecto: Centro Cultural Islâmico
Arquitectura: Estúdio AMATAM
Coordenação: Arq.to João Escaleira Amaral
Localização: Cidade / País: Colinas do Cruzeiro – Odivelas / Portugal
Sector: Religioso / Público
Data: 2018
Memória descritiva do projecto: Arq.to João Escaleira Amaral
Fotografia: Garcês