“Aujourd’hui” par @nous.computer

NOUS, um escritório europeu fundado pelos Arquitetos Guilhem Solère & Telmo Escapil-Inchauspé, quis nesta exposição demonstrar a capacidade de produzir qualidade arquitetónica ao aceitar todas as “condições do presente” como oportunidades.

A exposição dedicada à questão: Como viver o mundo de hoje? Contou com a forte presença de Valchromat

Exposição patente na Fundação Emerige, sala Voltaire. Esta Fundação dedica-se à investigação de novas formas de contruir, apoiando jovens Arquitectos que querem inovar no pensar nos novos espaços residenciais sustentáveis.

Pegaram num exemplo de arquitetura comum, um bloco de apartamentos em Paris e fizeram uma maqueta à escala, contando com Valchromat para a sua construção.

Quiseram demonstrar que “Viver com a arquitectura é a única imposição que nos permite dar aos habitantes possibilidades renovadas de desfrutar do que é agora, aqui”. Assim, cada influenciador cria espaços diferentes, contando com o clima, a iluminação, cálculo estrutural e teoria arquitetónica”.

O papel do arquiteto passa então de uma posição de controlo e subjetividade para uma de permissão: deixar os habitantes viverem com a arquitectura.

A arquitetura passa a ser em função do homem, da vida. Ao mudar o nosso olhar, o nosso ângulo, a nossa perspetiva, criamos potencialidades alternativas. Neste lugar, através do encontro com estas obras, através das relações que criamos, compomos uma mudança comum, num desejo comum de abrir os caminhos de trajetórias futuras.

Esta é uma história nova, há várias outras.

Valchromat foi o material escolhido para figurar nesta exposição artística, pelas suas qualidades técnicas e fácil maquinabilidade, será de certeza uma experiência a repetir, principalmente por ser um veículo de promoção para os arquitetos do futuro.

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on linkedin

Newsletter