Sustentabilidade

Valorizamos o ambiente e a comunidade em que nos inserimos

A nossa política de actuação visa o respeito pelo ambiente em que nos integramos.
Mantemos ligações estreitas com as comunidades que nos acolhem há já muitos anos, e que têm contribuído para o nosso sucesso.

Políticas ambientais

Tanto os painéis de fibras de madeiras (Valchromat, Valbopan e Valbonite) como os painéis de cimento e madeira (Viroc) são produtos não tóxicos.

A Valbopan, SA detém a Certificação de Cadeia de Responsabilidade, de acordo com os referenciais normativos PEFC e FSC.
A Valbopan, SA é auto-suficiente em termos de produção de energia térmica.
A valorização energética realizada permite produzir toda a energia necessária ao funcionamento da unidade fabril.
No fabrico do Valchromat é utilizada estilha proveniente de indústrias de serração, no sentido de contribuir para a utilização sustentada deste recurso natural.
As emissões de formaldeído estão dentro dos limites estabelecidos pelas normas europeias para materiais à base de madeira (Classe E1).
O Valchromat pode ser reciclado, estando a unidade fabril produtora licenciada para este efeito.

Gestão Florestal Sustentável

As áreas florestais são geridas com o compromisso de gestão florestal sustentável, procurando um compromisso entre a responsabilidade social, a equidade social e o crescimento económico.

Conheça a Política de Gestão Florestal aqui.

A Valbopan gere  o Pinhal da Real  Casa de Nossa Senhora da Nazaré. Trata-se de uma área com cerca de 650 ha de pinhal bravo onde o desenvolvimento sustentável é uma prioridade.

Caso pretenda conhecer melhor a gestão da área florestal ou efetuar algum comentário/ sugestão, por favor contate-nos para o e-mail área florestal.

Conheça Política de Gestão Florestal