A cor na arquitetura

Valchromat dispõe de uma paleta de 11 cores, pode ser aliado num projeto onde se quer estimular um sentimento, bastando ao projetista aplicar a cor de forma original.

A cor é determinada pela frequência da onda que é refletida devido à ação de um feixe de luz, assim, todo o ambiente criado depende do tipo de luz que incide, luz solar ou luz artificial.

Antes de escolhermos as cores a usar num projeto, analisamos em primeiro lugar os volumes e os planos que queremos projetar e depois aplicamos os materiais com diferentes cores ou tonalidades (dominantes e secundárias).

Como exemplo do uso de cores mais quentes, temos esta cozinha do Reino Unido.

Cozinha, Reino Unido

Como exemplo da aplicação de cores mais neutras e frias, temos este escritório da Seedrs.

Escritório Seedrs, Reino Unido

Além de transmitir emoções, a cor pode delimitar e construir o espaço. Se usarmos cores mais ou menos escuras, damos ideia de espaço com pé direito mais alto ou mais baixo. Uma parede de cor contrastante, usar uma cor diferente em cada um dos elementos (por exemplo parede, teto e pavimento) ou aplicar a cor em todos como um bloco, ajuda a diferenciar os espaços.  Estas são algumas das inúmeras vantagens do uso destes elementos com Valchromat, o painel colorido. A cor pode delimitar percursos e indicar formas de viver no espaço. No fundo, influenciar a nossa disposição e o nosso bem-estar.

Ainda podemos associar cores a diferentes tipos de arquitetura: um espaço projetado para crianças, por exemplo, permite cores mais alegres que um espaço de saúde ou relaxamento.

Painéis Acústicos, Suíça
Stiftung Mercator, Alemanha

Sensações e significados da cor:

  • Amarelo
  • Laranja
  • Vermelho

Cores quentes, intensas e criativas, que transmitem segurança. Dão energia ao espaço e apelam à curiosidade. Muitas vezes usadas em projetos de lojas porque são chamativas para o consumo. Conjugadas com cores sóbrias, em pequenos apontamentos que se querem destacar, ou em grandes planos para envolver as pessoas no espaço.  

  • Azul
  • Verde

Tons que nos transmitem positivismo e que podem ajudar no nosso bem-estar. A calma que dali provém permite que se usem em projetos onde a primeira função é o descanso. A natureza (árvores, plantas, oceano, céu) é a sua base, remetendo-nos o pensamento para o exterior e para ambientes mais saudáveis.

A cor é um elemento estrutural da arquitetura e está ao dispor nas 11 cores de Valchromat.

  • Negro
  • Cinzento
  • Branco
  • Castanho

São cores sóbrias, que representam poder e elegância, sobriedade e calma, quando usados de forma bem projetada. Se quisermos, podem ser discretas e serem apenas a base para outras. Os tons são estáveis, lembram o elemento terra.

O branco é ainda a cor que pode dar realce a todas as outras, dando-lhes vida.

A nova cor White Grey, é a solução perfeita para utilizar em projetos, nas aplicações já conhecidas de Valchromat. Este tom pode dar ideia de calma, grandeza e pureza.

White Grey consegue ter o frio do branco, transparecendo as fibras quentes da madeira sentidas no toque, podendo ser conjugada com as outras cores da paleta e/ou com outros materiais, valorizando a arquitetura. A textura da madeira em White Grey é muito agradável ao toque e os espaços com esta cor ganham amplitude.

Partilhe este artigo:

Share on facebook
Share on linkedin

Newsletter